Validacao da ISO no Windows

Para aqueles que estão iniciando no mundo gnu Línux do Mageia.

Validacao da ISO no Windows

Mensagempor FFDA » Dom Jul 16, 2017 11:11 pm

Ola!,
Estou fazendo uma instalacao do Mageia 6 num laptop (completa, formatando HD, etc). Por motivos que nao vem ao caso, estou sem nenhuma maquina rodando Mageia, logo baixei a ISO no PC com Windows e tenho uma duvida basica....como valido a ISO ?
Grato,
FFDA
FFDA
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia

Re: Validacao da ISO no Windows

Mensagempor padula » Dom Jul 16, 2017 11:51 pm

FFDA

pelo que entendi vc instalou o windows na maquina só que esta querendo instalar também o mageia em dual boot ok?

só instalar normalmente definindo as partições no hd não tem erro no final da instalação a propria instalação do mageia vai instalar o grub para dar
opção das duas plataformas sem erro qualquer duvida relate para nós o que já fez e onde não consegue obter sucesso ok...

obs. ISO não se valida ela é opensorce ok

boa sorte
linuxcounter 520434
Lema é dar de graça o que de graça receber com amor, humildade, caridade e
padula
Administrador
Administrador

Mensagempor macxi » Dom Jul 16, 2017 11:57 pm

Ola!
Seja bem-vindo ao Fórum Mageia! :-)

O que é validar para vc? É verificar a integridade da mídia?
Se for isso, na Mageia há sempre o arquivo md5 e/ou o sha1 para verificar a integridade da ISO Mageia.
Quando vc baixa uma ISO Mageia, normalmente ela vem com vários arquivos para verificação da integridade :

Mageia-6-x86_64-DVD/

- Mageia-6-x86_64-DVD.idx
      - Mageia-6-x86_64-DVD.iso
      - Mageia-6-x86_64-DVD.iso.md5
      - Mageia-6-x86_64-DVD.iso.md5.gpg
      - Mageia-6-x86_64-DVD.iso.sha1
      - Mageia-6-x86_64-DVD.iso.sha1.gpg
      - Mageia-6-x86_64-DVD.iso.sha512
      - Mageia-6-x86_64-DVD.iso.sha512.gpg

Página Mageia Wiki: Tradução automática:
    Após a conclusão do download, as assinaturas das somas MD5 e SHA512 armazenadas localmente são verificadas e as somas são computadas e verificadas em relação às armazenadas nos arquivos. Se forem fornecidos arquivos de assinatura, a assinatura é verificada e as somas estão em correspondência, 'OK' será exibido. Se 'Failed' for exibido, uma das condições anteriores não é verdadeira.

A dica é copiar número que está na pasta baixada pelo download e comparar com a da iso antes de ser gravada no DVD. Normalmente eu faço essa verificação com o aplicativo (modo-gráfico) que queima a mídia no CD/DVD, no caso eu uso o K3b. Mas há também pelo terminal, no modo-texto, no caso de usar o IsoDumper para gravar no pendrive.

Ver dica de verificação de iso na internet:
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil

Mensagempor FFDA » Seg Jul 17, 2017 9:45 am

Pessoal,

Obrigado! Esta claro o passo a passo para checar a integridade da ISO e aprendi que midia nao se valida mas sim se checa a integridade (melhorando o vocabulario... :D ).
Apenas a situacao eh outra: nao estou querendo instalar dual boot. A situacao eh que nao tenho nenhuma maquina rodando Linux logo acredito que vou ter que verificar a integridade da midia usando o programa para queimar o DVD na maquina rodando Windows (saudades do K3B...kkk). Vou tentar e aviso.

Abcs,

FFDA
FFDA
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia

Voltar para Iniciantes no Mageia