instalar e gerenciar pacotes Flatpak na Mageia

Reporte aqui dúvidas sobre aplicativos diversos, instalação e utilização para Mageia

instalar e gerenciar pacotes Flatpak na Mageia

Mensagempor macxi » Dom Abr 01, 2018 1:27 am

Oi pessoal!

Achei um site com dicas para instalar o Flatpak na Mageia 6. Estou curioso para ver qual a vantagem em relação ao urpmi.
Uma das vantagens é poder instalar outros pacotes que não estão no repositório oficial da Mageia.

Instalei o Flatpak conforme a dica do Mageia Quick Setup

Depois, segui a dica do texto Install Flathub apps on Fedora, e instalei o "GNOME Software" através do MCC, mas dá para instalar como root com o comando:

Código: Selecionar todos
urpmi gnome-software

- Depois segui a dica de pesquisar no "GNOME Software" o pacote Peek e ver que o repositório dele era o Flatpak.
- Eu instalei o Peek 1.3.1 do repositório d Flatpak pelo Gnome-software.
- Instalou e depois pediu a senha de root para concluir a instalação. Depois rodou e funcionou ok.
- Só depois é que eu vi no CCM que o Peek 1.0.1 está no repositório oficial da Mageia 6.
- Mas os pacotes instalados pelo Flatpak não aparecem no Centro de Controle Mageia - CCM, só no "Gnome-software", onde há a opção de instalar, rodar e remover. Pelo que vi, todos os pacotes instalados pelo CCM ou pelo Flatpak aparecem no "Gnome-software".
- Na página do Flathub diz que há mais de 200 aplicativos nos seus repositórios disponíveis para instalação via Flatpak, mas não consegui acessar para saber quais são através do site, talvez só através do app Gnome-Software ou outro aplicativo.

Testei também a instalação de alguns pacotes indicados em "7 Flatpak Apps You Can Install Right Now from Flathub"

- Instalei via linha de comando num terminal o "Lollypop", o "Gnome-Twitch" e o "Google-Play-Music-Desktop". Todos os três instalaram e rodaram ok
- Todos os três adicionaram link no menu lançador de app.
- Não fica registro da instalação dos três via Flatpak no CCM, só no Gnome-Software. Provavelmente deve ter um comando para remover que eu ainda não testei, mas eles aparecem no Gnome-software e indicam se estão instalados ou não. Os instalados há opção para rodar ou ser removido.
- Como não conheço esse sistema, não sei se é estável, por isso ainda não recomendo instalar em máquina de produção. É a primeira vez que estou testando.
- Para encontrar app para instalar, é só fazer uma busca no Gnome-Software. Mas os pacotes do Flatpak só vão aparecer se for adicionado o repositório como indicado no "Mageia Quick Setup".

Mageia Quick Setup
      Instalar o Flatpak
      Um pacote flatpak está disponível para a Mageia 6 e mais recente. Para instalar com o DNF, execute o seguinte como root:
      dnf install flatpak

Ou, para instalar com o urpmi , execute:
      urpmi flatpak

Adicione o repositório Flathub
      Flathub é o melhor lugar para obter aplicativos Flatpak. Para ativá-lo, execute:
      flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

Reiniciar
      Para concluir a configuração, reinicie seu sistema. Agora tudo que você precisa fazer é instalar alguns aplicativos !
      Nota: a instalação gráfica de aplicativos Flatpak pode não ser possível com a Mageia.

Outros links interessantes sobre o assunto:

Na wiki Mageia há uma página com o seguinte texto "Forma de instalar programas":
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil

Re: instalar e gerenciar pacotes Flatpak na Mageia

Mensagempor caffilhobr » Seg Abr 02, 2018 9:08 pm

Obrigado por compartilhar maxci, o flatpak e um ferramenta sensacional e acho que vai ser um divisor de água no mundo Linux.
Carlos Filho
caffilhobr
Colaborador Senior 3 Mageia

Mensagempor denisbr » Qua Mai 02, 2018 8:49 am

O projeto já está bem amadurecido? Pergunto isso, porque no passado já houve iniciativas similares, mas que não conseguiram ir para frente.
denisbr
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia

Mensagempor macxi » Ter Mai 08, 2018 12:12 am

denisbr escreveu:O projeto já está bem amadurecido? Pergunto isso, porque no passado já houve iniciativas similares, mas que não conseguiram ir para frente.

Não sei, mas parece bem estável, não vi nenhum erro, me parece bastante estável. Espero que continue assim e cada vez melhor, parece uma ferramenta bem promissora.
macxi

Mensagempor padula » Sáb Mai 12, 2018 8:01 pm

não conhecia instalei aqui para dar uma verificada, valeu pessoal...
http://www.linuxcounter.net/ Usuario Linux #520434
Lema é dar de graça o que de graça receber com amor, humildade, caridade e
padula
Administrador
Administrador

Mensagempor caffilhobr » Ter Mai 15, 2018 10:44 am

Tenho utilizado o flatpak para instalar alguns jogos para as crianças, acredito que o flatpak e também o snap vão contribuir bastante para a evolução do linux como um todo.
Carlos Filho
caffilhobr

Mensagempor kiko » Dom Mai 20, 2018 1:22 pm

Olá pessoal,
Vou testar e ver como se comporta.
Mageia 6.
kiko
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia