Frederic Bezies diz: a Mageia é a "Debian" em RPM

Tem alguma noticia importante, divulgação do Mageia através de marketing e publicidade da distro em outros sites sobre a nossa distro mageia reporte nesse tópico.
Como está sendo sua experiência com a distribuição Mageia? E com o Mageia Brasil? Deixe aqui seu relato sobre as dificuldades e sucessos, seu depoimento.

Frederic Bezies diz: a Mageia é a "Debian" em RPM

Mensagempor macxi » Dom Nov 22, 2015 3:44 pm

Pessoal,
Acrescentei um texto e dois vídeos franceses sobre a Mageia 5 na página da wiki com notícias sobre a Mageia 5: wiki Mageia 5 press:

Gostei do texto do Frederic Bezies. Ele faz uma comparação da Mageia com o Debian. Eu sempre achei isso, só que ele diz isso por razões diferentes da minha. Ele diz no título do texto dele que a Mageia é o Debian em RPM. E recomenda a Mageia para quem não quer usar Debian e derivados.

Alguns trechos que gostei no texto dele:

[...]
      Se pudermos tomar alguma imagem simples, indiscutivelmente podemos dizer que a Mageia tornou-se o Debian GNU/linux estável do mundo das distribuições em RPMs
      [...]
      A Mageia 5 realmente é uma distribuição GNU/Linux projetada com a finalidade de uso sem problemas. Tudo é orientado para o apoio a longo prazo. Tanto a utilização do Mozilla Firefox ESR, o kernel Linux LTS. O sistema é suficientemente sólido para processar mais de 260 atualizações de uma vez, o que é bom
      [...]
      O Centro de Controle Mageia é muito menos invasivo do que Yast. Estamos em uma ferramenta complementar, não numa fábrica de gás que quer fazer tudo, até mesmo cuidar do café.

Confesso que não entendia por que o som tinha decidido escapar depois de instalar plugins adicionais para o GStreamer. Esquisito, mas como eu disse no vídeo, muitas pessoas não procuram entender e instalar o Adobe Flash para contornar o obstáculo.

Para mim, o Mageia facilmente poderia reivindicar o nome "Debian" RPM. Com uma versão por ano, software destinado a longo prazo, estamos num ambiente feito para deixar o utilizador tranquilo nele, lembrando-lhe de vez em quando haver atualizações para fazer
      .

Frederic Bezies diz no seu texto que a Mageia é estável e que é toda planejada a longo prazo. Muito boa essa observação, é verdade. concordo com ele. As alterações na Mageia sempre tem considerado o planejamento a longo prazo e a estabilidade e o Debian é assim.

Eu sempre achei que a Mageia é uma distro comunitária como o Debian, a diferença é que a Mageia tem pacotes RPM e a Debian tem pacotes DEB.
Eu acho que a Mageia e o Debian são duas distros estáveis que tem o desenvolvimento comunitário e uma estrutura pública, aberta, transparente e muito profissional, muito bem organizada.
O Debian, criado em 1993 (ver história do Debian), por ser muito bem planejada e organizada, ganhou a confiança dos desenvolvedores e se tornou referencia mundial no desenvolvimento do linux e é base para a criação de centenas de outras distros. Pelo distrowatch, 124 distro ativas, se incluir as distro inativas, dá 344 distros derivadas do Debian.
A Mageia, por sua estrutura e organização, parece estar indo pelo mesmo caminho, só que com pacotes RPM.

macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil

Re: Frederic Bezies diz: a Mageia é a "Debian" em RPM

Mensagempor padula » Dom Nov 22, 2015 7:47 pm

Dêi também uma lida no texto achei muito boas as colocações feita por ele, e também no video achei bem legal, valeu macxi por mais essa...
http://www.linuxcounter.net/ Usuario Linux #520434
Lema é dar de graça o que de graça receber com amor, humildade, caridade e
padula
Administrador
Administrador

Mensagempor caffilhobr » Dom Nov 22, 2015 9:45 pm

Obrigado por compartilhar, gostei bastante!!
Carlos Filho
caffilhobr
Colaborador Especial Mageia
Colaborador Especial Mageia

Mensagempor filipesaraiva » Seg Nov 23, 2015 9:41 am

Também gosto de pensar o Mageia assim, um "Debian do RPM".
Uma distro verdadeiramente comunitária, com uma comunidade forte e processos transparentes de participação e tomada de decisão.
Só nos falta o número de usuários e popularidade do Debian, mas um dia a gente chega perto. :)

E talvez adicionaria mais: além do "Debian do RPM", seríamos também o "Debian do RPM com KDE" pq o Debian é mais Gnome. ;)
filipesaraiva
Super Mago Mageia
Super Mago Mageia

Voltar para Notícias / Depoimentos sobre a Mageia