Instalar Mídias no Mageia


1 - Instalar Repositórios de Programas (mídias) pelo Centro de Controle MAGEIA-CCM, pelo modo gráfico

  • Um repositório (midias) de programas/softwares é banco de dados na internet onde estão arquivados os programas para serem instalados na distribuição Mageia Linux.
  • Somente após a instalação dos repositórios (mídias) na distribuição Mageia linux, é que será possível instalar as atualizações automáticas (mantendo o Mageia estável, seguro e atualizado) e se poderá instalar os programas (software/pacotes) pelo CCM, muitos dos quais podem encontrados nas tabelas de programas equivalentes linux x windows.
  • Veja neste passo-a-passo, como fazer isso pelo modo gráfico.
  • Clique na imagem para ampliar:



  • Observação: durante a instalação do Mageia, se a conexão com a internet estiver disponível, poderá ocorrer a instalação automática das mídias/repositório padrão.
  • Para instalar os repositórios/midias pelo modo gráfico, acessar o Centro de Controle Mageia - CCM:
  • a) pelo ícone existente “Menu do Lançador de Aplicativos”, no canto inferior esquerdo da tela do computados, acessando “ferramentas”, “ferramentas de sistema” e “configure o seu computador”;
  • b) pelo no ícone “configure o seu computador” no painel na parte inferior da tela;
  • c) na área de trabalho, no ícone “configure o seu computador” (ilustração 1):


2 - Acessando o CCM - Centro de Controle Mageia

  • a) Ao clicar no icone indicado, abrirá uma janela de consulta, solicitando a senha de root (administrador) para acessar o CCM (ilustração 2):


  • a) Após digitar a senha corretamente, abrirá a janela do CCM-Centro de Controle Mageia, na aba “Gerenciar Programas” (ilustração 3), onde se poderá optar por acessar “Configura Mídias para Atualização e Instalação de Novos Programas”:


Mídia Padrão Habilitada Automaticamente

  • e) Após concluídos os downloads, a janela “Configuração de Mídias” se abrirá já com todas as mídias oficiais padrão habilitadas: Core Release 1 e Core Updates 3, Nonfree Release 11 e Nonfree Updates 13. Devem ser habilitadas também as mídias Tainted Release 21 e Tainded Updates 23, pois correspondem às mídias PLF da Mandriva). Essa é a a configuração recomendada para manter a Mageia estável, segura, atualizada e para disponibilizar os pacotes/software para instalação. A opção oficial, padrão, mantém “habilitadas” as mídias mais estáveis.





Recomentações para manter a estabilidade do Mageia:

  1. A sugestão é deixar esta configuração padrão (midias oficiais: Core Release 1 e Core Updates 3, Nonfree Release 11 e Nonfree Updates 13, além das mídias Tainted Release 21 e Tainded Updates 23) acima, para que o Mageia se mantenha estável, seguro e atualizado e disponibilize os pacotes/software para instalação.
  2. Estas são apenas dicas básicas para configuração pelo modo gráfico, verifique abaixo outros links com informações mais completas sobre o tema.



O que é um repositório (mídia) de programas?

  • O que é repositório (midias) oficial de programas/softwares? É banco de dados onde a Mageia arquiva todos os programas aprovados para serem instalados na distribuição Mageia Linux. Este banco de dados está replicado em vários servidores espelhos/mirrors espalhados por todo o mundo.
  • O que é repositório (midias) da Comunidade de programas/softwares? São programas/softwares preparados adequadamente pela comunidadde de usuários Mageia para serem instalados na distro Mageia Linux, mas que ainda não foram testados pela equipe de desenvolvedores da Mageia para serem incluídos nos repositórios oficiais.


Política de Repositório (mídia) de Programas Mageia

  • O diagrama abaixo é um resumo sobre a Política Repositórios (midias) de Programas da distribuição Mageia, com base em informações disponíveis no Wiki Mageia.
  • Os repositórios (midias) devem ser habilitadas por cada tipo de usuário. Ao usuário comum, é recomendável habilitar apenas as mídias já habilitadas por padrão quando da instalação do repositório (midias oficiais 1, 3, 11, 13 e mais as mídias 21 e 23 - tainted).



  • O que é repositórios (mídias) DEBUG? São programas necessários apenas para desenvolvedores de software. O usuário comum nunca precisará habilitá-lo para o usar o Mageia. São usados só para encontrar e corrigir os erros que eventualmente aparecem no software.
  • “Para cada seção, há uma seção de depuração correspondente. Estas secções contêm todos os repositórios dos seus repositórios homólogos. Eles contêm os pacotes com os arquivos necessários para permitir o pleno rastreamento de pilha a ser gerado para fins de depuração” (texto do wiki Mandriva oficial: ”política de depuração”).
  • Ver também na Wikipédia o significado do termo DEBUG - DEPURAÇÃO: “Depuração (em inglês: debugging, debug) é o processo de encontrar e reduzir defeitos num aplicativo de software ou mesmo em hardware. Erros de software incluem aqueles que previnem o programa de ser executado e aqueles que produzem um resultado inesperado”.
  • Veja qual mídia habilitar de acordo com o tipo de usuário - usuário COMUM, usuário TESTADOR e usuário DESENVOLVEDOR (clique na imagem para ampliar):



  • Tipos de Mídias Mageia

  • Veja nota explicativa no site Mageia Oficial sobre Repositório de Programas (software):
  • Repositórios dos Programas
    Os pacotes na Mageia existem em três diferentes repositórios/médias, dependendo da licença que cada programa usa. Aqui está uma visão geral dos repositórios:
  • Core:
    O repositório 'Core' inclui pacotes com programas de código livre (open-source), i.e. pacotes licenciados sob uma licença de código livre, o conjunto da média fonte 'Core' é adicionado por predefinição e o “Core Release” e o “Core Updates” são activados por predefinição
  • Nonfree:
    O repositório 'Nonfree' inclui pacotes que estão livres de encargos, i.e. A Mageia pode redistribuí-los, mas contêm programas de código-fonte fechado (como tal o nome 'Nonfree'); Por exemplo este repositório inclui os controladores proprietários das placas gráficas nVidia e ATI, o 'firmware' para várias placas Sem-Fios… etc. O conjunto da média 'Nonfree' é adicionado por predefinição e as “Nonfree Release” e “Nonfree Updates” são activadas por predefinição
  • Tainted:
    O repositório 'Tainted' inclui pacotes sob várias licenças, livres e não-livres, mas o principal critério para os pacotes neste repositório é de que podem infringir patentes e leis de direitos de autor em certos países (e.g. os codificadores multimédia para reproduzir vários ficheiros áudio/vídeo, os pacotes necessários para reproduzir vídeo nos DVDs comerciais… etc); como tal o conjunto das médias'Tainted' é adicionado por predefinição mas não activadas por predefinição, i.e. é totalmente opcional; verifique as suas leis locais antes de usar os pacotes deste repositório. Este repositório é apenas adicionado pela conveniência dos utilizadores. Este repositório representa para a Mageia o mesmo que o PLF representa para os utilizadores Mandriva ou o 'RPM Fusion' é para os utilizadores Fedora.
  • Obs-1:
  1. São, ao todo, 30 mídias (no Mandriva são 32)
  2. 10 Core, 10 Non free e 10 Tainted
  3. São 15 mídias normais e 15 “debug”, com ferramentas para desenvolvedores, ou seja, para cada mídia normal há uma “debug”.


Tópicos no Forum MageiaBrasil

  1. Tópico: Título do tópico no Fórum Mageia do Brasil





* Observação: esta página foi editada com base no texto ”Instalar repositórios de programas (mídias) no Mandriva 2010”, do Wiki MandrivaBrasil


Referências

  • Macxi - Este artigo foi originalmente elaborado e postado por Macxi


Índice

 
mageia/midias.txt · Última modificação: 2013/09/24 21:21 (edição externa)     Voltar ao topo
Recent changes RSS feed Creative Commons License Donate Powered by PHP Valid XHTML 1.0 Valid CSS Driven by DokuWiki Design by Chirripó