Este fórum será uma ditadura?

Ajude a melhorar o Fórum. Tem alguma dica, reclamação ou problema? Reporte aqui.

Este fórum será uma ditadura?

Mensagempor geraldow » Seg Mai 13, 2013 12:07 am

Olá!

O moderador Creto disse que esse fórum será gerido de forma ditatorial. Gostaria de perguntar aos demais moderadores: isso está correto ou houve algum equívoco da parte dele?

Outra questão: nós podemos discutir o funcionamento do fórum ou apenas os moderadores podem fazer isso? Os usuários comuns só podem dar opiniões, mas quem decide mesmo são os moderadores? É assim mesmo?

Por favor, me esclareçam!

Desde já eu agradeço.
geraldow
Colaborador Senior Mageia

Re: Este fórum será uma ditadura?

Mensagempor fraterlinux » Seg Mai 13, 2013 12:17 am

Eu penso que o geraldow tem razão ao perguntar isso, porque havendo transparência haverá menos desconforto e conflitos desnecessários, se realmente for tudo no estilo "goela abaixo" emanado dos administradores/moderadores os membros estão perdendo tempo ao ficar falando e questionando com as "paredes"...
Seria porque a distro Mageia é comunitária que causa essa expectativa em nós membros do fórum que aqui também seja comunitário? O que devemos esperar deste fórum enquanto membros?
fraterlinux
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia

Mensagempor Visitante 953 » Seg Mai 13, 2013 1:53 am

quem nos chamiu de ditadores foi o fraterlinux e nao pingar palavras nos meus dedos, mister onde eu digo que este forum sera gerido por ditadores seus hipócritas.
Visitante 953

Mensagempor will » Seg Mai 13, 2013 3:34 am

"O principal argumento em favor da meritocracia é que ela proporciona maior justiça do que outros sistemas hierárquicos, uma vez que as distinções não se dão por sexo ou raça, nem por riqueza ou posição social, entre outros fatores biológicos ou culturais, nem mesmo em termos de discriminação positiva. Além disso, em teoria, a meritocracia, através da competição entre os indivíduos, estimula o aumento da produtividade e eficiência."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Meritocracia
nosXw
Imagem
will
Super Mago Mageia
Super Mago Mageia

Mensagempor will » Seg Mai 13, 2013 3:40 am

Calma pessoal.
Eu tenho algo de experiencia com comunidades, sempre "manda" quem cobre os custos do hosting, isso é normal, também é normal que as pessoas mas prossimas em confiança com o administrador tenham a oportunidade de passar por alto certas normas si o fim disso é criar algo, o que quero dizer é que esse problema das normas é normal, sempre o administrador cola as normas de outro fórum mais maduro, depois é trabalhar sobre essas normas, os usuarios podem sugerir modificaçoens.
Eu NUNCA leio as normas de nenhum fórum, porque em comunidades sempre a norma primeira é o sentido comúm: respeito, pensar antes de escrever, nao sair do topico etc.
Nao existe fórum ou comunidade democrática, nem acho que devería existir, nao funcionaría, tudo funciona em base a meritocracia, em confiança obtida a travez do tempo y do trabalho comunitario.
As veces é melhor fazer algo é depois perguntar, si esta errado da para mudar, si esta certo continuamos, mas moderaçao/administraçao nao é trabalho remunerado nao deve ser penssado como tal, nao da para reclamar o que ou como deve ser feito tal o qual coisa, o administrador/moderador nao faz o que deve fazer, faz o que pode fazer, por tanto antes de reclamar do trabalho comunitario devemos ter em mente que mal o bem foi feito com boa vontade, presumir de boa vontade sempre.
nosXw
Imagem
will
Super Mago Mageia
Super Mago Mageia

Mensagempor fraterlinux » Seg Mai 13, 2013 7:14 am

O sucesso de um fórum está na medida com que comunitariamente acolhe e torna o elemento mais importante seus membros. Para crescermos mais e sermos sempre um fórum ativo e com participação precisamos que os administradores/moderadores sejam representantes da vontade democrática da maioria dos membros. Se comunitariamente formos unidos e debatermos tudo teremos change de ter um espaço onde cada membro sinta-se bem e queira contribuir cada vez mais. Por outro lado, se for uma visão unilateral impositiva emanada da administração/moderação corremos o risco de acontecer conosco o que houve com Mandriva, por mais que é uma excelente distro nunca teve muito espaço entre usuários comuns por não dar a mínima para sua comunidade e sempre impor suas decisões. A distro Mageia está conseguindo seu espaço justamente por a cada momento conclamar a comunidade a contribuir, cada um a sua maneira!
fraterlinux
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia

Mensagempor fraterlinux » Seg Mai 13, 2013 7:42 am

Particularmente vejo que a meritocracia num fórum assim como a competição apenas o esvazia de membros. Temos tempos vagos para contribuir diferentes, vontades diferentes, ambições diferentes, etc... Se apenas terão espaço os privilegiados que tenham mais tempo ou dinheiro, será um espaço para poucos, e nunca sairá disso. A competição acirra o individualismo e a briga entre as pessoas. É o oposto ao espirito comunitário onde todos fazem de boa vontade focados em fazer o bem a todos. Pessoas com menos tempo apenas se retirarão vendo que nunca terão espaço e nunca serão realmente parte de uma comunidade unida. O espaço comunitário está aberto a todos e todos se sentem bem contribuindo e querem contribuir mais, sem pedir nada em troca. Cada um conforme sua disponibilidade...
fraterlinux
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia

Mensagempor hugoleal85 » Seg Mai 13, 2013 9:13 am

Este é um Fórum comunitário, baseado na participação de todos os usuários. Sempre foi assim no antigo Fórum Mageia e continuará sendo por aqui.

Obviamente as áreas sensíveis e críticas (por exemplo as Regras) têm que ser gerenciadas e controladas pela equipe de administração, pelo motivo óbvio de que são eles que irão julgar as transgressões e irão responder em nome deste caso necessário.

Isso não quer dizer que elas sejam imutáveis e eternas, muito pelo contrário. Como em todos os demais setores da sociedade, mudanças sempre ocorrem. Sendo assim ajustes podem e devem ser feitos quando necessário.

Todos aqui têm ampla liberdade para sugerir alterações, mudanças e melhorias, as quais serão avaliadas e discutidas pela equipe de administração quanto a possibilidade de sua aplicação por aqui.

Em minha opinião, este debate não faz sentido algum. Que espaços são esses que vocês estão sentido falta? Vocês estão propondo transformar as Regras numa espécie de WIKI, onde todos os usuários têm a liberdade de editá-las ao seu "bel prazer"? Por falar em WIKI, porque não economizamos um pouco de energia nesta discussão sem sentido e a direcionamos para lá, que é uma área que realmente está precisando do envolvimento de todos os colegas.

Abraço.
Meu blog
Novato aqui no Fórum? Leia as Regras Gerais do Fórum Mageia do Brasil.

Imagem
hugoleal85

Mensagempor fraterlinux » Seg Mai 13, 2013 9:35 am

hugoleal85,

Para não repetir tudo que já disse aqui viewtopic.php?f=3&t=93&p=546#p546 vou acrescentar dois exemplos de postura completamente diferentes:

1) A atual do fórum: As regras foram publicadas e serão aplicadas, enviem sugestões e os administradores analisarão;

2) Postura comunitária: Precisamos ter regras para administrar a comunidade, este novo fórum, precisamos da participação de todos lendo, discutindo e acrescentando ou removendo alguma parte para estas regras terem a cara e personalidade da comunidade Mageia do Brasil. (inclusive esta é a postura da distro Mageia nas suas atitudes em geral);

Eu, o geraldow e mais algumas pessoas que me escreveram mas pediram anonimato querem é poder sempre trabalhar com a segunda postura. Sempre conclamando a comunidade a juntos caminhar e não a primeira onde se dita (ditador é quem dita as regras) as regras e nós seguimos...
fraterlinux
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia

Mensagempor hugoleal85 » Seg Mai 13, 2013 10:00 am

Companheiro,

Continuo sem entender seu posicionamento.

Você acha, então, que o correto seria o Fórum continuar sem regra alguma, até que a comunidade decidisse quais deveriam ser elas? É isso?

Vocês têm ampla liberdade para trabalhar junto com a administração, sugerindo melhorias e criticando de forma construtiva.

Porém, até agora só vi vocês reclamando das Regras atuais, porém sem qualquer indicação objetiva a pontos com os quais discordam.

Outra coisa, já que você sempre faz questão de fazer um comparativo com outros Fóruns, em especial o Fórum Mageia Internacional, lhe pergunto: Como funciona essa questão por lá? As Regras são definidas e julgadas por quem?
Meu blog
Novato aqui no Fórum? Leia as Regras Gerais do Fórum Mageia do Brasil.

Imagem
hugoleal85

Próximo

Voltar para Críticas e Sugestões