Edição da imagem do Live CD

Assuntos relacionados com desktops mageia mas não relacionados com as seções anteriores.

Edição da imagem do Live CD

Mensagempor adhefe » Ter Dez 22, 2020 10:29 pm

Olá,

Eu gostaria de aproveitar a nova versão do Mageia em live usb ou CD para inserir um programa de autenticação bancária. A ideia é ter uma versão pessoal do live de instalação que eu possa acessar contas bancárias sem ter que baixar o aplicativo bancário em meu computador.

Então, queria perguntar se alguém já fez isso e como fazer no caso do Mageia.

Desde já, obrigado.
adhefe
Colaborador Intermediario Mageia

Re: Edição da imagem do Live CD

Mensagempor Bequimão » Qui Dez 24, 2020 11:45 am

Olá adhefe,

Tem uma dica no wiki do Mageia: https://wiki.mageia.org/en/Disco_de_Instala%C3%A7%C3%A3o#Persist.C3.AAncia_com_dispositivos_de_mem.C3.B3ria

Pessoalmente nunca tentei isto no Mageia e deixei de fuçar com mídias live desde o tempo do Epidemic Linux. Eu uso para estes fins um usuário separado com firefox e 3 extenções: NoScript, Privacy Badger e HTTPS Everywhere. Não encontro mais a dica original, mas deve ser aqui. Um banco alemão agora exige a instalação de um aplicativo com o novo padrão bancário europeio PSD2. Como se trata de um notebook, o /home também é criptografado.

Abraço e Feliz Natal!
Bequimão
Se o Windows fosse a solução, eu queria o problema de volta.
Bequimão

Mensagempor adhefe » Sáb Dez 26, 2020 11:43 pm

Olá Bequimão,

Obrigado pela dica. Mas me parece que se fala de criar uma partição para, permanentemente, conter o conteúdo do MGA Live. Aí talvez eu pudesse instalar o aplicativo necessário e refazer a imagem do MGA Live.

Será que não é possível gerar uma iso do pendrive sem alterar o disco?

Obrigado novamente.
adhefe

Mensagempor creto2 » Qua Jan 27, 2021 1:00 am

Olá @adhefe e a todos,

Não entendi bem o propósito do tópico, mas você fala customizar uma imagem ISO da mageia? Se sim, há uma artigo na própria wiki mageia que diz Remaster Mageia Live Media Selfmade ISO o processo não é simples, mas nada que um pouco de paciência e leitura não se consiga fazer.

Se me enganei quanto ao assunto peço escusas!

PS: Mas se ainda assim, for esse o caso o PCLinuxOS tem um pacote que só testando para ver se na mageia funcionaria que é o mylivecd-0.9.13-2pclos2021.x86_64.rpm

T+
creto2
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia

Mensagempor adhefe » Qua Jan 27, 2021 5:59 pm

Olá, Creto2,
Obrigado pela resposta.

Sim, era isso mesmo, gerar uma versão do live CD para "ir ao banco" sem ter que instalar os programas de segurança diretamente no disco. Mas isto agora parece não muito inteligente porque eu posso ter os programas necessários em um pendrive e simplesmente instalar em uma sessão Live comum.

Já fiz isso e é bem rápido.

Obrigado novamente.
adhefe

Voltar para Diversos