Proteção de tela

Assuntos gerais relacionados ao tema KDE.

Proteção de tela

Mensagempor Dashkille » Qui Jun 20, 2013 1:38 pm

Olá amigos.
Um fato curioso (que não influencia no funcionamento do sistema) é que desde o Mandriva, eu nunca consegui fazer funcionar as proteções de tela. Apenas umas poucas da lista funcionam. As outras nem com reza braba. Já procurei por informações na Internet mas até agora não achei nenhuma solução que faça elas funcionarem. Já segui vários tutoriais, instalei trocentos pacotes, mas até agora nada. O interessante é que já instalei neste mesmo computador o Fedora com KDE e o Kubuntu e nessas distribuições TODAS as proteções de tela da lista funcionam sem precisar instalar e/ou configurar nada!!! Porque no Mandriva/Mageia não?? Acabei de instalar o Mageia 3 e fiz as atualizações disponíveis, mas nem mesmo o Mageia 3 funciona. Alguém pode me dar uma luz? Tenho a impressão que é algo simples, mas que está me escapando.
Desde já obrigado
Dashkille
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia
 
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Jun 20, 2013 11:43 am

Re: Proteção de tela

Mensagempor macxi » Qui Jun 20, 2013 4:38 pm

Dashkille,
Seja bem-vindo ao Fórum Mageia do Brasil! :)

Para configurar a proteção de tela, vc acessa o "menu lançador de aplicativos", e vá em "Ferramentas", em "Ferramentas de sistema", "Configuração de Sistema", em "Tela e Monitor", na aba "Bloqueador de Sessão", em por padrão vem selecionado o "protetor de tela", em "Apresentação de slides". Há algumas opções de configuração. Despois é só cliar em "apĺicar" no canto inferior direito.
Anexos
m3-protecao-tela-001.png
Configurando a "Proteção de Tela"
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

Re: Proteção de tela

Mensagempor Dashkille » Seg Jun 24, 2013 12:04 am

Aí é que está o problema... Eu vou até esse ponto. Só que a maioria das proteções que estão na minha lista (que é bem maior que a que está ali) simplesmente NÃO funcionam. Algumas poucas como a 'Apresentação de Slides', 'Euforia', 'Ventos Solares', funcionam, o resto não. Mesmo clicando no botão 'Testar' nada acontece, nem uma mensagem de erro ou travamento ou qualquer coisa. Se clico no botão 'Configurar...' simplesmente dá uma mensagem dizendo que não há nada a configurar. Veja na foto que eu anexei, que está marcado 'Fluxo' e na telinha da direita nada aparece e nada acontece. E isso vem acontecendo desde os tempos do Mandriva 2009 quando entrou o KDE 4. E só no Mandriva/Mageia, no Fedora ou Kubuntu funciona... E aí??? Alguma dica??? Estou bem encucado com isso!!

Protecao de tela.png
Dashkille
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia
 
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Jun 20, 2013 11:43 am

Re: Proteção de tela

Mensagempor padula » Seg Jun 24, 2013 12:37 am

caro Dashkille...

como o nome mesmo da tela diz (protetores de tela em OpenGL) para que esses protetores de tela funcione vá em :::

configuração do sistema >> comportamento e aparência do espaço de trabalho>>> efeitos da área de trabalho >>> na aba avançado >>> em tipo de composição vai ter a opção OpenGL ou XRender , faça opção para OpenGL depois vá
até o protetor de telas novamente e faça sua opção sem erro agora...
http://www.linuxcounter.net/ Usuario Linux #520434
Lema é dar de graça o que de graça receber com amor, humildade, caridade e
Avatar do usuário
padula
Membro da Alquimia Mageia
Membro da Alquimia Mageia
 
Mensagens: 1143
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 8:27 pm
Localização: Sao paulo - Brasil

Re: Proteção de tela

Mensagempor Dashkille » Seg Jun 24, 2013 5:29 pm

Olá padula
Também achei que fosse isso. Mas minhas configurações são estas mesmo. O OpenGL já estava habilitado conforme o print abaixo. Ah e antes que peçam, também testei alterando as outras opções desta janela. Mas ainda NÃO funcionam a maior parte das proteções de tela... Alguém tem outra dica???

OpenGL.png
Dashkille
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia
 
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Jun 20, 2013 11:43 am

Re: Proteção de tela

Mensagempor padula » Qua Jun 26, 2013 11:06 pm

notei aqui que não utilizo o qt rasterizado com opção....já tentou desativar essa opção ? e também tente desativar o VSync?...

obs. como esta configurado na aba Geral?
http://www.linuxcounter.net/ Usuario Linux #520434
Lema é dar de graça o que de graça receber com amor, humildade, caridade e
Avatar do usuário
padula
Membro da Alquimia Mageia
Membro da Alquimia Mageia
 
Mensagens: 1143
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 8:27 pm
Localização: Sao paulo - Brasil

Re: Proteção de tela

Mensagempor Visitante 953 » Qui Jun 27, 2013 10:01 pm

Olá,

Acrescentando ao que o Padula recomendou (com o adendo de que não tenho a Mageia instalada) mas sou um usuário KDE portanto,

Em:
|Manter as miniaturas na janela >==> Use a opção: "Nunca
Método de escala >==> Use a opção "Rígido

Espero estar sendo útil de alguma forma.

PS: Não uso a Mageia por motivo de não ter um "hardware" que a suporte, infelizmente.

T+
Visitante 953
 

Re: Proteção de tela

Mensagempor padula » Sex Jun 28, 2013 11:39 pm

na mesma opção "configura efeitos da area de trabalho" >>na aba geral >>> em configuração dos efeitos simples >>> ativar diversas animações>> ativar também efeitos da area de trabalho na inicialização....
http://www.linuxcounter.net/ Usuario Linux #520434
Lema é dar de graça o que de graça receber com amor, humildade, caridade e
Avatar do usuário
padula
Membro da Alquimia Mageia
Membro da Alquimia Mageia
 
Mensagens: 1143
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 8:27 pm
Localização: Sao paulo - Brasil

Re: Proteção de tela

Mensagempor padula » Sex Jun 28, 2013 11:47 pm

Dashkille escreveu:Aí é que está o problema... Eu vou até esse ponto. Só que a maioria das proteções que estão na minha lista (que é bem maior que a que está ali) simplesmente NÃO funcionam. Algumas poucas como a 'Apresentação de Slides', 'Euforia', 'Ventos Solares', funcionam, o resto não. Mesmo clicando no botão 'Testar' nada acontece, nem uma mensagem de erro ou travamento ou qualquer coisa. Se clico no botão 'Configurar...' simplesmente dá uma mensagem dizendo que não há nada a configurar. Veja na foto que eu anexei, que está marcado 'Fluxo' e na telinha da direita nada aparece e nada acontece. E isso vem acontecendo desde os tempos do Mandriva 2009 quando entrou o KDE 4. E só no Mandriva/Mageia, no Fedora ou Kubuntu funciona... E aí??? Alguma dica??? Estou bem encucado com isso!!

Protecao de tela.png


outra opção dashkiller tentou como mostra opção acima como fluxo em clicar em configurar ao lado direito do seu monitor para outras opções dentro da opção configurar?
http://www.linuxcounter.net/ Usuario Linux #520434
Lema é dar de graça o que de graça receber com amor, humildade, caridade e
Avatar do usuário
padula
Membro da Alquimia Mageia
Membro da Alquimia Mageia
 
Mensagens: 1143
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 8:27 pm
Localização: Sao paulo - Brasil

Re: Proteção de tela

Mensagempor Dashkille » Seg Jul 01, 2013 7:19 pm

Amigos
TODAS as dicas que vocês deram aí em cima eu já fiz!!!! Mas ainda não vi as proteções de tela funcionarem no Mandriva/Mageia!!! Mais um detalhe... Na última semana comecei a ministrar um curso de Informática Básica com Linux (sim sou professor). Aproveitei e instalei o Mageia 3 em uma máquina do laboratório. E adivinhem só... NÃO FUNCIONARAM naquele computador também!!!! Assim descarto problemas/configurações no meu computador. Será que é alguma coisa na instalação??? Será que deixo de instalar algum pacote??? Na hora de selecionar os pacotes eu coloco instalação personalizada e marco todos pacotes de sistema, nenhum de servidor e somente interface gráfica KDE. O estranho é que já instalei marcando a opção de instalar automático o KDE, mas mesmo assim deu a mesma coisa. !?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?
Dashkille
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia
 
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Jun 20, 2013 11:43 am

Próximo

Voltar para KDE

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron