Blog - Incluindo DNF na Mageia, parte 2

Tem alguma noticia importante, divulgação do Mageia através de marketing e publicidade da distro em outros sites sobre a nossa distro mageia reporte nesse tópico.
Como está sendo sua experiência com a distribuição Mageia? E com o Mageia Brasil? Deixe aqui seu relato sobre as dificuldades e sucessos, seu depoimento.

Blog - Incluindo DNF na Mageia, parte 2

Mensagempor macxi » Dom Jul 23, 2017 8:59 pm

Olá pessoal,
Traduzi no Blog Mageia mais uma publicação em inglês, com sobre algumas novidades da Mageia 6, onforme dito no anúncio de lançamento da Mageia 6, como a inclusão do DNF, um novo gerenciador de pacotes que já é usado pela Fedora e OpenSuse. Acesse o blog para ver as imagens e os links:

    Blog Mageia - Incluindo DNF na Mageia, parte 2 - 23 de Julho de 2017

    Em nosso post anterior “Adicionando DNF na Mageia” (no ano passado!), nós introduzimos o DNF na Mageia 6 para o mundo. Desde então, mantemos o ritmo e o rastreamento do desenvolvimento upstream no Caldeirão. Trabalhando em estreita colaboração com o upstream e envolvidos ativamente no processo de desenvolvimento (que envolveu revisar e testar as mudanças propostas), conseguimos garantir que o gerenciador de pacotes evolua no caminho certo. Isso levou a benefícios tanto para nós na Mageia quanto na Fedora e outros projetos que utilizam o DNF (como o Projeto Yocto, que adotou o DNF em sua versão 2.3).

    Como consequência do nosso trabalho para lhe oferecer a mais recente e a maior tecnologia de gerenciador de pacotes, a Mageia tem o prazer de ser uma das primeiras distribuições principais de Linux a oferecer o DNF na versão 2.x! Atualmente temos v2.5.1 do DNF, juntamente com v2.1.1 dos plugins principais e v2.0.1 dos complementos extras. O DNF também está pré-instalado com todas as instalações novas da Mageia 6, e para aqueles que atualizaram a Mageia 5, você pode instalar o pacote “dnf” para obtê-lo.

      DNF running "dnf upgrade" on Mageia 6

      DNF running “dnf upgrade” on Mageia 6

    Para aqueles que preferem uma experiência gráfica com o gerenciamento de pacotes, desenvolvemos o dnfdragora para fornecer uma interface gráfica intuitiva semelhante ao rpmdrake. Embora, ao contrário do rpmdrake, o dnfdragora fornece frontend originais Qt 5, GTK 3 e ncurses, por isso não importa o que você está usando como sua área de trabalho, você terá uma experiência agradável com o dnfdragora.

      dnfdragora in Qt mode
      dnfdragora em modo Qt

      dnfdragora in GTK+ mode
      dnfdragora em modo GTK+

      dnfdragora in ncurses mode
      dnfdragora em modo ncurses

      dnfdragora proposing to install "kgoldrunner" in Qt mode
      dnfdragora propondo instalar “kgoldrunner” em modo Qt

      dnfdragora installing "kgoldrunner" in Qt mode
      dnfdragora instalando “kgoldrunner” em modo Qt

    Basta instalar os pacotes “dnfdragora-qt” ou “dnfdragora-gtk” para qualquer frontend ou “dnfdragora” apenas para ncurses.

    Para aqueles criadores e agitadores do mundo, temos vários pedaços de notícia emocionantes!

    Completamos a integração de suporte para Fedora’s COPR service, O que significa que qualquer um pode agora construir pacotes visando a Mageia 6 e Caldeirão hoje no COPR, ao lado da Fedora e do CentOS. Para saber como usá-lo, veja em nossa página wiki.

    Também estamos satisfeitos por anunciar que tanto a Mageia 6 quanto a Mageia Caldeirão são suportados na openSUSE Build Service. Devido à capacidade de interconexão da OBS, a grande maioria das ferramentas privadas Open Build Service agora pode criar pacotes para a Mageia 6 e a Mageia Caldeirão também! Para saber como usá-lo, veja em nossa página wiki.

    Além disso, a Mageia agora suporta totalmente AppStream, o padrão de cross-distribuição para autores de software, para descrever o seu software para usos de software. Com a Mageia 6, os aplicativos do centro de software que utilizam o AppStream, como o GNOME Software e o Plasma Discover, serão preenchidos com uma representação do software que enviamos, que fornece informações do AppStream.

      Pitivi from GNOME Software on Mageia 6
      Pitivi do GNOME Software na Mageia 6

      SuperTux 2 from Plasma Discover on Mageia 6
      SuperTux 2 do Plasma Discover na Mageia 6

    Basta instalar os pacotes “gnome-software” ou “discover” para verificar isso.

    No entanto, se você estiver usando o GNOME e instalar o GNOME Software, a integração do GNOME Shell será ativada na próxima vez que você efetuar o login, permitindo que você use a pesquisa do GNOME Shell para encontrar aplicativos para instalar a partir do software GNOME.

      Searching for installable apps through GNOME Shell

      Searching for installable apps through GNOME Shell

    Para adicionar uma pequena cereja no topo, se você usar o Software GNOME para gerenciar suas atualizações de software, você ficará satisfeito ao saber que a funcionalidade de Atualizações Offline do Software GNOME funciona perfeitamente!

      Offline Updates triggered by GNOME Software

      Offline Updates triggered by GNOME Software

    Este é o ponto culminante de dois anos de trabalho na Mageia e vários projetos upstream para tornar isso realidade. Os desenvolvedores de software upstream, nossos amigos no Projeto Fedora e o projeto openSUSE, os embaladores Mageia e os administradores do sistema Mageia contribuíram para o sucesso deste lançamento de tecnologia na Mageia 6. Todos nós esperamos que todos os usuários da Mageia curtam isso no lançamento da Mageia 6.
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1361
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 11:09 pm

Re: Blog - Incluindo DNF na Mageia, parte 2

Mensagempor caffilhobr » Qua Jul 26, 2017 2:03 pm

Valeu por compartilhar maxci!!
Carlos Filho
Avatar do usuário
caffilhobr
Colaborador Senior 2 Mageia
Colaborador Senior 2 Mageia
 
Mensagens: 379
Registrado em: Sáb Out 12, 2013 8:32 pm
Localização: Uberlândia

Re: Blog - Incluindo DNF na Mageia, parte 2

Mensagempor macxi » Qua Jul 26, 2017 7:10 pm

Oi caffilhobr
O Br-Linux acabou de publicar o anúncio que enviei sobre esta notícia no Blog da Mageia.

    Br-Linux - Gerenciador de pacotes: incluindo o DNF na Mageia

      A Equipe Mageia anunciou no Blog, logo após o lançamento da Mageia 6, mais detalhes sobre a introdução do DNF na Mageia 6, cujo projeto envolveu estreita colaboração com equipes da Fedora e do openSUSE, e com os empacotadores e administradores de sistema da Mageia.

      O DNF (ou Dandified Yum) é um gerenciador de pacotes de alto nível com origem em dois projetos: Yum da Fedora (Yellowdog Updater, Modified) e SAT (libsolv) Solver do openSUSE. O DNF foi bifurcada da Yum em 2012.

      A Mageia é uma das primeiras distribuições a oferecer o DNF na versão 2.x (DNF 2.5.1, plugins 2.1.1 e complementos extras 2.0.1.)

      Foi também desenvolvido o Dnfdragora, uma interface gráfica intuitiva semelhante ao rpmdrake (Centro de Controle Mageia). O dnfdragora fornece frontend Qt 5, GTK 3 e ncurses, permitindo a mesma experiência independente do área de trabalho que se esteja usando.

      Foi completado também a integração de suporte para Serviço COPR da Fedora, permitindo agora construir pacotes para a Mageia 6 e Caldeirão no COPR, ao lado da Fedora e do CentOS. A Mageia 6 também passa a ser suportado na openSUSE Build Service.

      Todos esses projetos são resultados de dois anos de trabalho e agora se tornaram realidade com o lançamento da Mageia 6. A Equipe Mageia espera que todos os usuários da Mageia curtam essas novidades no lançamento da Mageia 6.
      Referência:blog.mageia.org

Provavelmente ainda serão publicados outros textos no blog Mageia sobre algumas das novidades da Mageia 6


    Obs 1: No texto do blog há um trecho que diz que a Equipe Mageia ajudou no aperfeiçoamento do DNF:

      "Trabalhando em estreita colaboração com o upstream e envolvidos ativamente no processo de desenvolvimento (que envolveu revisar e testar as mudanças propostas), conseguimos garantir que o gerenciador de pacotes evolua no caminho certo. Isso levou a benefícios tanto para nós na Mageia quanto na Fedora e outros projetos que utilizam o DNF (como o Projeto Yocto, que adotou o DNF em sua versão 2.3).


    Obs 2: Eu não conheço o DNF, mas há várias usuários que estão testando na Mageia, Um bom exemplo é o topico aberto hoje no Fórum Viva o Linux:


    O DNF foi introduzido no Fedora 18 (2013) como teste e foi adotado como o gerenciador de pacotes padrão a partir do Fedora 22 (2015).
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1361
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 11:09 pm

Re: Blog - Incluindo DNF na Mageia, parte 2

Mensagempor kiko » Qua Jul 26, 2017 8:08 pm

Obrigado Maxci, em compartilhar essas informações conosco.
Mageia 6 Xfce 32 bits.
Avatar do usuário
kiko
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia
 
Mensagens: 35
Registrado em: Qua Dez 09, 2015 11:54 am


Voltar para Notícias / Depoimentos sobre a Mageia

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes