Esta página é um rascunho. Ela exige melhorias. Se você quer melhorá-lo, basta clicar na guia de edição.

Stoq na Mageia

  • Página de dicas de construção do pacote do software Stoq para o repositório oficial da Mageia.

O que é o software Stoq?

  • O Stoq é software livre que é um Sistema integrado de gestão empresarial-SIGE (ver Stoq wikipedia), desenvolvindo pela Async Open Source, uma empresa brasileira, direcionado para o mercado brasileiro, estando homologada para emitir notas fiscais em quatro Estados e no Distrito Federal (ver site oficial do Stoq) mas podendo ser adaptada para outros países, pois está nos idiomas portuguẽs, espanhol e inglês. O site oficial do STOQ disponibiliza várias informações sobre software. É um software livre multiplataforma, rodando no Linux, Windows e Unix. Mas o foco principal é o Linux, havendo pacote atualizado disponíveil para o Ubuntu, com suporte dos desenvolvedores oficiais.

Importância do Stoq

  • É um software livre pode ser utilizado por micro, pequenas e médias empresas, por ser simples de usar e de baixo custo e por já estar homologada para emitir notas fiscais em quatro Estados e no Distrito Federal, podendo gerar renda também para os técnicos ou empresas que queiram fornecer suporte técnico para o seu uso. Como está configurado oficialmente para rodar no linux (atualmente só no Ubuntu), o uso do Stoq incentiva o desenvolvimento do linux e do software livre também.

A mobilização da comunidade

  • A comunidade de usuários da Mageia tem se mobilizado para a criação do pacote do Stoq para a Mageia, desde 2012 no Bug 8419. Em 2014 esse tema foi retomando no fórum Mageia do Brasil (ver aqui) e no Fórum Mageia Oficial (ver aqui) e em em seguida, ainda em 2014 no neste tópico aqui no Fórum Mageia do Brasil, que continuou a discução sobre o assunto neste ano de 2015.

Arquitetura

  • O Stoq é desenvolvido em Python e utiliza PostgreSQL database para armazenamento. Sua interface gráfica é escrita em GTK através do PyGTK. (ver wikipédia). Há pacotes atualizados para o Ubuntu, em formato de arquivos DEB. Os pacotes em formato RPM que estão disponíveis, como se pode ver no site RPMPBone, são para a Mandriva 2010, Fedora, OpenSuse, são desatualizados e não são adequados para a Mageia.

Desafios técnicos

  • A tentativa de instalação do Stoq na Mageia,tem dado erro. A tentativa seguiu dica de Thiago Bellini Ribeiro e foram instalados os pacotes Stoq do site Github na Mageia 4 e Mageia 5RC. A instalação usando o comando python setup.py install acusa erro, conforme mencionado no Fórum Mageia do Brasil. Erros também foram relatados no bug 8419.
  • As dicas mencionada no wiki Stoq estão adaptadas para o Ubuntu, o que torna necessário adequar alguns comandos e endereços (path), devido às diferenças entre a estrutura de organização de arquivos e pastas do Ubuntu e da Mageia.

Dependências

Tópicos no Forum Mageia do Brasil

  • Para discutir este tema, abrir um tópico novo no Forum Mageia do Brasil ou acessar os tópicos existentes:
  • Tópico:
  • Tópico:




 
software/stoq_na_mageia.txt · Última modificação: 2015/06/25 21:59 por macxi     Voltar ao topo
Recent changes RSS feed Creative Commons License Donate Powered by PHP Valid XHTML 1.0 Valid CSS Driven by DokuWiki Design by Chirripó