Desabafo!

Ajude a melhorar o Fórum. Tem alguma dica, reclamação ou problema? Reporte aqui.

Re: Desabafo!

Mensagempor macxi » Sáb Set 06, 2014 3:53 pm

xGrind escreveu:A wiki do outro forum usava esse Dokuwiki? Lembro que era bem mais simples de escrever. Essa nova é estranha :/

xGrind,
A wiki antiga usava o mesmo dokuwiki da atual, apenas a aparência é que está diferente.

otto escreveu:
will escreveu:Dokuwiki é melhor, porque é somente "escrever", ja o media wiki o formato é bastante diferente. Principalmente, o doku ñ usa basede datos, entao somente copiando é colando as paginas ja funciona..

;)
Também concordo com sua opinião e penso que o Dokuwiki sería melhor, porque é somente escrever. Temos que facilitar para melhorarmos as contribuições.
:idea:



Will e Otto,

Eu defendo substituir o dokuwiki pela mediawiki (não precisa ser agora, pode ser em 2015). Não vejo muita diferença entre escrever na mediawiki ou no dokuwiki. Acho que a mediawiki tem mais recursos de edição. O dokuwiki tem alguns recursos limitados que dependem da instalação de plugins que nem sempre funcionam.

Quando a wiki mageiabrasil (antigo) foi criada pela primeira vez, eu sugeri usar o dokuwiki porque era o mesmo usado na wiki MandrivaBrasil e muitas páginas poderiam ser copiadas de lá para cá, como depois de fato aconteceu. Agora é diferente porque a Mageia (en) oficial usa o Mediawiki e por isso seria bom que a nossa wiki também fosse feita com Mediawiki para facilitar o compartilhamento de textos.

Motivos para substituir o dokuwiki pelo mediawiki:
    1 - Não há muita diferença entre escrever no mediawiki ou na dokuwiki.
    2 - A mediawiki tem muito mais opções de edição.
      Exemplo:A mediawiki permite tabelas complexas (vem em Tables), o dokuwiki só permite tabelas simples. A tabela complexa que fiz com a lista de aplicativos no wiki da Mageia oficial (mediawiki) não dá para ser copiado para o Wiki da Mageia do Brasil (Dokuwiki), por que o dokuwiki só aceita tabelas simples.
    3 - A Mediawiki tem contador de visitas integrado o que me permitiu ver que a página "Lista de Aplicativos (pt-Br)" já recebeu 274 visitas desde que foi criada em 21/8/14 e a mesma página em inglês recebeu 680 visitas, sendo criada uma semana antes.

    4 - a mediawiki não é pesada, depende do provedor e a instalação do Padula o ano passado mostrou que pode ficar leve com este ótimo provedor americano que o Otto conseguiu.
    5 - a nova comunidade openMandriva criou um novo wiki que é feito com mediawiki.
    6 - a Epidemic Linux é outra distro que tem o wiki com o mediawiki.
    7 - Se a wiki mageia do Brasil for feita com mediawiki, poderá haver mais compartilhamento de páginas com a wiki oficial. Há muitas páginas da wiki Mageia (en) que questão em portuguẽs e que poderiam ser compiadas para a wiki da Mageia para serem melhoras e muitas outras páginas podem ser criadas na nossa wiki e depois copiada para a wiki oficial.

Motivos para usados para adotar o dokuwiki no passado:
    1 - o dokuwiki era usado pelo wiki da MandrivaBrasil que está abandonado desde 2010 e está destualizado.
    2 - o dokuwiki não usa banco de dados por isso seria mais leve, mas a primeira instalação que o Padula fez na wiki Mageia do Brasil o ano passado foi com a mediawiki (com banco de dados) e ficou bem leve.
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

Re: Desabafo!

