Snap: Mageia vai aderir ao novo formato de pacotes?

Reporte aqui dúvidas sobre aplicativos diversos, instalação e utilização para Mageia

Snap: Mageia vai aderir ao novo formato de pacotes?

Mensagempor macxi » Dom Jun 19, 2016 10:33 am

Pessoal,
O blog BrLinux divulgou a notícia de que o snap que pode ser usado em outras distros.

Texto de referência da matéria:

O Belquimão comentou que " com o dnf o snapper se pode facilmente retornar uma atualização do sistema " na Mageia 6 no tópico Re: Lançamento da versão Mageia 6
Será que a Mageia também já está adotando esse sistema snap?

Obs - 01: No site Phoronix há críticas ao Snap testado no Fedora, por ser ainda novo e ocupar muito espaço. O autor do texto sugere o uso do Flatpak:

Phoronix - Brincando com Snaps do Ubuntu no Fedora - Eric Griffith - 15 de junho de 2016.

Concluindo Pensamento

Apesar de algumas reclamações de que Red Hat/Fedora tiveram alguma participação em trazer os snaps para Fedora, esse não parece ser o caso. Após o anúncio, uma discussão jogado fora em fedora-devel que deixou claro, pelo menos para mim, que o Fedora está firmemente por trás Flatpak como a resposta a embalagem Linux ... e, francamente, eu não os culpo.

Eu sei snaps ainda são jovens, e as problemas serão trabalhados, mas eu encontrei-me inclinando me para longe deles já. Ele oferece ainda um outro gerenciador de pacotes que um usuário ou administrador, deve abranger, e eles não parecem ser à prova de idiota, como inicialmente previsto. Além disso, eu não gosto de seu enorme tamanho ... Se o pacote LibreOffice tem o dobro do tamanho do Windows x64 MSI, eu poderia engoli-lo, mas em mais de quatro vezes tão grande? Desculpe, não conte comigo. Nem que seja apenas um desperdício de espaço em disco, mas também é um obstáculo para a experiência do usuário real de instalá-lo e atualizá-lo.

Se terceiros ISV, como Adobe, quer usar snaps para distribuir suas aplicações, em seguida, por mim tudo bem, eu posso lidar com isso. Mas, pelo menos agora, eu acho que eu tenho que jogar o meu chapéu para o campo Flatpak para quando se trata de instalar a maioria das aplicações.

Obs 02 - Flatpak - Flatpak é o novo quadro para aplicativos de desktop no Linux - Site oficial do Flatpak em inglês - tradução automática: site oficial do Flatpak

Sobre o Flatpak: "A distribuição de aplicativos em Linux é uma dor: distribuições diferentes em várias versões, cada uma com suas próprias versões de bibliotecas e formatos de embalagens. Flatpak está aqui para mudar tudo isso. Ele permite que o mesmo aplicativo para ser instalado em diferentes distribuições Linux, incluindo versões diferentes. E ele foi concebido a partir do zero com a segurança em mente, de modo que os aplicativos são isolados uns dos outros e do sistema host."

Obs 03: verificando no site Pkgs, parece que só o Fedora tem o Flatpak em seu repositório oficial - https://pkgs.org/search/Flatpak
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil

Re: Snap: Mageia vai aderir ao novo formato de pacotes?

Mensagempor Bequimão » Seg Jun 20, 2016 5:01 pm

Olá Macxi,

Me parece ter uma confusão:

O snap do Ubuntu e o snapper são ferramentas totalmente diferentes. O snapper é do openSUSE e é um programa para criar snapshots em btrfs (e em LVM acho também). Eles funcionam como os savepoints no Virtualbox e servem para um eventual rollback. O sistema de arquivos btrfs é otimizado para estes fins. Você quase não sente nenhuma queda de velocidade mesmo em transações grandes, enquanto no LVM ou no Virtualbox o efeito é bem visível.

Pessoalmente acho que os gerenciadores de pacotes são a grande vantagem do Linux. Como será que a integração de programas no desktop pelo snap ou flatpack, como funcionará o suporte nos fóruns?

Abraços
Bequimão
Se o Windows fosse a solução, eu queria o problema de volta.
Bequimão
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia

Mensagempor filipesaraiva » Ter Jun 21, 2016 12:47 am

Olá pessoal :)

Aparentemente teremos o flatpak disponível no Mageia 6. Um empacotador terminou o pacote agora a pouco! \o/
filipesaraiva
Super Mago Mageia
Super Mago Mageia

Mensagempor filipesaraiva » Ter Jun 21, 2016 12:36 pm

filipesaraiva escreveu:Aparentemente teremos o flatpak disponível no Mageia 6. Um empacotador terminou o pacote agora a pouco! \o/

Confirmado pessoal, teremos Flatpak no Mageia 6!!! 8-)
filipesaraiva
Super Mago Mageia
Super Mago Mageia

Mensagempor caffilhobr » Qua Jun 22, 2016 8:29 pm

Não conhecia este tal de Flatpak, vou dar uma olhada nele.
Carlos Filho
caffilhobr
Colaborador Senior 3 Mageia
Colaborador Senior 3 Mageia

Mensagempor macxi » Seg Jun 27, 2016 12:22 pm

Bequimão escreveu:Olá Macxi,
Me parece ter uma confusão:
O snap do Ubuntu e o snapper são ferramentas totalmente diferentes. O snapper é do openSUSE e é um programa para criar snapshots em btrfs (e em LVM acho também). Eles funcionam como os savepoints no Virtualbox e servem para um eventual rollback. O sistema de arquivos btrfs é otimizado para estes fins. Você quase não sente nenhuma queda de velocidade mesmo em transações grandes, enquanto no LVM ou no Virtualbox o efeito é bem visível.
Pessoalmente acho que os gerenciadores de pacotes são a grande vantagem do Linux. Como será que a integração de programas no desktop pelo snap ou flatpack, como funcionará o suporte nos fóruns?
Abraços
Bequimão

Olá Bequimão,
Obrigado pelos esclarecimentos., realmente não sei a diferença entre snapper, snap e flatpack.
Pelo que entendi. o Snapper cria um ponto de restauração no linux, é isso?
E o snap e flatpack são complementos ao sistema de pacotes existentes criando uma forma de instalação inteligente, mais prática, seria isso?

filipesaraiva escreveu:Olá pessoal :)
Aparentemente teremos o flatpak disponível no Mageia 6. Um empacotador terminou o pacote agora a pouco! \o/

Filipe Saraiva,
Que boa notícia.
Numa pesquisa no site pkgs no mês passado só o Fedora tinha o Flatpak no seu repositório oficial. Neste mês já dá para ver que o Debian e a Mageia foram incluídos: https://pkgs.org/search/Flatpak

Pelos comentários que vi no Br-Linux (no tópico Flatpak – O futuro das aplicações Linux, provalvelmente o concorrente direto ao snap da Canonical, de 24/06/2016), o Flatpak tem uma preocupação maior na segurança.
macxi

Voltar para Software