Repositórios da comunidade Mageia BR

Espaço reservado para desenvolvimento de empacotamento de softwares Mageia no Brasil.

Repositórios da comunidade Mageia BR

Mensagempor xGrind » Sáb Nov 16, 2019 1:10 am

Boa madrugada comunidade.

Estava pensando em voltar a estudar empacotamento para o Mageia, mas não sei como disponibilizar em um repositório depois. Alguém tem ideia de como isso é feito? Se eu envio os pacotes para um repositório do Mageia ou hospedo em minha máquina? Realmente não sei como funciona.
Imagem
xGrind
Moderador
Moderador

Re: Repositórios da comunidade Mageia BR

Mensagempor macxi » Dom Nov 17, 2019 12:45 am

Oi xGrind,

Não sei se respondo a tua pergunta, mas dei uma olhada na Wiki da Mageia, na pagina orientando como "Tornar-se um Empacotador da Mageia" (tradução automática google).

Pelo que eu entendi, pra se tornar empacotador da Mageia, tem que buscar um orientador (mentor).
Na pagina da wiki consta que tem três pessoas buscando um orientador. Um francês, um russo e um alemão.
Quem busca um orientador acrescenta o nome nessa lista que algum orientador vai procurar. E deve pedir um mentor no IRC (freenode #mageia-mentoring) ou entre em contato diretamente com um mentor, listado na página.

E mais abaixo, nesta mesma pagina wiki, consta que tem cerca de 30 pessoas sendo orientadas por cerca de 15 orientadores.
Imagino que com um orientador acompanhando, o empacotador iniciante já poderá enviar pacotes.
Depois que for aprovado pelo orientador ou mentor, a pessoa, se quiser, poderá ser responsável por pacotes sozinha.

O idioma padrão é o inglês. Mas tem o Zezinho que fala português e que está orientando 10 novos empacotadores da Mageia.
Imagino que quem for orientado pelo Zezinho vai continuar precisando ler e escrever em ingles pra acompanhar as diversas discussões e email que rolam em inglês nas listas etc. Mas poder falar português com o orientador pode facilitar a comunicação.

Que eu saiba, de brasileiro, só o Filipe Saraiva que é empacotador da Mageia.
Na pagina dele na Mageia diz que ele e responsavel por 21 pacotes da Mageia.
Seria muito bom que mais pessoas entrassem nesse time também. ;j
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil

Mensagempor macxi » Sex Dez 06, 2019 3:33 pm

Passando por aqui, me lembrei de ver o link para a página do Zezinho na Mageia.Org (Zezinho - José Jorge) e vi que ele faz um belo esforço como colaborador. Ele é responsável pela manutenção de 292 pacotes da Mageia.
Há outros com mais, como o akien - Rémi Verschelde, que mantém 477 pacotes Mageia.
E viva a Mageia ;j ::azr
macxi

Mensagempor caffilhobr » Dom Dez 15, 2019 9:01 pm

xGRid no link abaixo tem informações sobre a forma de contribuir com empacotamento no Mageia.

https://wiki.mageia.org/en/Equipa_do_Pr ... inal_pt_PT
Carlos Filho
caffilhobr
Colaborador Senior 3 Mageia
Colaborador Senior 3 Mageia

Voltar para Empacotamento de software