KDE - NEON

sobre outras distribuições GNU\Linux e informações gerais sobre o mundo da informática.

Re: KDE - NEON

Mensagempor caffilhobr » Dom Jul 05, 2020 12:00 pm

frc_kde escreveu:O KDE Neon foi lançado +/- no início de 2016, pelo criador do Kubuntu + parte da equipe, que discordaram de práticas da Canonical e passaram a trabalhar com a fundação KDE e.V.

Eu usava o Kubuntu LTS desde 2009, em dualboot com Windows + [Debian ou Mint]. Em fins de Maio de 2016 deletei o Windows e usei o espaço para criar 2 partições. Passei a fazer dualboot do Kubuntu LTS, KDE Neon (User Edition), Debian KDE e Mint KDE.

Até então, eu sabia muito pouco sobre Linux, e só conseguia o máximo de resultados no Kubuntu LTS, mas logo o Mint 18 KDE se tornou igualmente "ótimo", e em seguida também o KDE Neon. No final de 2016, eu conseguia o "máximo" com essas 3 distros (e ainda não tanto com o Debian KDE).

No primeiro ano, tive vários pequenos problemas com o KDE Neon. Não sei até que ponto isso ocorria por falta de conhecimento meu sobre Linux, ou até que ponto a equipe de fato ainda não tivesse alcançado domínio pleno da ideia que se propunham: ─ Um KDE "rolling-release" em cima da base LTS da Canonical. ─ Problemas costumavam ocorrer após grandes atualizações do KDE. Mas a maior parte desses pequenos problemas eram corrigidos logo na atualização seguinte. Outros, logo aprendi a contornar e, por fim, a solucionar. Em parte, era questão de descobrir fóruns onde se discutia o KDE mais recente.

Com a remoção do Windows, foi nessa época que finalmente investi mais na pesquisa e solução de problemas, e comecei a aprender mais coisas, bem mais rápido.

Devido a um desastre, tive de reinstalar o KDE Neon no início de 2017, e foi difícil. As novas ISOs simplesmente não carregavam direito, no meu velho hardware de 2009. Tive de encontrar uma ISO um pouco mais velha, para conseguir reinstalar. Esse problema continuou, e não consegui instalar em outra partição, quando saiu a versão Bionic em 2018. Tive de arriscar o upgrade, em uma distro que estava "perfeita", 100% "produtiva".

O upgrade era quase obrigatório, pois o velho KDE Neon "Xenial" parou de receber atualizações do KDE, poucas semanas após o lançamento do KDE Neon "Bionic".

Felizmente, o upgrade correu sem nenhum problema.

No início de 2020, quando montei outro hardware, a ISO carregou a sessão Live e instalou, sem a menor dificuldade. ─ Vale notar que, esse tempo todo, nenhuma outra ISO apresentou tal dificuldade, no velho hardware.

Em 2017 comecei a instalar distros "não-debian", sempre em dualboot (adicionei 1 HDD e 1 SSD, ambos de 1 TB), e acabei gostando principalmente do openSUSE, Arch, Fedora, PCLinuxOS, Mageia, Slackware, Void (e Sabayon, enquanto não junto coragem para instalar o Gentoo).

Ainda não reinstalei todas, nesse novo hardware. Em meados de Junho instalei o Mint 20 (beta) Xfce e em cima dele instalei o KDE.

Imagem

O Quadro mostra a "situação" das distros, Kernels, versões do KDE etc. ─ e também do meu progresso, ainda lento, para torná-las todas tão "ótimas" quanto possível, para as tarefas de que preciso.

Notem que o KDE Neon é uma das distros que inicia o KDE com o menor uso de Memória RAM (a outra é o Arch).

Desde o início, em 2016, KDE Neon sempre primou por um KDE "limpo", "leve" ─ sem o PIM, que ainda era instalado por padrão com o Kubuntu LTS. ─ Se não estou enganado, só recentemente o Kubuntu passou a oferecer essa opção em seu instalador.

Procuro manter cada distro tão intocada quanto possível ─ só desativo serviços ou removo pacotes, o mínimo possível, evitando descaracterizá-las. ─ Em vez de alterá-las radicalmente, basta reiniciar e usar outra.