Mensagempor otto » Sáb Set 06, 2014 4:48 pm

:)
macxi,
Isto aí! Você é mestre no assunto e sabe o que é vai ficar melhor para gente. Pelos comparativos que li agora o mediawiki oferece mais vantagens porque a wiki da Mageia oficial (mediawiki) não dá para ser copiada para o Wiki da Mageia do Brasil (Dokuwiki), por que o dokuwiki só aceita tabelas simples.Eu acho que devemos seguir o padrão do Mageia oficial.
Abs.
;)
Avatar do usuário
otto
Fundador e Administrador Mageia do Brasil
Fundador e Administrador Mageia do Brasil
 
Mensagens: 1034
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 8:38 pm

Re: Desabafo!

Mensagempor macxi » Sáb Set 06, 2014 5:42 pm

otto escreveu::)
macxi,
Isto aí! Você é mestre no assunto e sabe o que é vai ficar melhor para gente. ;)

Obrigado Otto,
Mas quem sabe mais é a comunidade e eu só estou dando uma opinão. Se todos quiserem manter o dokuwiki, eu teria duas sugestões:
1 - adotar uma nova aparência (ver 125 templates/modelos ou o templete/modelo Newday) com duas colunas para facilitar a navegação
2 - instala vários plugins (ver 1047 plugins disponíveis) para acrescentar mais recursos de edição como tabelas, calendários etc.

Uma outra opção é fazer esta adaptações acima e tentar ver se aumenta a participação da comunidade na edição de texto e atualização da páginas, se não houver melhora na participação, em 2015 voltamos a discutir a subistituição do dokuwiki para mediawiki.

Obs: se for mudar para mediawiki, eu não vou poder ajudar muito esse ano, só em 2015.
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

Re: Desabafo!

Mensagempor padula » Sáb Set 06, 2014 10:47 pm

pessoal, já fiz as alterações necessarias para o tema newday, achei tambem bem legal, quando estiver um tempo melhor farei as alterações necessarias,
quem quiser se habilitar para ser administrador da wiki tambem e só se declarar ok, a vaga esta aberta ;)

obs. Macxi se não se importar, coloquei seu usuario por lá como administrador para ter todos os poderes de acesso, se quiser dar um tapa por lá fique a vontade...

valeu pessoal, juntos faremos uma wiki bem legal ;) ;)
http://www.linuxcounter.net/ Usuario Linux #520434
Lema é dar de graça o que de graça receber com amor, humildade, caridade e
Avatar do usuário
padula
Membro da Alquimia Mageia
Membro da Alquimia Mageia
 
Mensagens: 1143
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 8:27 pm
Localização: Sao paulo - Brasil

Re: Desabafo!

Mensagempor macxi » Dom Set 07, 2014 5:09 pm

padula escreveu:pessoal, já fiz as alterações necessarias para o tema newday, achei tambem bem legal, quando estiver um tempo melhor farei as alterações necessarias, quem quiser se habilitar para ser administrador da wiki tambem e só se declarar ok, a vaga esta aberta ;)
obs. Macxi se não se importar, coloquei seu usuario por lá como administrador para ter todos os poderes de acesso, se quiser dar um tapa por lá fique a vontade...
valeu pessoal, juntos faremos uma wiki bem legal ;) ;)


Padula,
Ficou muito bom. :) Parabéns, como sempre :)
Na minha opinião, ter aquela coluna da esquerda com link para as pastas e arquivos facilita muio a navegação.
Como não tenho acesso ao ftp, vou sugerir a vc adicionar o pluguin que permite ao doluwiki fazer as mesmas tabelas complexas da mediawiki, o plugin é: Extended Table Syntax 3 Plugin. Se vc puder, basta fazer o download do arquivo.zip, descompactar e copiar a pasta para: /var/www/dokuwiki/lib/plugins
Eu não se se funciona bem, pois nunca testei, mas é uma tentativa.
Valeu! :)
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

Re: Desabafo!

Mensagempor padula » Dom Set 07, 2014 6:01 pm

macxi, já se encontra o plugin estalado ok,

obs. depois se puder verifique os poderes dos usuarios para criar pasta e pagina..., te confesso que não entendo bem
dokuwiki, eu estou com duvida, preciso criar pasta para coluna do lado esquerdo para organizar textos já criados e também
criar pagina, como eu posso fazer isso?

pastas como:

*Dicas Mageia
*Papel de Parede
*Temas Mageia
*Suporte Mageia
*Manual Mageia
*Mídias Mageia

obrigado pelo apoio, macxi...
http://www.linuxcounter.net/ Usuario Linux #520434
Lema é dar de graça o que de graça receber com amor, humildade, caridade e
Avatar do usuário
padula
Membro da Alquimia Mageia
Membro da Alquimia Mageia
 
Mensagens: 1143
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 8:27 pm
Localização: Sao paulo - Brasil

Re: Desabafo!

Mensagempor otto » Dom Set 07, 2014 7:31 pm

padula escreveu:macxi, já se encontra o plugin estalado ok,

obs. depois se puder verifique os poderes dos usuarios para criar pasta e pagina..., te confesso que não entendo bem
dokuwiki, eu estou com duvida, preciso criar pasta para coluna do lado esquerdo para organizar textos já criados e também
criar pagina, como eu posso fazer isso?

pastas como:

*Dicas Mageia
*Papel de Parede
*Temas Mageia
*Suporte Mageia
*Manual Mageia
*Mídias Mageia

obrigado pelo apoio, macxi...

:D
Obrigado amigo Padula pelo apoio de sempre!
:)
Avatar do usuário
otto
Fundador e Administrador Mageia do Brasil
Fundador e Administrador Mageia do Brasil
 
Mensagens: 1034
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 8:38 pm

Re: Desabafo!

Mensagempor macxi » Dom Set 07, 2014 11:27 pm

padula escreveu:macxi, já se encontra o plugin estalado ok,
obs. depois se puder verifique os poderes dos usuarios para criar pasta e pagina..., te confesso que não entendo bem
dokuwiki, eu estou com duvida, preciso criar pasta para coluna do lado esquerdo para organizar textos já criados e também
criar pagina, como eu posso fazer isso?

pastas como:

*Dicas Mageia
*Papel de Parede
*Temas Mageia
*Suporte Mageia
*Manual Mageia
*Mídias Mageia

obrigado pelo apoio, macxi...


Padula,

Dá uma olhad nas dicas para criar ou apagar página ou pastas. Para criar "pastas" e "páginas" basta abrir uma página já criada, optar por editar e colar o link.

No link, para criar uma "pastas", se coloca antes do "nome da página" e depois coloca "dois pontos". Exemplo: [[Mageia Dicas:teste-1]] - "Mageia Dicas" sera a pasta e "teste-1" será a página

Ver exemplo de links que useu para cria pastas e páginas:

      [[Mageia Dicas:teste-1]]
      [[Papel de Parede:teste-2]]
      [[Mageia Temas:teste-3]]
      [[Mageia Suporte:teste-4]]
      [[Mageia Manual:teste-5]]
      [[Mageia Midias:teste-6]]

Em seguida pedir para "visualiza a página", e na visualização, clicar nos links em vermelho, que vai abriu numa página inexiste.
Depois clicar em "Criar esta página" na coluna da esquerda, em "Page Actions". Escrever no mínimo uma palavra simples (ex: "teste") e selecionar salvar.

    Obs - 01: A opção de "Criar esta página" só está na coluna da esquerda, em "Page Actions", mas pode se acrecentar a opção de "criar página" na barra superior, com a dica: "Alterando o layout"

    Obs - 02: para ficar atualizado com as últimas mudanças na wiki como criação e alteração de páginas, acessar a página do feed da Wiki Mageia do Brasil, clicar em "inscrever agora" para adicionar em Favoritos no Firefox.
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

Re: Desabafo!

Mensagempor Visitante 953 » Seg Set 08, 2014 11:20 am

Sim, dokuwiki ou mediawiki farei o que puder, apenas ressalto que na mediawiki para mim será um novo aprendizado e não, não é tão fácil postar nela, então há o caso de se ter paciência com colaboradores, fora os que já estão acostumados com a mediawiki.

T+
Visitante 953
 

Anterior

Voltar para Críticas e Sugestões

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron