Por que usar Mageia?

Para aqueles que estão iniciando no mundo gnu Línux do Mageia.

Re: Por que usar Mageia?

Mensagempor caffilhobr » Qui Nov 30, 2017 4:48 pm

macxi escreveu:A Mageia 7 ainda está no período de definição de caraterísticas/recursos (feature em inglês).
Quem sabe alguém não propõe lá o PHP7?
Uma forma de sugerir é criar uma página wiki e colocar ao final da página: [[Category: ProposedFeatureMageia7]] o que indica que a página é um sugestão/proposta (Propose) de recurso (feature)) para a Mageia 7.

Eu não sou desenvolvedor, por isso não sei defender essa proposta.

Mas os links para essas páginas do Mageia 7 já estão na primeira página do wiki da Mageia: https://wiki.mageia.org/en/Main_Page

Mas tb podem ser acessadas aqui:

Obs: tem uma discussão sobre PHP7 no fórum internacional em que o doktor5000 dá sugestões para quem está interessado em adicionar o PHP7 no Mageia 7:

Não conhecia a wiki para sugestões, achei interessante. Valeu por compartilhar maxci.
Carlos Filho
caffilhobr
Colaborador Senior 3 Mageia

Mensagempor macxi » Sex Dez 01, 2017 8:54 am

caffilhobr escreveu:Não conhecia a wiki para sugestões, achei interessante. Valeu por compartilhar maxci.

Oi Carlos,
Na primeira página do wiki da Mageia ( https://wiki.mageia.org/en/Main_Page ), na parte que trata da Mageia 7 (Distribution development), tem uma link para a Política de Proposta de Recursos/Características (Features proposals policy ---> já está traduzida para o portuguẽs.
Ali tem várias dicas de como adicionar um recurso/característica na Mageia 7 - Caldeirão.
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil

Mensagempor caffilhobr » Sex Dez 01, 2017 11:40 am

Opa, em português já ajuda bastante este final de semana quero analisar ela direito, e até propor uma sugestão.
Carlos Filho
caffilhobr

Mensagempor xGrind » Qua Jan 31, 2018 8:44 pm

spylinux escreveu:
xGrind escreveu:O Grub2 já é o padrão. E o PHP 5 ainda é suportado, a última versão (5.6.31) é de 06 Jul 2017. A equipe do Mageia prefere estabilidade do que novidades e isso não é novidade pra ninguém, só olhar a versão do Firefox usada no Mageia e em outras distros como Ubuntu por exemplo.

Olá @xGrind!

Então, sobre o GRUB2, agora se tornou padrão pq basicamente o grub legacy já era, até o Slackware q é super conservador com seus pacotes deixou o grub legacy, e o grub2 já vem sendo usado de forma estável em outras distros tem anos, assim como o suporte a UEFI, q até a versão 5, ainda tinha problemas, cheguei reportar aqui no fórum e no bug-report da Mageia, e até conversar com os Devs à respeito.

Sobre o PHP, a última versão estável da série 5 é a 5.6.x, mas existe versão estável da série 7, q já vem sendo usada em distros como Slackware e até o Debian, q tb preza pela estabilidade ao invés de novidade, está usando o PHP 7, visto que hj em dia, frameworks como Zend, Laravel, CakePHP entre outros usam PHP 7 como padrão.

Tenho vontade de usar Mageia, o Creto sempre foi um grande incentivador para eu testar e usar a distro, mas como disse, meu receio é saber se ela me atenderá, sem eu ter q dar "jeitinhos", pq por exemplo, se eu uso a distro X ou Y, estável, tenho pacotes estáveis do PHP, por exemplo, sem citar outros, q na Mageia teria q fazer uma gambiarra com pacote do Fedora, ou baixar o source, compilar e instalar.
Ao meu ver, se eu começar a baixar, compilar e instalar pacotes assim perderei o propósito que a Mageia tem a me oferecer, mas em contrapartida, não me sinto seguro em usar, pois imagina, se demorar mais 2, 3 anos pra sair Mageia 7(visto o atraso pra solução da maioria dos problemas da mageia 6), pra poder talvez contar com suporte ao PHP 7, quando isso acontecer, já estarei usando PHP 8,sei lá...rs

Meu post, minha dúvida, não foi pra desmerecer ou gerar algum tipo de flame, eu tenho um carinho grande por distros RPM, usei um tempo Mandrake, e aprendi linux com RedHat 9, achei a ideia da Mageia super interessante, me interessei pelo projeto, mas tenho esse receio, de precisar de pacotes, e ter q "sujar" o sistema compilando meus próprios pacotes pra poder trabalhar no dia a dia.

Sei q a distro tem q se manter estável, o foco não é novidade, mas será q não está na hora de "acelerarem" um pouco essas mudanças? Basta olhar quantos anos outras distros estáveis, como Debian, usam o Grub2 como padrão, e só agora foi colocado como padrão aqui, ou até mesmo UEFI, q cheguei a ouvir no canal IRC, q era algo q poucas pessoas usavam, então não tinham muito interesse em dar amplo suporte, sendo q de anos pra cá, grande maioria dos PCs e notebooks vem com UEFI por padrão, q é um requesito da instalação padrão do win 8, 8.1 e 10.

Eu baixei aqui o Livecd Xfce, e vou baixar o DVD de instalação, até mesmo pq fiquei curioso em saber quais são todos os ambientes gráficos disponíveis, entre DE, WM e TWM, mas farei em VM, e depois posto aqui o q achei, e se consegui montar um ambiente q seja próprio para meu trabalho!

Abraço, e obrigado
spy

Estava vendo aqui, a versão 5.4 do Laravel exige o PHP >= 5.6.4 e no repositório atualmente é o 5.6.33. Dá pra instalar de boa. Não tem como querer usar sempre a versão mais nova, já que nem o Ubuntu possui a última versão do PHP exigido pela versão 5.6 do Laravel, pois exige PHP >= 7.1.3 e a do Ubuntu 16.04, que é a atual LTS está na versão 7.0.22.
Imagem
xGrind
Moderador
Moderador

Anterior

Voltar para Iniciantes no Mageia