Os serviços que desativo ou removo são o PIM, a "Pesquisa de arquivos" (Baloo_file), e os mecanismos automáticos de verificação de atualizações. Por exemplo, nas distros baseadas na Canonical removo "unattended-upgrades", que instalam atualizações "de segurança" silenciosamente, sem perguntar ou avisar, sequer. Em várias distros, removo PackageKit (e o Plasma Discover vai junto), para que não tentem verificar atualizações disponíveis. No Mageia, apenas desativei o carregamento automático do mgaApplet. No Mint, desativei o início automático do mintUpdate.

Nada de Snapd atualizando coisas na surdina.

No Mageia, também desativei as verificações periódicas do MSEC.

Verificações e atualizações, só manualmente. Em geral, faço isso no início da manhã, ou no final do dia. E no final de semana atualizo as distros que não usei durante a semana.

Portanto, os únicos serviços que de fato podem interferir no uso inicial de Memória RAM são o snapperd + manutenção BtrFS, no openSUSE ─ e no entanto, não é a distro que usa mais memória, ao iniciar.

No Mint 20 com KDE, ainda não comecei a desativar vários serviços do Xfce ─ devia ter desativado todos, antes de instalar o KDE, mas agora é tarde, o jeito vai ser pesquisar, um por um.

Muito bom o estudo, valeu por compartilhar.
Carlos Filho
caffilhobr
Colaborador Especial Mageia

Mensagempor harback » Ter Mar 16, 2021 4:46 pm

Estou usando o KDE Neon e ele está perfeito, muito bom. Já contei minha maratona para instalar o Linux no mmeu Compaq Presario CQ-32. Tentei todas as distros que achei que valiam a pena... já que o Mageia 7 não funcionou nem por decreto. Estou pensando em substituir o KDE Neon pelo Mageia 8 que funcionou muito bem em modo live no notebook. Mageia é minha distro preferida e, se não for o ambiente KDE, eu acho que volto para o Windows. Uso só Linux (Mandriva e Mageia, principalmente) desde 2008, detonando o Windows dela. Mas os ambientes XFCE, Mate, Cinnamon, etc. podem ser funcionais, até; mas não me agradam muito e perdem para a interface do Windows, na minha humilde opinião. O que está me impedindo de reinstalar o Mageia é a droga do site da Caixa que continua sem fazer o plugin .rpm funcionar. Isso é revoltante.
harback
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia

Mensagempor denisbr » Qua Mar 17, 2021 8:46 am

Não cheguei a testar o KDE Neon, mas é bom ouvir que pelo seus testes iniciais o Mageia 8 está funcionando no seu ambiente.

Eu particularmente, prefiro usar um LXDE ou Fluxbox por ser ambientes mais leves e objetivos, mas é algo mais pessoal, mas realmente o trabalho feito no KDE é muito bonito.

Quanto a Caixa, infelizmente, é complicado esperar por eles, eu já larguei mão e faço tudo pelo celular (embora use pouco minha conta da caixa).
denisbr
Administrador
Administrador

Mensagempor creto2 » Qua Mar 17, 2021 4:29 pm

Olá a todos,

- Primeiro, quero ressaltar que pelo comentário do harback >>aqui eu devo dizer que não, ainda não estou usando a mageia em definitivo, por alguns motivos, um deles é que sou fraco, muito fraco também no LXDE, apesar de usá-lo, em um primo da mageia o PCLinuxOS nas versões que nosso companheiro brazuca gentilmente fabrica para o povo do pt_BR e já vem tudo no instalar usar...

- O outro e principal motivo é meu PC, um AMD C-60 com 2 GB de ram que no KDE da mageia fica quase impossível ter um uso agradável, mas mesmo assim e sendo sempre o teimoso de sempre, ontem após ler o comentário do @harback, fui lá baixei o ISO de 4 GB e poucos e instalei com o LXDE, para mim foi uma lástima, já que fico meio perdido no LXDE, meu touchpad não funcionou, não achei onde estou acostumado a achar para configurá-lo, enfim, não fiquei nele.

Agora os finalmentes, não usei e nem sei como é o KDE Neon de fato, porém o BigLinux 20.04 foi feito em cima de quase tudo dele, algumas das suas configurações e as otimizações feitas pelo Bruno Gonçalves, dai o KDE coube nesse PC, que lhes mostro mais ou menos o certo sofrimento:

Código: Selecionar todos
[correa_pclos@localhost ~]$ inxi -SMCGm
System:
  Host: localhost Kernel: 5.7.19-pclos1 x86_64 bits: 64 Desktop: LXDE 0.10.0
  Distro: PCLinuxOS 2021
Machine:
  Type: Laptop System: Positivo Informatica SA product: C14RV01
  v: 1.00.05_SIM serial: <superuser required>
  Mobo: Positivo Informatica SA model: C14RV01 v: SIM
  serial: <superuser required> BIOS: American Megatrends v: 1.00.05
  date: 10/03/2012
Memory:
  RAM: total: 1.85 GiB used: 793.4 MiB (41.8%)
  RAM Report:
  permissions: Unable to run dmidecode. Root privileges required.
CPU:
  Info: Dual Core model: AMD C-60 APU with Radeon HD Graphics bits: 64
  type: MCP L2 cache: 512 KiB
  Speed: 800 MHz min/max: 800/1000 MHz Core speeds (MHz): 1: 800 2: 809
Graphics:
  Device-1: AMD Wrestler [Radeon HD 6290] driver: radeon v: kernel
  Device-2: Acer type: USB driver: uvcvideo
  Display: server: X.Org 1.20.10 driver: ati,radeon,v4l
  resolution: 1366x768~60Hz
  OpenGL: renderer: AMD PALM (DRM 2.50.0 / 5.7.19-pclos1 LLVM 10.0.1)
  v: 3.3 Mesa 20.3.4
[correa_pclos@localhost ~]$

E isso estou lhes mostrando no PCLinuxOS BR LXDE, acho que dai dá para ver porque não estou na mageia ainda, pois eu gostaria muito de voltar a usá-la para voltar a fazer os impossíveis acontecerem, como quando eu coloquei lá no fórum mageia intenacional que era possível o uso do "sudo e update-grub" na mageia e, quase me chamaram de louco por lá, mas hoje vi que o update-grub é padrão da mageia 8 que loucura a do Creto não?

T+
creto2
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia

Mensagempor caffilhobr » Sáb Mar 20, 2021 9:27 pm

Creto e com o XFCE ou Mate ja testou?
Carlos Filho
caffilhobr

Mensagempor PauloCreto » Qui Mar 25, 2021 6:53 pm

Gosto do Xfce @caffilhobr, vou dar uma olhada quando o tempo me der tempo, ainda estou com a instalação do mageia 8 lxde, mas confirmo que mesmo não sendo um "iniciante" é um desktop que me bate sem dó.

Enfim, estamos ai e estou querendo voltar a estudar empacotamento na mageia, como fizemos um dia com o will (nosXw), falando nele, tem aparecido?

T+
Perguntas-me qual foi o meu progresso? Comecei a ser amigo de mim mesmo. Sêneca
>>>Telegram - @PCreto<<<
Blog do Creto
PauloCreto
Colaborador Senior Mageia

Mensagempor Bequimão » Sex Mar 26, 2021 3:52 pm

Oi Paulo,

Infelizmente não sabemos nada. Talvez você possa contatar o katnatek, ativista do BlogDrake, fórum de língua espanhola, no fórum internacional.

Também fiz umas tentativas. Acho que as coisas complicaram no meio tempo, e a documentação está defasada. Sem mentor não dá.

Abraço
Bequimão
Se o Windows fosse a solução, eu queria o problema de volta.
Bequimão
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia

Mensagempor PauloCreto » Qua Mai 05, 2021 9:19 pm

Olá velho companheiro de fóruns Bequimão!

Bequimão escreveu:Oi Paulo,

Infelizmente não sabemos nada. Talvez você possa contatar o katnatek, ativista do BlogDrake, fórum de língua espanhola, no fórum internacional.

Também fiz umas tentativas. Acho que as coisas complicaram no meio tempo, e a documentação está defasada. Sem mentor não dá.

Abraço
Bequimão

O que eu gostaria de ver por ai era mesmo o Will nosxw era muito pai-d'égua aqui

T+
Perguntas-me qual foi o meu progresso? Comecei a ser amigo de mim mesmo. Sêneca
>>>Telegram - @PCreto<<<
Blog do Creto
PauloCreto

Mensagempor caffilhobr » Dom Mai 09, 2021 3:48 pm

Muita gente boa sumiu do fórum, espero que estejam bem e que possam voltar a ajudar.
Carlos Filho
caffilhobr

Anterior

Voltar para Outras Distros e Variedades