Você DEVERIA dar uma CHANCE pra essa DISTRO? - MAGEIA 7 REVI

Tem alguma noticia importante, divulgação do Mageia através de marketing e publicidade da distro em outros sites sobre a nossa distro mageia reporte nesse tópico.
Como está sendo sua experiência com a distribuição Mageia? E com o Mageia Brasil? Deixe aqui seu relato sobre as dificuldades e sucessos, seu depoimento.

Você DEVERIA dar uma CHANCE pra essa DISTRO? - MAGEIA 7 REVI

Mensagempor caffilhobr » Sex Ago 09, 2019 6:37 pm

Vídeo bem interessante sobre o Mageia 7 com KDE no canal Diolinux.

https://www.youtube.com/watch?v=3FbOtI-KuCQ
Carlos Filho
caffilhobr
Colaborador Senior 3 Mageia
Colaborador Senior 3 Mageia

Re: Você DEVERIA dar uma CHANCE pra essa DISTRO? - MAGEIA 7

Mensagempor padula » Dom Ago 11, 2019 8:59 am

bem legal...verifiquei com apenas uma semana bate a casa de 10.000 visitas do vídeo ....o interesse da galera é bacana de conhecer, isso é legal
http://www.linuxcounter.net/ Usuario Linux #520434
Lema é dar de graça o que de graça receber com amor, humildade, caridade e
padula
Administrador
Administrador

Mensagempor macxi » Dom Ago 11, 2019 11:37 am

caffilhobr escreveu:Vídeo bem interessante sobre o Mageia 7 com KDE no canal Diolinux.
https://www.youtube.com/watch?v=3FbOtI-KuCQ

Oi caffilhobr,
Valeu pela dica.
Realmente um bom vídeo, apesar de bem rápido.
Já adicionei o link na página wiki de notícias da Mageia 7

padula escreveu:bem legal...verifiquei com apenas uma semana bate a casa de 10.000 visitas do vídeo ....o interesse da galera é bacana de conhecer, isso é legal

Sim,
O Diolinux é bem conhecido.
Dionatan Simioni fez um resumo de 7 minutos de vídeo. Deu uma visão geral.
Resumindo, o Diolinux comentou rapidamente:

1 - sobre a instalação, a ferramenta de "Boas Vindas" da Mageia, sobre o instalador RpmDrake e compara o CCM ao Painel de Controle do Windows e o Yast do OpenSuse.

2 - que tem muitos pacotes disponíveis e que tem as versões bem atualizadas, mas nem tanto, mas lembra que atualizações de pacotes devem ocorrem com o tempo.

3 - reclamou da aparência do tema padrão do KDE, "tem cara de tema gtk sobre o plasma". Ele não achou ruim, mas diz que poderia ser melhor. E diz que isso pode ser facilmente reconfigurado pelo usuário.

4 - lembrou corretamente que o usuário criado na Mageia não está adicionado no sudoers, por isso, ao logar no root não precisa digitar "su" alguma coisa.

5 - Ele recomenda a Mageia para "Quem já sabe o que quer, e gosta dos recursos que o sistema oferece".

6 - Para ele, a Mageia não é recomendada para usuários iniciantes, nem para usuários avançados que buscam um sistema visando o mercado. Um dos motivos é a falta de compatibilidade com algumas ferramenta RPM que rodam no CentoOS, RedHat e Fedora, não especificando quais. Mas reconheceu que há pacotes de suporte universal aos ERP (vem do inglês "Enterprise Resource Planning", ou Planejamento dos Recursos da Empresa), mas, segundo ele, falta documentação em português (o que não concordo totalmente, pois ele não disse qual, mas sei q num vídeo rápido nem sempre dá pra falar tudo). Mas ele lembra que exitem Fóruns da Mageia onde brasileiros discutem o tema, mas comentou, corretamente, que ainda somos poucos.

Minha opinião sobre o vídeo:

1 - Foi um bom vídeo para só 7 minutos. O Dionatan faz bons videos. Falou rapidamente da instalação e fez uma boa apresentação do app de "Boas Vindas" da Mageia.

2 - Apenas acho que a Mageia é boa pra usuários iniciantes e avançados e tem muita documentação. Talvez não tenha alguma específica, mas como ele não disse qual a documentação faltante, não tem como verificar. Como não sou usuário avançado, não sei responder sobre essa questão de a Mageia não ser recomendado a "usuários avançados que buscam um sistema visando o mercado".

3 - E a nossa comunidade de usuários brasileiros é pequena, mas tem muitos bons colaboradores. E há também a comunidade internacional, que está no Fórum da Mageia em inglês e que têm muitos colaboradores avançados que estão sempre ajudando nas dúvidas de todos.

4 - E é claro, são bem vindos também críticas, e mostrar fragilidades e problemas da distro. Mas que não sejam genéricos, apontando erros que estão em todas as distros. Que sejam específicos para que possamos achar e tentar corrigir.

5 - Foi muito bom esse vídeo rápido do Diolinus, Espero que o Diolinux ou outros canais façam vídeos mais detalhados mostrando a facilidade da instalação da Mageia e o uso do CCM que é muito elogiado por todos e é bem útil e prático, a adoção do DNF e outros avanços.

6 - O que não foi comentado no vídeo que que eu considero qualidades da Mageia, e que acho que mereceria um video, eu destaco: estabilidade da distro, muitos pacotes, documentação em português (doc, wiki, etc), suporte comunitário em português e inglês, muita estrutura e organização para desenvolvimento comunitário/colaborativo da distro (bugzilla, blog, site, listas de emails, etc). E que é uma distro comunitária, sem fins lucrativos, não é uma distro de uma empresa.

O vídeo já tem 92 comentários até agora, Listo abaixo alguns .

Antonio Pimentel - 4 dias atrás
      Eu uso o Mageia desde que foi lançado como substituto do Mandriva. Na minha opinião é a melhor distribuição para as minhas necessidades

Gajeiro25 - 1 dia atrás
      Muito bom vídeo. Sou fã do Mageia. Comecei no Mandriva e depois passei para o Mageia (embora use outras distros também). Concordo com o alerta sobre algumas diferenças importantes para quem está acostumado com a família Debian. O Mandriva era pronto para iniciantes. O Mageia exige uns conhecimentozinhos de Linux para alguns detalhes. Mas dá para fazer tudo no modo gráfico. É só entender o esquema dele.

Gajeiro25 - 1 dia atrás
      Ainda não testei o Mageia7. Estou no 6. No 6 usa-se a linguagem "URPMI" e o "DNF" no terminal. Suponho que o 7 também seja assim.

Lucas Linzmeyer Heil - 5 dias atrás
      caraca!! usei muito MANDRIVA!!!

Antonia Araujo - 4 dias atrás
      Parabéns, é isso mesmo, você sintetizou bem as características desta distribuição.
      Eu utilizo em meu escritório desde quando era Mandrake e o principal motivo foi estabilidade sem travamentos por mais de 10 anos, lógico desativando os repositórios Tainted. Após configurar o hardware, temas e programas e manter as atualizações oficiais tudo funciona tão bem que nem percebemos.

jon jon goufema liames zenbin pinfen - 5 dias atrás (editado)
      O Mageia é uma tremenda alternativa pra fugir do Ubuntu e do Mint....Se a Canonical me sacanear,agora eu sei pra onde migrar.

Fábio Assis - 5 dias atrás
      Mas qual seria o grande diferencial do Mageia?

Eduardo Avila - 5 dias atrás (editado)
      Tentei, mas não iniciou na minha sis mirage 3, como os mageias antigos faziam :/
      Mas o note é um dino mesmo, gostei da distro.

PH Sousa - 4 dias atrás
      Massa, fui usuário Mandriva e vejo o Mageia como o sucessor espiritual.
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil

Mensagempor Bequimão » Seg Ago 12, 2019 11:22 am

macxi escreveu:...
Sim,

1 - sobre a instalação, a ferramenta de "Boas Vindas" da Mageia, sobre o instalador RpmDrake e compara o CCM ao Painel de Controle do Windows e o Yast do OpenSuse.

...
    6 - Para ele, a Mageia não é recomendada para usuários iniciantes, nem para usuários avançados que buscam um sistema visando o mercado. Um dos motivos é a falta de compatibilidade com algumas ferramenta RPM que rodam no CentoOS, RedHat e Fedora, não especificando quais.
...

Eu, como estrangeiro, não entendi bem esta parte. Se fosse assim, ele definitivamente está errado neste quesito. Existe o dnf-yum no Mageia. Quando perguntei o Neal Gompa, desenvolvedor do Fedora, se o yum está obsoleto no Mageia, a resposta foi que é preciso para empacotar pacotes para o RHEL ou CentOS. Eu uso o dnf no Mageia já há mais de 3 anos, quando o Mageia5 ainda estava no Caldeirão. Garanto que o Mageia e o Fedora estão na mesma página.

Talvez ele se refira ao SELinux (Security Enhanced Linux). Também está lá. Se alguém instalasse e ativasse o SELinux, teria semanas de estudos e testes e quebras, mas isto é algo diferente. Lembro que o Debian também instala o SELinux só no novíssimo 10 (Buster), também não ativado como padrão. O que falta ainda no Mageia é suporte ao Secure Boot, também novíssimo no Debian.

Abraço
Bequimão
Se o Windows fosse a solução, eu queria o problema de volta.
Bequimão
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia

Mensagempor macxi » Ter Ago 13, 2019 12:09 am

Bequimão escreveu:
macxi escreveu:...
Sim,

...
    6 - Para ele, a Mageia não é recomendada para usuários iniciantes, nem para usuários avançados que buscam um sistema visando o mercado. Um dos motivos é a falta de compatibilidade com algumas ferramenta RPM que rodam no CentoOS, RedHat e Fedora, não especificando quais.
...

Eu, como estrangeiro, não entendi bem esta parte. Se fosse assim, ele definitivamente está errado neste quesito. Existe o dnf-yum no Mageia. Quando perguntei o Neal Gompa, desenvolvedor do Fedora, se o yum está obsoleto no Mageia, a resposta foi que é preciso para empacotar pacotes para o RHEL ou CentOS. Eu uso o dnf no Mageia já há mais de 3 anos, quando o Mageia5 ainda estava no Caldeirão. Garanto que o Mageia e o Fedora estão na mesma página.

Talvez ele se refira ao SELinux (Security Enhanced Linux). Também está lá. Se alguém instalasse e ativasse o SELinux, teria semanas de estudos e testes e quebras, mas isto é algo diferente. Lembro que o Debian também instala o SELinux só no novíssimo 10 (Buster), também não ativado como padrão. O que falta ainda no Mageia é suporte ao Secure Boot, também novíssimo no Debian.
Abraço
Bequimão

Oi Bequimão,
No vídeo o Dionatan fala ao 5:30 minutos:

Na minha opinião, distros como Mageia são recomendadas somente para quem já sabe o que quer e gosta dos recursos que o sistema oferece.
    Ele pode ser usado de muitas formas diferentes, pode ser usado pra muitas coisas.
    Mas eu não recomendo pra iniciantes no linux ou mesmo avançados que buscam um sistema visando o mercado, especialmente.
    Apesar dele usar pacotes RPM, ele não necessariamente é compatível com tudo que roda no mercado nesse formato, nesse mercado eu digo CentOs, RedHat, até mesmo o Fedora.

Com eu comentei antes, eu acho que a Mageia é boa pra usuários iniciantes e avançados e tem muita documentação. Mas é difícil responder ao Dionatan porque ele não especificou qual a ferramenta que é útil para usuários avançados "que buscam um sistema visando o mercado" e que a Mageia deveria ter e ser compatível com a do CentOs, RedHat, até mesmo o Fedora.

Eu não tenho ideia de qual ferramenta o Dionatan pode estar se referindo.
Talvez seja o caso de perguntar para ele.
Acredito que ele pode ter interesse em fazer outro vídeo esclarecendo essas e outras questões apontadas pela comunidade Mageia.

Obs.: há poucos vídeos sobre a Mageia com o áudio em português e com boas analises e dicas. Há mais em inglês e espanhol (ver wiki Mageia 7 press: há 4 em inglês, 4 em espanhol, 1 em alemão, 1 em japonês, 1 em russo).
    Video com ário em português sobre a Mageia 7 (após o lançamento), só achei 2: Esse do Diolinux (com 11.534 visualizações) e outro da Oficina do Tux (com 981 visualizações).
    Há outros sobre a Mageia 7 caldeirão (Mageia 7, beta 2, de fev/2019, com 2.056 visualizações), mas também são poucos videos e com pouca visualizados, por isso esse vídeo do Diolinux é interessante, pois já tem 11.534 visualizações.
    O Diolinux tem um blog com alguns textos e notícias sobre a Mageia. Mas eu achei só um outro video sobre a Mageia (Mageia 4 - Gnome [Review], de 2015, com 10.757 visualizações). O canal Diolinux no Youtube foi criado em 2012 e já tem 1.428 videos. Ele parece que faz cerca de 4 videos por semana, quase um vídeo a cada 2 ou 3 dias. Acredito que ele possa se interessar em fazer um video com mais informações sobre a Mageia. Talvez a gente possa tentar ajudar com algumas sugestões e dicas.
Abraço,
macxi
macxi

Voltar para Notícias / Depoimentos sobre a Mageia