Distrowatch.com: Explorando a magia da Mageia 5

Tem alguma noticia importante, divulgação do Mageia através de marketing e publicidade da distro em outros sites sobre a nossa distro mageia reporte nesse tópico.
Como está sendo sua experiência com a distribuição Mageia? E com o Mageia Brasil? Deixe aqui seu relato sobre as dificuldades e sucessos, seu depoimento.

Distrowatch.com: Explorando a magia da Mageia 5

Mensagempor macxi » Qui Set 17, 2015 10:52 am

Pessoal,

A Distrowatch.com publicou essa semana uma avaliação sobre a Mageia 5: Exploring the magic of Mageia 5.
Copio abaixo a tradução automática:



      Explorando a magia da Mageia 5

      Mageia Mageia, uma distribuição comunidade bifurcada do agora descontinuado Mandriva projeto, lançado Mageia 5, há algumas semanas. A nova versão do Mageia navios com pacotes de software atualizados e suporte UEFI. (Secure Boot não é suportado neste momento.) A equipe de desenvolvimento fornecido uma boa quantidade de documentação com a nova versão, fornecendo notas de lançamento, resumindo um anúncio de lançamento e errata para nos guiar através de problemas potenciais. A distribuição Mageia está disponível em muitas diferentes versões e edições. Há discos de instalação simples, discos ao vivo (oferecidos em GNOME e KDE edições) e discos para instalações de rede. Cada um dos download de opções está disponível em 32-bit e 64-bit x86 constrói.

      Eu decidi tentar viver KDE DVD do projeto que é um download de 1.7GB. Iniciando a partir da mídia ao vivo traz um menu de inicialização onde estamos perguntou se nós gostaria de experimentar com área de trabalho ao vivo da distribuição ou se nós gostaríamos de lançar o instalador do sistema do projeto. Independentemente da opção que escolher, um assistente de configuração gráfica aparece e pede para selecionar o nosso idioma preferido a partir de uma lista, confirmamos nosso fuso horário e, em seguida, confirmar o layout do nosso teclado. Se optar por experimentar o ambiente ao vivo, vamos encontrar-nos ao lado olhando para o ambiente desktop KDE 4,14. A interface é apresentada com a bandeja de menu da aplicação, o alternador de tarefas e sistema colocado na parte inferior do ecrã. Se, em vez optar por instalar Mageia a partir do menu de inicialização, um instalador de sistema gráfico é lançado.

      Instalador do sistema de Mageia começa perguntando se gostaríamos de particionar manualmente o nosso disco rígido ou se preferem uma experiência guiada. Eu decidi tentar a minha mão a particionamento manual e encontrou o gerenciador de partição é ao mesmo tempo fácil de navegar e flexível. O instalador nos mostra uma representação visual do nosso disco e pode clicar em seções que desejem mudar ou clicar em botões para criar novas partições de vários tipos. Instalador do Mageia suporta trabalhar com volumes LVM, Btrfs ext3, ext4, JFS, XFS e. Configurações RAID são suportados e partições podem ser criptografados. Eu escolhi para configurar a minha cópia do Mageia em um volume Btrfs. Um aspecto do gerente de partição eu gosto bastante é que os controles são simples, por padrão, dando-nos apenas o básico necessárias. No entanto, há um botão de "Expert" podemos clicar que torna possível para acessar recursos adicionais de manipulação de disco, como o redimensionamento de partições e de rotulagem. Uma vez que tenhamos dividido nosso disco rígido, o instalador se oferece para remover os pacotes da distribuição que não pode precisar. Estes pacotes incluem arquivos de localização e drivers de hardware e podemos optar por manter estes extras se pensamos que vai precisar deles em um momento posterior. O instalador copia os arquivos para o nosso disco rígido. Mais tarde, nós perguntado se nós desejamos Mageia para instalar o carregador de boot GRUB e, em caso afirmativo, onde GRUB deve ser instalado. Podemos, opcionalmente, definir uma senha no GRUB para proteger as nossas configurações de inicialização. Neste ponto, o instalador informa ele for concluído e podemos reiniciar o computador. No entanto, ainda temos algumas etapas de configuração restantes para percorrer. A primeira vez que iniciar a nossa nova cópia do Mageia o sistema transfere uma coleção de arquivos. Embora não nos seja dado detalhes sobre estes arquivos buscados, eu acredito que eles contêm informações sobre repositórios de software do Mageia. Depois que esses arquivos terminar o download somos convidados a criar uma senha para a conta root e somos convidados a criar uma conta de usuário para nós mesmos. Com essas etapas concluídas, somos apresentados a uma tela de login gráfica.

        Tela de boas vindas
        Mageia 5 - A tela de boas vindas
        (imagem em tamanho real: 890kB, resolução: 1280x1024 pixels)


      A primeira vez que entrar em nossa conta de usuário uma tela de boas vindas aparece. Esta tela de boas-vindas é dividida em duas guias. Na primeira guia, encontramos links para Mageia de documentação, wiki, fóruns de suporte, notas de lançamento e sala de chat de apoio. Também há links nesta primeira guia para a abertura do Centro de Controle Mageia e gerenciador de pacotes. Clicando o segundo guia traz um gerenciador de software simplificada. No lado esquerdo da página, encontramos categorias de software e à direita há listas curtas de aplicativos populares a partir dessas categorias. A partir de aba de aplicativos da tela de boas-vindas que pode instalar um punhado de programas populares, codecs multimídia e Flash. Cada item pode ser instalado com um único clique e a interface é fácil de navegar.

      Após descartar a tela de boas vindas nos encontramos explorar versão 4.14 do ambiente de desktop KDE. O menu de aplicativos, fiquei surpreso ao notar, é organizado como uma árvore de menu clássico em vez do menu de estilo mais novo lançador maioria das distribuições usar com suas áreas de trabalho do KDE. Olhando para a lista de aplicativos instalados, encontramos uma ampla coleção de programas de código aberto. Os navegadores Firefox e Konqueror são instalados para nós, juntamente com o cliente Konversation IRC. Mageia navios com um programa chamado Centro de rede para nos ajudar a obter on-line. Para as pessoas que precisam se conectar à Internet através de um sistema dial-up, Mageia inclui o software dial-up KPPP. O software de produtividade LibreOffice é instalado para nós como é o visualizador de documentos Okular. Tive o prazer de descobrir dois links para documentação, uma que abre os documentos de ajuda do KDE e outro que fornece documentação para o poderoso Centro de Controle Mageia (mais sobre o Centro de Controle em um bit). Mageia navios com o GNU Image Manipulation Program, o leitor de música Amarok, Dragon Player, o reprodutor de discos de áudio e KsCD tvtime. Eu também achei a distribuição nos fornece um gerenciador de arquivos, uma calculadora e um editor de texto KWrite. Mageia nos fornece o software de gravação de discos K3b, o gerenciador de arquivos Dolphin eo software systemd init (versão 217). Eu encontrei Java instalado no sistema e versão 3.19 do kernel do Linux. No fundo, encontramos o serviço OpenSSH secure shell está em execução.


        Guia Aplicativos da tela de boas vindas
        Mageia 5 - Instalação do software de guia Aplicativos da tela de boas vindas
        (imagem em tamanho real: 854kB, resolução: 1280x1024 pixels)

      Por padrão, o Mageia não vem com nenhum compiladores, codecs multimídia ou Flash. É possível instalar estes extras através do gerenciador de pacotes ou através da tela de boas-vindas da distribuição. Na prática, eu encontrei a maioria dos codecs (e flash) instalado e funcionou bem, mas houve algumas exceções. Por exemplo, uma vez que os pacotes de codecs foram instalados eu era capaz de reproduzir arquivos de áudio. Eu poderia também arquivos de vídeo aberto e ver o visual, mas eu não poderia começar a trabalhar de som durante a reprodução de vídeos. Através do Centro de Controle Mageia eu era capaz de obter acesso a repositórios adicionais, incluindo repositório "Tainted" da distribuição onde os pacotes não-livres estão armazenados. Eu, então, tentou adicionar mais codecs e tentei instalar uma variedade de players de mídia (VLC, Dragon Jogadores e SMPlayer). VLC e Dragon iria reproduzir vídeos sem som enquanto o SMPlayer simplesmente falhar quando pediu para jogar um arquivo de vídeo. Eu tive sorte pobre semelhante com a aplicação tvtime que sempre falhar em start-up.

      Para além destes contratempos com reproduzir arquivos de vídeo, os aplicativos fornecidos com o Mageia que funcionou bem. Eu geralmente descobri que podia executar a maioria das tarefas que eu queria com os aplicativos padrão. Mageia fornece uma atualizada coleção de software e os aplicativos padrão executar rapidamente e oferecer uma boa dose de funcionalidade.

      Eu tentei correr Mageia em dois ambientes de teste. Quando rodando em uma máquina desktop físico eu encontrei Mageia um bom desempenho. A distribuição iniciado rapidamente, a área de trabalho foi sensível e todo o meu hardware foi detectada corretamente. Quando rodando em uma máquina virtual VirtualBox Mageia funcionou bem. Achei que a distribuição foi responsivo e integrado no VirtualBox para que eu pudesse obter a resolução da tela cheia da Mageia, sem qualquer esforço da minha parte. Em qualquer ambiente, Mageia usado aproximadamente 380MB de RAM quando conectado ao desktop KDE.

        Várias aplicações
        Mageia 5 - Executando vários aplicativos de desktop
        (tamanho grande imagem: 282KB, resolução: 1280x1024 pixels)

      Enquanto eu estava usando Mageia eu não vejo quaisquer notificações de me avisar quando atualizações de segurança estavam disponíveis. Algumas vezes durante a semana eu aventurou no Centro de Controle e verificados para atualizações de software usando o módulo gerenciador de atualização. Durante o meu julgamento apenas uma atualização do pacote (por Flash) foi disponibilizado e instalado sem quaisquer problemas.

      Sobre o tema de gerenciamento de pacotes, os navios da Mageia com um gerente de software que pode ser acessado tanto como um aplicativo independente ou como um módulo Control Centre. O gerente de software tem um layout agradável que eu achei fácil de navegar. No lado esquerdo da janela encontramos categorias de software que pode explorar. Pacotes individuais na categoria seleccionada são mostrados à direita. Podemos clicar em uma caixa ao lado de cada pacote que deseja instalar ou remover. Um aspecto do gerenciador de software I interessante foi que a aplicação permite filtrar pacotes em um número de maneiras. Por exemplo, podemos pedir o gerente de software para nos mostrar pacotes para aplicativos de desktop exclusivamente. Também pode restringir os resultados de pesquisa para mostrar atualizações de software, atualizações de segurança, somente os pacotes que já foram instalados ou que ainda não estão instalados. A lista de filtros passa e os filtros tornam bastante fácil de estreitar nossos resultados de pesquisa. Uma característica do gerente de software eu gostei menos foi que teria, por padrão, exibir os dois pacotes de 32 bits e 64 bits. Isto essencialmente duplicou o comprimento dos resultados de pesquisa e do número de pacotes em uma categoria selecionada. Eu achei que era possível eliminar os pacotes de 32 bits, desativando repositórios de 32 bits no "Configurar Fontes de mídia" módulo Centro de Controlo.

      Desde que eu mencionei o Centro de Controle de algumas vezes, eu sinto que merece mais atenção. O Centro de Controle é dividido em oito telas ou categorias. Estas telas nos fornecer módulos de configuração que podemos usar para gerenciar o sistema operacional. O centro de controlo nos fornece módulos para instalação e remoção de pacotes, configurando repositórios e instalar atualizações de software. Existem módulos para a configuração de som, efeitos visuais, a nossa resolução do monitor, o teclado eo ponteiro do mouse. Outros módulos nos ajudarão a configuração de impressoras, a configuração da rede, compartilhamento de arquivos e criação de serviços de proxy. Podemos gerenciar serviços do sistema, ajustar o relógio do sistema e permitir instantâneos. Eu também achei módulos para gerenciar contas de usuário, importando as configurações de uma partição do Windows e explorando compartilhamentos de rede. Há uma categoria de Segurança, onde podemos configurar o firewall, auditar o sistema e permitir que os controlos parentais.

        Centro de Controlo
        Mageia 5 - O Centro de Controle e painel de Configurações do sistema do KDE
        (imagem em tamanho real: 718kB, resolução: 1280x1024 pixels)

      De um modo geral, os módulos Centro de Controle funcionou muito bem para mim. Os módulos tendem a ser apresentados com layouts simples e com controles claramente marcados. Aprecio muito o quão fácil é para administrar um sistema Mageia através de um painel central e gostaria outras distribuições adotaria uma interface de configuração similar. Corri para apenas duas pequenas questões ao usar o Centro de Controle. A primeira foi a de que não existe uma opção para habilitar snapshots de arquivos periódicos, mas não parece haver nenhuma maneira de marcar esses instantâneos ou para tirar um instantâneo imediatamente. Na verdade, o módulo Snapshots não nos diz quando será tomada instantâneos. Outro problema que eu tive surgiu quando eu tentei para permitir o monitoramento de log. O sistema operacional baixado os pacotes extras que precisava para monitorar logs de e exibido um erro dizendo que os arquivos de log que estava indo para monitorar não pôde ser encontrado no meu diretório / var / log. No final da semana eu notei monitoramento log tinha começado a trabalhar sem qualquer esforço da minha parte para resolver a situação.

        configurar o firewall
        Mageia 5 - Configurando o firewall
        (imagem em tamanho real: 633kB, resolução: 1280x1024 pixels)

      De um modo geral eu gostei explorar Mageia e eu particularmente gosto que esta distribuição se manteve com o KDE 4,14 em vez de fazer o upgrade para Plasma do KDE Plasma 5 5. Enquanto tem boas características, que ainda não se sentir tão polido e completo como KDE 4. O ambiente de trabalho fornece uma Interface ágil e altamente personalizável. Para a maior parte eu gostei os padrões os desenvolvedores Mageia tinha selecionado, com uma exceção. Descobri que passar o ponteiro do mouse sobre um ícone no alternador de tarefas causou todas as outras janelas a desaparecer. Isso significava quando eu estava escrevendo o mouse e se desviou para o fundo da tela do meu meu processador navegador web ou palavra de repente desaparecem. Felizmente, é fácil mudar esse comportamento nas configurações do alternador de tarefas e ganhar uma experiência de desktop menos dinâmico.

      Conclusões

      Mageia 5 tem muito a recomendá-lo. A distribuição tem abundância de instalação e opções de disco ao vivo, incluindo DVDs all-in-one e discos líquidos de instalar pequenas. O instalador de sistema gráfico é fácil de usar e começa o trabalho feito. Eu encontrei Mageia bem tratadas meu hardware, o sistema foi sensível e eu gosto da maneira como a edição KDE foi criado. Eu também gosto tela de boas vindas do projeto que não só oferece links para documentação, mas faz com que seja fácil de instalar programas de código aberto populares.

      Principal ponto de venda do Mageia é provavelmente o Centro amigável flexível e recém-chegado de controle. Os módulos no Centro de Controle de permitir que o administrador para ajustar quase qualquer aspecto do sistema operacional sem necessidade de qualquer interação com a linha de comando. Eu encontrei navios Mageia com uma boa seleção padrão de aplicações e há uma abundância de programas adicionais nos repositórios da distribuição.

      Uma de minhas poucas queixas quando ele veio para correndo Mageia era que meus vídeos não têm jogadores de som e alguns meios de comunicação caiu. A experiência multimídia de lado, a distribuição era estável, funcional e agradável ao olhar. Mageia tende a não obter tanta atenção como uma distribuição amigável recém-chegado como ele (e sua mãe Mandriva) costumava fazer. Mageia tende a não receber tanta atenção como Ubuntu ou Linux Mint nos dias de hoje. Eu acho que pode estar prestes a mudar, e talvez isso deve mudar, com base em minhas experiências da semana passada. Mageia é uma distribuição de sólido, fácil de instalar e agradável de usar. Eu definitivamente acho que deve ser recomendado para usuários de Linux novatos mais do que é.

      * * * * *
      Hardware utilizado nesta avaliação

      Meu equipamento de teste físico para esta revisão foi um desktop HP Pavilon p6 Series com as seguintes especificações:

      Processador: Dual-core 2.8GHz AMD A4-3420 APU
      Armazenamento: 500GB Hitachi disco rígido
      Memória: 6 GB de RAM
      Networking: Realtek RTL8111 placa de rede com fio
      Display: placa de vídeo Radeon HD 6410D AMD
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

Voltar para Notícias / Depoimentos sobre a Mageia

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron