Como instalar o Mageia sem perder os dados pessoais?

Para aqueles que estão iniciando no mundo gnu Línux do Mageia.

Como instalar o Mageia sem perder os dados pessoais?

Mensagempor adhefe » Ter Mar 12, 2019 9:57 pm

Estou buscando via google e neste fórum dicas de como garantir a preservação dos dados pessoais em /home mas ainda não encontrei.

Eu tenho uma instalação Línux e pretendo instalar o Mageia por cima do sistema já existente. Os discos estão particionados como:

1 - SSD com o sistema (/) + um swap;
2- Um HDD com o /home.

A questão é que o instalador do Mageia, na opção "usar as partições existentes", avisa que todos as áreas serão formatadas e os dados serão perdidos.
Então, se não entendi errado a mensagem do instalador, como fazer a instalação limpa do sistema sem apagar a área dos usuários e como, após instalado, fazer com que os usuários criados pós-instalação usem suas respectivas áreas já presentes no disco?

Obrigado
adhefe
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia
 
Mensagens: 104
Registrado em: Dom Mar 10, 2019 12:48 am

Re: Como instalar o Mageia sem perder os dados pessoais?

Mensagempor macxi » Qua Mar 13, 2019 8:46 pm

Oi Adhefe,

Não sei se vou ajudar a esclarecer tua dúvida. Além do mais, eu ainda não instalei a Mageia 7, por isso, não sei se há alguma alteração.
Mas imagino que não deve haver grandes mudanças no formato da instalação da Mageia 6 para a Mageia 7.
Como você é um antigo conhecedor do linux, acredito que suas dúvidas sejam avançadas, e eu não sei como ajudar muito.

Mas se forem algumas dicas básicas ou médias, então há várias na documentação que deste link:


As opções de particionamento estão aqui:
Para que a partição /home não seja formatada, o melhor é escolher a opção:

    particionamento de disco personalizado (custom disk partitioning)

Nesta opção vc pode configurar as partições existentes como quiser. Não sei como fazer em dispositivos diferentes, mas imagino que se o instalador reconhecer os dispositivos, deve ser simples direcioná-los para as partições que interessar.

Estando a partição /home separada da partição raiz (/) creio que a /home não vai ser formatada. Só a partição raiz.
Após ficar pronta a configuração personalizada do hd, haverá uma outra etapa que deverá aparecer a opção das partições que serão formatadas:


Caso você não concordar, há a opção de alterar essas opções.

Sei que você tem grande conhecimento de linux, mas não custa lembrar de fazer backup dos arquivos principais antes de instalar, caso ocorra algo errado.

adhefe escreveu:Fazendo o blacklist do nouveau consegui chegar ao modo live. Estou usando o live mode do 7 beta2 agora.
Gostaria de perguntar sobre a preservação dos usuários e suas respectivas áreas após instalar o mageia 7 beta2.
Ainda tenho alguns problemas com o instalador do Mageia, instalei o 6.1 em outro computador e não vi opção de preservar os usuários.
Neste computador farei uma instalação sobre outra já existente.
Aqui tenho dois dispositivos: um SSD, destinado ao sistema operacional, e um HDD onde fica o /home atual.
Como fazer para que os usuários sejam preservados ou pelo menos reconfigurados na instalação do Mageia 7 beta2?
Obrigado.


Quando aos usuários, durante a instalação será solicitado que você dê o nome ao novo usuário.
Se o novo nome for igual ao nome do usuário existente, provavelmente a instalação do usuário novo vai sobrescrever (e apagar) o usuário antigo.
Uma opção que uso é colocar um nome diferente. Se eu quiser usar novamente onome antigo, antes de instalar eu modifico nome antigo.
Mas nesse caso, o usuário novo estará com toda a configuração nova. Tenho que transferir os arquivos do usuário antigo para o novo e as configurações personalizadas tenho que refazer tudo.

Espero que tenha ajudado. Se não for isso, avisa
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

Re: Como instalar o Mageia sem perder os dados pessoais?

Mensagempor adhefe » Sex Mar 15, 2019 4:37 pm

Obrigado, Macxi,

É verdade, mantive o nome dos usuários e automaticamente as áreas antigas foram remapeadas sem problemas.

Tudo parece ir muito bem até agora ...
adhefe
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia
 
Mensagens: 104
Registrado em: Dom Mar 10, 2019 12:48 am

Re: Como instalar o Mageia sem perder os dados pessoais?

Mensagempor padula » Sex Mar 15, 2019 7:29 pm

seja bem-vindo adhefe...

antigos colegas de mandriva que bom te ver por aqui, sucesso com sua distro ;j
http://www.linuxcounter.net/ Usuario Linux #520434
Lema é dar de graça o que de graça receber com amor, humildade, caridade e
Avatar do usuário
padula
Membro da Alquimia Mageia
Membro da Alquimia Mageia
 
Mensagens: 1143
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 8:27 pm
Localização: Sao paulo - Brasil

Re: Como instalar o Mageia sem perder os dados pessoais?

Mensagempor atf » Sex Mar 22, 2019 1:46 pm

Olá, 'adhefe".
Creio que você está se arriscando desnecessariamente ao instalar o Mageia-7 para produção. Ele ainda não é suficientemente estável para isso.
Sugestão: instale o Mageia-6 mais recente e vai atualizando. A passagem para o 7 se dará naturalmente.
Afonso Teixeira de Freitas
LinuxUser#142898
Avatar do usuário
atf
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 134
Registrado em: Sex Dez 30, 2016 4:56 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Como instalar o Mageia sem perder os dados pessoais?

Mensagempor adhefe » Sex Mar 22, 2019 5:41 pm

Obrigado a todos pelas boas vindas.

Atf,

Na verdade, eu tenho uma instalação do 6.1 já. Estou usando o beta porque, a princípio, só o que faltava para congelarem a versão é a liberação do gnome novo e eu não uso gnome. De fato, há atualizações frequêntes no 7 beta2 e algumas incompletas e gerando problemas. Mas tudo tem se resolvido rápido.
adhefe
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia
 
Mensagens: 104
Registrado em: Dom Mar 10, 2019 12:48 am


Voltar para Iniciantes no Mageia

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron