sagemath

Reporte aqui dúvidas sobre aplicativos diversos, instalação e utilização para Mageia

sagemath

Mensagempor rtorma » Ter Mai 23, 2017 11:28 am

Ola
Como instalo o Sagemath no Mageia?
rtorma
Recém colaborador mageia
Recém colaborador mageia
 
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Mai 13, 2017 10:15 am

Re: sagemath

Mensagempor macxi » Ter Mai 23, 2017 7:01 pm

rtorma,
Seja bem-vindo ao Fórum Mageia do Brasil! :-)

Esse pacote não está no repositório oficial da Mageia, como vi no site pkgs
Não sei se tem algum pacote de outra distro que funciona na Mageia, como o pacotes da OpenSuse e da Fedora.
Não é recomendável instalar pacote de outra distro na Mageia, mas talvez alguém tenha alguma dica de como fazer ele funcionar na Mageia.

Já tem uma solicitação deste pacote desde 2011 no bug 1587
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

Re: sagemath

Mensagempor rtorma » Ter Mai 23, 2017 7:16 pm

Obrigado
O interessante que no Mandriva tinha no repositório
No Pclinux, no Rosa linux, no OpenMandriva tem no repositório e o Mageia não tem, ja deveriam colocar no repositório são muitas dependências para a instalação.
rtorma
Recém colaborador mageia
Recém colaborador mageia
 
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Mai 13, 2017 10:15 am

Re: sagemath

Mensagempor denisbr » Qui Mai 25, 2017 5:55 pm

Fugindo um pouco do assunto. Caso eu encontre um software que não tenha no repositório, eu consigo gerar esse pacote RPM e submeter para que fique disponível no repositório?

Como funciona esse processo?
Avatar do usuário
denisbr
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia
 
Mensagens: 114
Registrado em: Sex Dez 27, 2013 9:40 am

Re: sagemath

Mensagempor macxi » Sex Mai 26, 2017 12:06 am

denisbr escreveu:Fugindo um pouco do assunto. Caso eu encontre um software que não tenha no repositório, eu consigo gerar esse pacote RPM e submeter para que fique disponível no repositório?
Como funciona esse processo?


Eu não sou desenvolvedor. Há algumas pessoas aqui no fórum que conhecem mais os requisitos para elaborar um pacote rpm para o repositório da Mageia, mas dou alguns palpites. Seria ótimo adicionar mais pacotes ao repositório da Mageia, mas não é uma tarefa simples. Ou a pessoa faz ou consegue um ou alguns desenvolvedores que possam fazer isso.

Se uma pessoa quiser fazer ela mesmo um pacote, precisa precisa aprender a gerar um pacote rpm, mas um pacotes que atenda os requisitos da Mageia e que seja aceita pela equipe de desenvolvedores da Mageia. Para isso, precisa seguir alguns passos, algumas etapas:

1 - precisa conhecer como gerar um pacote em rpm. Veja dicas aqui viewforum.php?f=16

2 - precisa participar da Mageia internacional, para saber quais os requisitos para adicionar um pacotes a mageia, para isso, tem que se cadastrar lá, se comunicando em inglês, porque esse é o idioma que predomina no ambiente de desenvolvimento da Mageia, principalmente participando da equipe de empacotamento da Mageia ( https://wiki.mageia.org/en/Packagers_Team_portal ). Ler como ser da equipe de empacotamento da Mageia: https://wiki.mageia.org/en/Becoming_a_Mageia_Packager

3 - Ter um mentor que oriente e acompanhe o desenvolvimento, manutenção e atualização dos pacotes que a pessoa fizer

4 - depois, desenvolver e adicionar o pacote no repositório, ajudar na manutenção e atualização do pacote na mageia ou ajudar quem faça.
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm


Voltar para Software

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron