Instalar aplicativos com o formato AppImage?

Reporte aqui dúvidas sobre aplicativos diversos, instalação e utilização para Mageia

Instalar aplicativos com o formato AppImage?

Mensagempor macxi » Sex Fev 21, 2020 8:41 pm

Oi pessoal,
Nunca tinha ouvido falar sobre o formato de AppImage.
Achei um link para um texto em tcheco sobre como usar o formato appimage para instalar aplicativos na Mageia e fiquei curioso.

Site Mageia.cz - Jak na programy distribuované pomocí AppImage - Traduçao automátiva google: Como distribuir programas usando AppImage

Não conhecia esse formato. Verifiquei e achei no Fórum Mageia um comentário do Doktor5000 sobre isso:

Veja as recentes menções sobre flatpak: https://forums.mageia.org/en/viewtopic.php?f=15&t=12090
    Eu testei para instalar alguns aplicativos do https://flathub.org/apps/ e funciona bem até agora.

Mas se você examinar os detalhes sobre esse formato, poderá descobrir várias peculiaridades menores, como não ter temas adequados de GTK / QT em todo o sistema e outros que resultam em ter tudo em uma imagem de contêiner. Experimente você mesmo.
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil

Re: Instalar aplicativos com o formato AppImage?

Mensagempor caffilhobr » Dom Fev 23, 2020 7:14 pm

Valeu por compartilhar maxci. Ja utilizo alguns aplicativos no formato flatpak e appimage, so acho que eles deveriam focar em um formato somente pois a gama de aplicativos seria maior.
Carlos Filho
caffilhobr
Colaborador Senior 3 Mageia
Colaborador Senior 3 Mageia

Mensagempor adhefe » Dom Fev 23, 2020 11:09 pm

Alguém sabe responder como fica a permissão destes aplicativos? Por exemplo, posso baixar e instalar o gimp mais recente como usuário comum ou só como administrador?
Se a permissão de superusuário for requerida, como fica a segurança? Estaria o sistema ameaçado por um aplicativo malicioso?

Obrigado.
adhefe
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia

Mensagempor atf » Qua Fev 26, 2020 9:48 am

Creio que, por ser uma forma tosca de instalar um programa, a segurança fica toda por conta do usuário.
Afonso Teixeira de Freitas
LinuxUser#142898
atf
Moderador
Moderador

Voltar para Software