OpenMandriva LX4

sobre outras distribuições GNU\Linux e informações gerais sobre o mundo da informática.

OpenMandriva LX4

Mensagempor atf » Seg Dez 23, 2019 6:10 pm

"Tá feia a coisa", infelizmente.
Fui testar o LX4 que instalou com rapidez e eficiência mas, na hora de iniciar!!!:
Não tem previsão para utilizar LVM. O diretórios não montam e o "boot" pede login para manutenção.
Inacreditável! os grupos de volumes ("volume groups") não são ativados no "boot".
Não é aceitável.
Afonso Teixeira de Freitas
LinuxUser#142898
atf
Moderador
Moderador

Re: OpenMandriva LX4

Mensagempor caffilhobr » Qua Dez 25, 2019 8:36 am

Tem muito tempo que não utilizo o OpenMandriva, para ser sincero utilizei somente a OpenMandriva Lx 2013.0, depois fiz a migração para o Mageia e não testei mais.
Carlos Filho
caffilhobr
Colaborador Senior 3 Mageia

Mensagempor Bequimão » Sáb Jan 04, 2020 10:44 am

Testei também o OpenMandriva numa maquina virtual Qemu/KVM. Teoricamente teria que torcer pelo OpenMandriva, pois eles adotaram algumas mudanças que queria ver no Mageia também: dnf como gerenciador único de pacotes, NetworkManager como gerenciador de redes, foco no KDE Plasma.

O Centro de Controle não me parecia completamente adaptado às mudanças mencionadas. Tive um problema de resolução da tela que não consegui resolver mesmo com a ajuda do fórum. O mais importante, tinha poucas atualizações na versão estável. Isto me diz que eles dão pouco valor às atualizações de segurança. É uma comunidade dedicada, mas eles não tem a mão de obra para dar suporte às várias versões que existem, além do estável o Cooker, que é o equivalente do Caldeirão do Mageia, e mais uma versão "rolling release".

O LVM deveria funcionar sem problemas. O instalador Calamares, um instalador genérico de várias distros, dá suporte ao LVM há alguns anos. O Mageia é o projeto mais sério sem dúvida.

Abraços
Bequimão
Se o Windows fosse a solução, eu queria o problema de volta.
Bequimão
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia

Mensagempor macxi » Sex Fev 21, 2020 8:53 pm

Pelo que vi, o OpenMandriva agora é rpm4 novamente.
Imagino que desistiram da aventura de usar o rpm5 que quase ninguém usa.
Espero que isso signifique mais compatibilidade com as distros Mageia, Fedora, OpenSuse e isso signifique o fortalecimento de todos.

Apenas para refletir:
O linux no desktop esta ficando fraco?
Já estamos em 2020 e o linux no desktop parece continuar minguando, assim como todos os outros desktop como windows etc, devido ao uso de celulares.
Todos nós estamos sendo tomados pela sedução e as imensas facilidades dos celulares.
E o desktop vai ficando cada vez mais de lado...
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil

Mensagempor adhefe » Sex Fev 21, 2020 11:11 pm

macxi escreveu:O linux no desktop esta ficando fraco?
Já estamos em 2020 e o linux no desktop parece continuar minguando, assim como todos os outros desktop como windows etc, devido ao uso de celulares.
Todos nós estamos sendo tomados pela sedução e as imensas facilidades dos celulares.
E o desktop vai ficando cada vez mais de lado...

Eu, particularmente, não teria como trabalhar com o celular. Compreendo que uma grande maioria tem necessidades que podem ser atendidas em uma tela pequena, sem demanda de digitação, pertinente a um celular. Mas, quem trabalha com o computador, gerando arquivos, processando, etc, acho que não vai se adaptar às limitações do celular.

Como a maioria tende a definir a tendência, o nicho de computadores poderá mesmo se reduzir, tornando-se restrito a profissionais, jogadores, desenvolvedores, que terão de pagar mais caro pelas máquinas devido à redução da demanda.
adhefe
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia

Mensagempor caffilhobr » Dom Fev 23, 2020 7:09 pm

O celular veio para ficar, mas acho que ainda vai haver uma boa demanda pelos desktops e notebooks a tela pequena como disse o adhefe ainda e um entrave.
Carlos Filho
caffilhobr

Mensagempor denisbr » Sex Fev 28, 2020 11:26 am

Desde 2000 eu ouço que o ano 20XX será o Ano do Desktop no Linux :-)
denisbr
Administrador
Administrador

Mensagempor kiko » Dom Abr 26, 2020 7:15 pm

Acredito que cada um tem seu espaço.
Inclusive teremos a Lenovo com notebooks com Fedora.
Mageia
kiko
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia

Voltar para Outras Distros e Variedades