Está errado usar o sudo para instalar pacotes na Mageia?

Assuntos relacionados com desktops mageia mas não relacionados com as seções anteriores.

Está errado usar o sudo para instalar pacotes na Mageia?

Mensagempor macxi » Seg Dez 07, 2015 10:53 pm

Pessoal,
Tenho visto em vários site sobre dando dicas de instalação de pacotes na Mageia usando o "sudo".
Eu nunca usei o "sudo" para instalar pacotes. Ele faz o usuário comum ter poderes de usuário administrador (root). Ou seja, o sudo tira uma das garantias de segurança do linux. Por isso nunca vi incentio para uso do sudo na Mageia nem mesmo na Mandricva. Mas parece que isso é uma prática comum para quem usa Ubuntu.

Muito bom que muitos blogs e sites inclua a Mageia nas suas dicas, mas será que as dicas abaixo com o uso do sudo estão certas? Ou se trata apenas de uma forma de diferente de fazer as coisas? Como podemos melhorar esta dicas?

No caso do Blog do Edivaldo, parece que o pacote Vivaldi não está no repositório oficial da Mageia (ver no site pkgs). Mas e tivesse, o que se recomenda é acessar ou o CCM ou um terminal e digitar su - e depois a senha do administrador (root) e então digitar urpmi vivaldi

O SempreUpdate tem várias dicas de instalação de pacotes na Mageia usando o sudo:

Outra dica do SempreUpdate com o sudo para instalar o Steam:

Eu já instalei o Steam na Mageia apenas digitando urpmi steam. Depois é só rodar o Steam, como comentei neste tópico: Re: Impressões Mageia 5 - em 23 Jun 2015

Outra dica do SempreUpdate para instalar e configurar o próprio sudo, mostrando como o usuário passa a ter poderes de administrador, fragilizando o sistema de segurança do sistema do linux que tem como um dos pilares a estrutura de permissões:

Acho que seria interessante verificar essas dicas para avaliar o que tem de errado e de certo e repassar para os respectivos blogs para eles conhecer melhor a Mageia.

Na Mageia o que se recomenda é não usar o sudo, mas sim instalar pacotes digitando a senha de administrador e acessando o CCM no modo-gráfico ou um terminal como root no modo-texto.

A dica do experiente Manoel Pinho no tópico do fórum MandrivaBrasil "Re:codecs como instalar? em 10/ov/2010" :

Como você está vindo do ubuntu é preciso entender algumas diferenças:

1- O Mandriva, assim como fedora, opensuse, debian e a maioria das distribuições não usa o sudo para todas as operações que precisem ser feitas pelo administrador da máquina (root). O Mandriva possui um usuário root e com certeza vocẽ criou a senha para ele durante a instalação. Para fazer as coisas como administrador, em vez de usar
      sudo comando
      como no ubuntu, use
      su -
      para virar root e então digite apenas o nome dos comandos SEM o sudo antes.
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil

Re: Está errado usar o sudo para instalar pacotes na Mageia?

Mensagempor macxi » Qui Dez 17, 2015 9:28 am

Pessoal,

No fórum Mageia (en) está rolando uma discussão sobre esse tema: usar ou não o sudo na Mageia: sudo or not sudo (that is the question)

Achei interessante porque todos criticam a forma como o Ubuntu usa o sudo, dando privilégio de root (administrador) para o usuário comum. O doktor5000 também concorda que isso não é adequado, mas alerta que o sudo tem sua utilidade, se usado com cuidado, para dar poderes para um ou outro usuário específico. Vejam alguma traduções automática:

Postby rodgoslin » Dec 16th, '15, 20:45
    I'm hoping that someone can give me some background to the command sudo. My interest stems from my background in Unix (Solaris (SunOS), and PrimOS before that), where root privileges were a closely guarded thing. open to a very few.. Mandrake, Mandriva and now Mageia, I like because it runs on the same lines. Other systems (Ubuntu, Debian) that I've dabbled with appalled me, at the concept of letting anyone and his dog mess with the OS. lately, I've been playing with a Raspberry Pi, with the intention of trying out running my own mail server, and again, I've run into the sudo thing. I soon assigned a password for root and declined to use the sudo option. To my mind the sudo command is a gaping breach in the normal secure root admin system. Since I'm the only user on my systems, I'm consequently root also. But I've been there, learnt the lesson. I'd welcome any comments about the possible (if any) benefits, and indications that it is not the security breach that it suggests. I know that Mageia, too, has the sudo command, and I have, at times pondered about disabling it. In the same sense, I'm not too happy about system updates only requiring a user password to authorise updates.. No flames, please. This is, to me, a a genuine concern.

Tradução automática:
      Postby rodgoslin » Dec 16th, '15, 20:45
      Eu estou esperando que alguém pode me dar algumas informações para o comando sudo. Meu interesse decorre da minha experiência em Unix (Solaris (SunOS), e Primos antes disso), onde os privilégios de root fosse uma coisa muito bem guardado. aberta para um muito poucos .. Mandrake, Mandriva e agora Mageia, eu gosto porque ele é executado nas mesmas linhas. Outros sistemas (Ubuntu, Debian) que eu tenho dividido com me chocado, no conceito de deixar qualquer um e sua confusão de cães com o sistema operacional. ultimamente, eu fui brincar com uma Pi Raspberry, com a intenção de tentar executar o meu próprio servidor de email, e novamente, eu tenho que correr para a coisa sudo. Eu logo atribuída uma senha para o root e se recusou a usar a opção sudo. Para minha mente o comando sudo é uma violação aberta no sistema de administração de raiz seguro normal. Desde que eu sou o único usuário em meu sistema, eu sou conseqüentemente raiz também. Mas eu estive lá, aprendi a lição. Eu gostaria de receber observações sobre o possível (se houver) benefícios e indicações de que não é a falha de segurança que ele sugere. Eu sei que Mageia também tem o comando sudo, e eu tenho, às vezes ponderou sobre desativá-lo. No mesmo sentido, eu não estou muito feliz com as atualizações do sistema só que requerem uma senha de usuário para autorizar atualizações .. não há chamas, por favor. Este é, para mim, a uma preocupação genuína.

Postby doktor5000 » Dec 17th, '15, 02:55
    @rodgoslin & xboxbox: I think you both miss the point. sudo can be configured to let particular users run particular commands. For a lot of scenarios, there's no real replacement for that. But sure, if you think of sudo as a way to lose all keys of control over a system to a user, probably just means you never learned to configure sudo.
    If you think sudo is crazy, I wonder what you think about polkit.
    What I agree with both of you, is that the kind of sudo setup that is used on *ubuntu is a pretty weird concept, which I also don't like.
    But sudo is still useful.

Tradução automática:
      Postby doktor5000 » Dec 17th, '15, 02:55
      rodgoslin & xboxbox: Eu acho que você quer perder o ponto. sudo pode ser configurado para permitir que determinados usuários executar comandos específicos. Para um monte de cenários, não há nenhum substituto real para isso.
      Mas com certeza, se você acha do sudo como uma maneira de perder todas as chaves de controle sobre um sistema de um usuário, provavelmente, apenas significa que você nunca aprendeu a configurar sudo.

Se você acha que o sudo é uma loucura, eu me pergunto o que você pensa polkit.

O que eu concordo com vocês dois, é que o tipo de configuração sudo que é usado em * ubuntu é um conceito muito estranho, que eu também não gosto.
      Mas sudo ainda é útil.
macxi

Voltar para Diversos