Blog Mageia - Anunciando a Mageia 7 Beta 3

Espaço reservado à comunidade para discutir versões de teste Alpha, Beta e Release Candidate - RC da Mageia...

Blog Mageia - Anunciando a Mageia 7 Beta 3

Mensagempor macxi » Qua Abr 17, 2019 10:08 pm

Oi pessoal,
Saiu mais um anúncio no Blog Mageia que eu acabo de traduzir:

Blog Mageia - Anunciando a Mageia 7 Beta 3 - 17 de abril de 2019

Todos na Mageia estamos muito felizes em receber o lançamento beta final antes da Mageia 7 ser testada! Todos nós esperamos que este lançamento se baseie na qualidade dos dois últimos lançamentos beta e que, com os testes extras da comunidade, a Mageia 7 estará em um bom lugar para o próximo release candidate.

Ainda há muito a ser feito antes do lançamento final, e quanto mais testes pudermos obter, melhor. Houve grandes atualizações no Qt e no Plasma, assim como alguns outros componentes importantes desde o beta 2, com o novo trabalho artístico do Mageia 7 quase pronto para integração também.

A imgem ISO estará disponível para download diretamente e por torrent aqui .

Aqui estão alguns destaques da versão e versões dos pacotes:

kernel 5.0.7
      rpm 4.14.2
      Plasma 5.15.4
      GNOME 3.32
      Xfce 4,13
      Firefox 66
      Cromo 73
      LibreOffice 6.2.2

Mais detalhes sobre o que está vindo na Mageia 7 estão disponíveis aqui.

A próxima etapa da versão será o congelamento da versão, em que nenhuma nova versão dos pacotes é permitida sem uma exceção válida. Isso provavelmente acontecerá em torno de 23 de abril. Assim que isso acontecer, o release candidate builds começará, com lançamento previsto de 6 a 12 de maio. Isso será seguido pelo congelamento da versão, no qual nenhuma nova atualização de pacote será permitida, a menos que seja necessário corrigir um problema crítico de lançamento. Isso acontecerá cerca de uma semana após o lançamento do release candidate. Por fim, a versão final da ISO pode ser criada, visando a versão final no final de maio, dependendo do tempo necessário para obter uma ISO de qualidade de lançamento.

Esperamos que o lançamento funcione bem para você, mas se houver problemas, relate ao nosso bugzilla para que possamos para resolvê-los antes do lançamento. Se você quer se envolver e ajudar nos testes da ISO, pacotes ou qualquer outro aspecto da Mageia, há muitas informações aqui .

Um grande agradecimento a todas as pessoas envolvidas com a obtenção desta versão, e para todos os testadores por nos dar o feedback de que precisamos ter a Mageia 7 pronto.

Algumas notícias pelo mundo, repercutindo a notícia publicada no blog Mageia, e dando uma boa divulgada no lançamento deste nosso Mageia 7 Beta 3:

Logo que der, copio pra página de notícias da Mageia 7: Mageia 7 Press - Mageia wiki.
Essas divulgações ajudam a gente a ter uma ideia do interesse na Mageia pelo mundo a fora. Quanto mais pessoas interessadas, mais apoio e mais força pra distro continuar cada vez melhor.
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil

Re: Blog Mageia - Anunciando a Mageia 7 Beta 3

Mensagempor caffilhobr » Qui Abr 18, 2019 10:39 am

Valeu maxci, obrigado por compartilhar.
Carlos Filho
caffilhobr
Colaborador Senior 3 Mageia
Colaborador Senior 3 Mageia

Mensagempor padula » Qui Abr 18, 2019 11:19 pm

valeu macxi pela informação e colaboração de sempre ::axd
http://www.linuxcounter.net/ Usuario Linux #520434
Lema é dar de graça o que de graça receber com amor, humildade, caridade e
padula
Administrador
Administrador

Mensagempor adhefe » Qui Abr 18, 2019 11:42 pm

Não testei. Instalei o Mageia 7 beta2 e venho atualizando desde então.

Seria bom se o beta 3 já estivesse livre dos problemas que enfrentei por ter um computador híbrido, com duas placas de vídeo.
Acho que usuários novos não têm canais de suporte (fóruns, blogs, etc) para conseguir orientação no sentido de corrigir o problema. Assim, muita gente não teve sucesso na instalação do beta2 e, se o beta3 não corrigiu o problema também perderá muitos prováveis usuários.
adhefe
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia

Mensagempor padula » Dom Abr 21, 2019 1:29 am

adhefe...

a distro mageia beta é somente para teste...

se quiser uma distro mageia estável, faça opção pela mageia 6, pelo menos por enquanto até sair a distro mageia 7 estável....

somente para evitar esses problemas, eu mesmo não instalo na maquina que utilizo com frequência...faço uso da distro "Beta" aqui somente
com virtualbox para ver algumas alterações, etc...
padula
Administrador
Administrador

Mensagempor adhefe » Dom Abr 21, 2019 11:52 pm

Olá Padula,

Sim, é beta. Mas acho que este é o momento de se apurar a versão de lançamento. Estou apenas reportando que a versão beta 2 não dá boot porque o suporte gráfico, o X, não sobe em computadores híbridos, com duas (ou mais) placas de vídeo.

Pelo que li, o problema é que o sistema identifica a placa de vídeo dedicada (nvidia) e tenta configurar o X para subir com o nouveau (driver aberto, para nvidia) quando o correto é carregar o X com a placa integrada (intel).

Para usar o mageia 7 beta2 o usuário precisa por o nouveau na lista negra, o que não é muito intuitivo e não se faz sem conhecimentos adicionais. Então, um usuário novo não conseguirá instalar o sistema.

Não sei se é possível corrigir isso no mageia. Mas seria aconselhável. Talvez eu devesse reportar o problema no Bugzilla ...
adhefe
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia

Mensagempor padula » Seg Abr 22, 2019 4:12 pm

Lendo seu topico deu pra entender, me desculpe...
Pra usuario recem chegado na distro realmente,
vai quebrar a cabeca pra resolver o problema
Seria legal reportar no bugzilla

Valeu adhefe pela informacao....
padula
Administrador
Administrador

Mensagempor denisbr » Ter Abr 23, 2019 2:00 pm

adhefe escreveu:Olá Padula,

Sim, é beta. Mas acho que este é o momento de se apurar a versão de lançamento. Estou apenas reportando que a versão beta 2 não dá boot porque o suporte gráfico, o X, não sobe em computadores híbridos, com duas (ou mais) placas de vídeo.

Pelo que li, o problema é que o sistema identifica a placa de vídeo dedicada (nvidia) e tenta configurar o X para subir com o nouveau (driver aberto, para nvidia) quando o correto é carregar o X com a placa integrada (intel).

Para usar o mageia 7 beta2 o usuário precisa por o nouveau na lista negra, o que não é muito intuitivo e não se faz sem conhecimentos adicionais. Então, um usuário novo não conseguirá instalar o sistema.

Não sei se é possível corrigir isso no mageia. Mas seria aconselhável. Talvez eu devesse reportar o problema no Bugzilla ...

Você reportou isso no Bugzilla? Se tiver dificuldades por causa do idioma ou como fazer isso, talvez possamos auxiliar para a correção seja feita e mais usuários se beneficiem dela.
denisbr
Administrador
Administrador

Mensagempor adhefe » Ter Abr 23, 2019 11:41 pm

Na verdade, não faz sentido reportar no Bugzilla sem testar o iso do beta 3. Ainda não tive tempo de testar. Pretendo fazê-lo, contudo, em tempo de eventualmente ajudar na melhoria da iso de lançamento do mageia 7.
adhefe
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia

Mensagempor Bequimão » Qui Abr 25, 2019 6:55 am

adhefe escreveu:Na verdade, não faz sentido reportar no Bugzilla sem testar o iso do beta 3. Ainda não tive tempo de testar. Pretendo fazê-lo, contudo, em tempo de eventualmente ajudar na melhoria da iso de lançamento do mageia 7.

No caso seria bom estudar a busca no Bugzilla. O exemplo "version:cauldron nvidia" dá quase cem entradas. Pode ser que que o problema já seja relatado.
Um bug não existe para os desenvolvedores a não ser fosse relatado lá no Bugzilla. Mais ainda estamos com pressa. Ninguém quer um bug crítico uma ou duas semanas antes do lançamento final.

Abraços
Bequimão
Se o Windows fosse a solução, eu queria o problema de volta.
Bequimão
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia

Próximo

Voltar para Mageia em Desenvolvimento