Recuperar padrão usuário Mageia

Assuntos gerais relacionados ao tema KDE.

Recuperar padrão usuário Mageia

Mensagempor adhefe » Qua Jan 27, 2021 6:08 pm

Olá,

Tem um ditado que diz que sempre há uma primeira vez. Pois é, eu finalmente apaguei a minha área acidentalmente. Estava tentando me livrar de um arquivo com caracteres estranhos no nome, criado pelo vim, e fiz rm -rf ~/<*, onde "<" é o primeiro caracter no nome desse arquivo estranho.

Agora, pergunto se há como refazer o padrão de usuário mageia sem ter que recriar outro usuário.

Em miúdos, quando se cria um novo usuário no sistema são automaticamente criados alguns diretórios como Documentos, Imagens, etc e ainda são feitas algumas configurações mais diretamente ligadas ao sistema.

Quando apaguei o conteúdo da minha área, vários destes arquivos também foram apagados e alguns programas deixaram de funcionar.

Então, resumindo, eu apenas gostaria de refazer as condições mínimas para o funcionamento regular da minha área sem ter que criar outro usuário.

Obrigado de antemão
adhefe
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia
 
Mensagens: 104
Registrado em: Dom Mar 10, 2019 12:48 am

Re: Recuperar padrão usuário Mageia

Mensagempor adhefe » Qua Jan 27, 2021 6:11 pm

Um rápido complemento: eu rodei o photorec e recuperei vários arquivos de imagens, vídeos, dentre outros e ainda tenho vários arquivos de configuração em cópias de segurança em pendrive. Se eu tiver um novo usuário terei de alterar muitos arquivos de configuração...

Finalmente, o melhor teria sido usar o extundelete mas este não funcionou.
adhefe
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia
 
Mensagens: 104
Registrado em: Dom Mar 10, 2019 12:48 am

Re: Recuperar padrão usuário Mageia

Mensagempor atf » Sex Jan 29, 2021 9:20 am

Olá, adhefe.
Comigo já aconteceu isso mas, para pior, perdi o sistema todo e tive que re-instalar do zero. Como tenho sempre "backups" atualizados, o prejuízo não foi grande.

Sugestão:
1 - "backup" dos arquivos do usuário.
2 - Remoção do usuário. (ver comando "userdel")
3 - Criação de novo usuário e respectivo diretório. (ver comando "useradd -D")
4 - Restauração dos arquivos do usuário.

Para fazer isso, o melhor é uma inicialização para terminal com login de "root". (ver "Opções avançadas" no menu de "boot")
Creio que é a maneira mais "limpa" e segura de recuperar o usuário.
Abraço.
Afonso Teixeira de Freitas
LinuxUser#142898
Avatar do usuário
atf
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 134
Registrado em: Sex Dez 30, 2016 4:56 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Recuperar padrão usuário Mageia

Mensagempor adhefe » Sáb Jan 30, 2021 10:55 pm

Obrigado, Atf!

De alguma forma, e eu não sei qual, quando finalmente "joguei a toalha" e resolvi reerguer minha área de trabalho com os "restos" que o photorec garimpou e mais alguma versões de diretórios mais antigas que eu tinha em um outros dispositivos, notei que minha área estava com um aparência de "recém criada". Aí, comecei o trabalho de cópia, organização, etc.

Mas obrigado pela atenção!
adhefe
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia
 
Mensagens: 104
Registrado em: Dom Mar 10, 2019 12:48 am


Voltar para KDE

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron