Mageia troca OwnCloud pelo NextCloud

Assuntos off-topic

Mageia troca OwnCloud pelo NextCloud

Mensagempor macxi » Dom Jun 25, 2017 9:20 pm

Oi pessoal,
A Equipe Mageia decidiu trocar o ownCloud na Mageia 5 pelo Nextcloud na Mageia 6.

O OwnCloud (ou o NextCloud) é um software de servidor em nuvem que você pode ter em casa ou empresa, para sincronizar e compartilhar automaticamente arquivos. Parece que é isso que dá pra ver na página wiki da Mageia sobre o ownCloud e o Nextcloud. No site PKGs ( https://pkgs.org/ ), ao pesquisar por ownCloud dá pra ver que:

    1 - Na Mageia 4.1 só tinha ownCloud no repositório Core (principal)

    2 - na Mageia 5.1 o ownCloud está no repositório Core (principal) e o nextcloud está no repositório Mageia Core Backports Testing (Beckports é um repositório da comunidade não suportado oficialmente, e testing indica que ainda estava em testes)

    3 - Na Mageia 6 - Cauldron/Caldeirão - só tem o nexcloud no repositório Core (principal)

Achei uma notícia para explicar o motivo da mudança:


Esta matéria diz que o NextCloud foi criado em 2/junho/2016 como um fork do OnwCloud. Tem algumas semelhanças com o que ocorreu com a Mageia/Mandriva, com MariaDB/MySql, com LibreOffice/OpenOffice. Resumidamente:

    1 - os principais desenvolvedores que criaram em 2010 o OnwCloud ficaram descontentes, e decidiram criar em 2016 um fork: o NextCloud
    2 - uma das principais diferença é que o NextCloud é totalmente software livre e o OwnCloud tem uma versão software livre e outra Enterprise - paga e com restrições - com recursos adicionais oferecidos para o mercado corporativo sob uma licença comercial.
    3 - Os principais desenvolvedores do OwnCloud migraram para desenvolver o NextCloud, inclusive oito empregados demitidos da OwnCloud foram empregados pela NextCloud.
    4 - O NextCloud é derivado da versão software livre do OwnCloud, portando, não tem todas as ferramentas que o OwnCloud Enteprise tem. Mas isso já está sendo superado com o lançamento de novas versões atualizadas com a adoção de várias ferramentas e recursos que serão interessantes para os clientes corporativos.


Fiquei curioso para saber porque a Mageia descartou o OwnCloud, que tem versão com software livre, e substitui-lo pelo NextCloud, um software com um ano de idade, criado (em 2/jun/16), mas agora entendi: porque é software livre, e os principais desenvolvedores estão com o NextCloud. Esta decisão da Equipe Mageia é semelhante nos casos de escolha pelo LibreOffice (descartando OpenOffice) e escolhendo o MariaDB (descartando o MySql)

O NextCloud não é um aplicativo para usuário comum, é complicado, eu não uso e não sei configurar, mas fiquei curioso com essa notícia e por considerar o tema interessante, resolvi postar.

Pelo que li acima, me parece correta a postura da Equipe Mageia de adotar o NextCloud porque:

    1 - A Mageia 5.1 usava a versão software livre do OwnCloud, com limitações para uso corporativo, quem quisesse usar para empresa, tinha que pagar.
    2 - A Mageia 6 usará a versão software livre do NextCloud, sem limitações, com ferramentas para uso corporativo.

Mas não sei nem usar este software, por isso, é só palpite meu, que espero que esteja certo.
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

Voltar para Off-topic

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron