Thunderbird pode sair da Mozilla e se juntar com LibreOffice

Assuntos off-topic

Thunderbird pode sair da Mozilla e se juntar com LibreOffice

Mensagempor macxi » Sáb Dez 05, 2015 6:15 pm

Pessoal,
Repasso uma notícia do site wn.net: Thunderbird para ser separada da Mozilla. Não é nova. Esta sendo anunciada desde 2007, pelo que como diz notícia que achei no site do IDGNow:

Para mim é uma novidade. Até a Mageia 1 eu usava o Kmail que era ótimo. Depois, fizeram alterações e para mim ficou pesado e instável. Resolvi mudar para o Thunderbird da Mozilla e estou muito contente desde então. Tenho achado este gerenciador de email ótimo. Com essa notícia, fico preocupado com a continuidade do projeto. Pela mensagem abaixo, não haverá alterações para o usuário final. Espero que mais do que isso. Espero que ele continue sendo mantido e cada vez melhor.

Thunderbird para ser separada da Mozilla - por corbet - em 01/dez/2015

Mitchell Baker líder Mozilla anunciou que o projeto de cliente de e-mail Thunderbird vai, finalmente, ser girado para fora da Mozilla. "Portanto, eu acredito que deve Thunderbird iria prosperar melhor ao separar-se da dependência de sistemas de desenvolvimento da Mozilla e, em alguns casos, a tecnologia Mozilla. A configuração atual não é estável, e devemos começar ativamente olhando para como nós pode fazer a transição de uma forma ordenada para um futuro onde Thunderbird e Firefox são un-coupled ".

Thunderbird para ser separada da Mozilla - por corbet, em 01/dez/2015

A partir de: Mitchell Baker <mitchell-4eJtQOnFJqFBDgjK7y7TUQ-AT-public.gmane.org>
      Para: mozilla-governança-CzyLcWPZiU5YsZ3hbOqMTti2O / JbrIOy-AT-public.gmane.org
      Assunto: Thunderbird, o futuro, mozilla-central e centro comm-
      Data: Seg, 30 de novembro de 2015 13:11:44 -0800
      Message-ID: <565CBB90.4040000@mozilla.com>
      Cc: Mark Surman <mark-1vIHAhGGiu5j / JC5u5XAOISLwOllVvif-AT-public.gmane.org>
      Arquivo-link: Artigo, Rosca

Esta é uma mensagem longa-ish. Abrange tópicos gerais sobre Thunderbird
      e no futuro, e também os temas do envolvimento Foundation (ponto
      9) ea questão de repositórios na concentração (ponto 11). Naturalmente, eu
      acredito que vale a pena o tempo para ler até o final.

1. Firefox e Thunderbird têm vivido com demandas concorrentes para alguns
      tempo agora. Hoje os desenvolvedores Thunderbird gastam muito do seu tempo
      respondendo às mudanças feitas nos sistemas Mozilla e tecnologias essenciais. Em
      Ao mesmo tempo, construir, Firefox, e os engenheiros de plataforma continuam a pagar uma
      fiscal para apoiar a Thunderbird.

2. Essas demandas concorrentes não são bons para qualquer projeto. Engenheiros
      trabalhando em Thunderbird deve se concentrar em manter-se e adaptar o Firefox, da
      mudanças orientado a web. Os engenheiros que trabalham no Firefox e projetos relacionados
      acabam considerando as demandas conflitantes de Thunderbird, e / ou
      querendo saber se e quanto eles devem ajudar Thunderbird. Nem
      projeto pode concentrar todo o coração no que é melhor para ele.

3. Estas demandas concorrentes não vão melhorar em breve. Em vez disso, eles são
      muito provável a piorar. Firefox e projetos relacionados agora estão acelerando
      se a taxa de variação, modernizar o nosso processo de desenvolvimento e nosso
      a infraestrutura. Na verdade, isso é necessário para o Mozilla ter significativa
      impacto no ambiente de computação actual.

4. Existe uma crença entre alguns que viver com essas demandas concorrentes
      é bom para o projeto Mozilla como um todo, porque nos dá uma
      foco adicional, auxilia Thunderbird como uma fonte aberta dedicada
      comunidade, e também suporta e-mail uma padrões de código aberto baseado
      cliente. Este sentimento é atraente, e eu compartilhá-lo de alguma forma.
      Há também uma sensação de que cuidar de outros desenvolvedores de código aberto é
      bom, que eu também partilhar. No entanto, o ponto 2 acima - "Nem projecto pode
      concentrar todo o coração no que é melhor para ele "- é o mais importante
      ponto. Tendo Thunderbird tem um produto adicional e foco é * não *
      bom no geral se faz com que todos os nossos produtos - Firefox, outra
      produtos-driven web e Thunderbird - a ficar aquém do que podemos
      realizar.

5. Muitos dentro da Mozilla, incluindo uma esmagadora maioria de nossa
      liderança, sentem a necessidade de estar em atividades como Firefox com foco laser-
      que pode ter um impacto em toda a indústria. Com todo o respeito ao
      Thunderbird ea comunidade Thunderbird, temos sido clara por anos
      que nós não ver Thunderbird como tendo esse tipo de potencial.

6. Perante isto, é claro para mim que, mais cedo ou mais tarde, pagando um imposto para
      apoio Thunderbird não vai fazer sentido como uma política para o Mozilla. Eu
      sei que muitos acreditam que desta vez veio um tempo atrás, e eu tenho sido lento para dizer
      este claramente. E, claro, alguns acham que desta vez não deve nunca
      vir. No entanto, como eu digo, é claro para mim hoje que continuar a viver
      com estas exigências concorrentes dado o nosso foco no impacto da indústria é
      cada vez mais instável. Nós já vimos isso já, de uma forma não estruturada,
      como vários grupos dentro Mozilla Thunderbird deixar de apoiar. o
      acelerando a velocidade do Firefox e de infra-estrutura mudanças - o que eu
      as boas-vindas de todo o coração - vai enfatizar isso.

7. Alguns Mozillians estão ansiosos para ver o apoio Mozilla comunidade de gestão
      projetos dentro de nossos principais esforços de desenvolvimento. Eu também sou simpático à
      este ponto de vista, com um requisito essencial. Projectos geridos pela comunidade que
      fazer o esforço principal ágil e menos propensos a ter sucesso não se encaixam muito
      bem nessa categoria para mim. Eles ainda podem ser grande fonte aberta
      projetos - esta é uma questão separada de saber se o ajuste em nosso principal
      desenvolvimento de sistemas. Eu me sinto tão fortemente sobre isso porque eu sou assim
      preocupado que "a Web" nós amamos está em risco. Se queremos que os traços de
      a Web para viver e prosperar no mundo de dados móveis, social e, em seguida,
      temos de estar nesta focadas no laser.

8. Por isso acredito Thunderbird devem iria prosperar melhor por
      separando-se da dependência de sistemas de desenvolvimento da Mozilla e em
      alguns casos, a tecnologia Mozilla. A configuração atual não é estável, e nós
      deve começar ativamente olhando para como nós pode fazer a transição de forma ordenada
      caminho para um futuro onde Thunderbird e Firefox são un-acoplada. Eu não
      sabe o que este será semelhante, ou como vai funcionar ainda. Eu sei que
      isso precisa acontecer, tanto para Firefox e amor de Thunderbird. Isto é um
      grande trabalho, e pode requerer uma perícia que a equipe de Thunderbird ainda não faz
      ter. Mozilla pode fornecer várias formas de assistência à
      Thunderbird equipe através de um conjunto de recursos da Fundação Mozilla.

9. Mark Surman da Fundação Mozilla e eu estamos interessados ​​em
      ajudar a encontrar um caminho para Thunderbird se separar da Mozilla
      a infraestrutura. Nós também queremos ter certeza de que tem o direito Thunderbird
      tipo de casa jurídica e financeira, que irá ajudar a comunidade
      prosperar. Mark tem falado com a liderança sobre Thunderbird
      este, e ofereceu um pouco de seu tempo e foco e recursos para
      auxiliar. Ele irá detalhar que oferecem em uma mensagem separada. Nós dois
      reconhecer que a comunidade Thunderbird é dedicado a manter uma
      vibrante projeto de código aberto, que é por isso que estamos navegando na forma como
      melhor para ajudar com ambos separação técnica e identificando-se o direito
      casa de longo prazo para Thunderbird. Essas discussões são muito precoce, de modo
      é fácil você pode definitivamente pensar em um monte de perguntas para as quais
      há há respostas ainda.

10. O fato de que a Fundação está a facilitar essas discussões faz
      não significa, necessariamente, que a Fundação é ou não é o melhor legal e
      casa financeiro para Thunderbird. A intenção não é fazer técnico
      decisões sobre o apoio do Thunderbird pelos funcionários da Mozilla, ou fusão
      repositórios, etc. ponto 6 acima é o princípio organizador para compartilhada
      ambos de nós.

11. Eu entendo a partir de discussões recentes que se fundem centro de mozilla-
      e comm-central vai fornecer alguma redução do esforço necessário enviar os
      Thunderbird, pelo menos no curto prazo. Isso faria sentido se o nosso
      caminho foi a integração a longo prazo dos projectos. Como observei acima, I
      Acreditamos que o nosso caminho tem que ser a separação a longo prazo destes projetos,
      de modo que cada um deles pode mover-se tão rápido quanto possível em coisas novas. Dado que,
      Eu não tenho certeza de que sua fusão faz sentido. Eu tenho que aprender um pouco mais
      sobre a análise custo / benefício dos repositórios na concentração, dada a necessidade
      para separar estes projeto. Estou pedindo a plataforma e libertar as pessoas a
      comentar esta.

12. Esta mensagem é sobre o futuro e há muito para trabalhar fora.
      É explicitamente não anunciar mudanças nas atividades diárias neste
      ponto. As pessoas que usam Thunderbird não verá nenhuma mudança no produto
      eles usam. Nós começamos essa conversa mais cedo porque Mozilla
      funciona melhor quando nossa comunidade está envolvida. É assim que se reúnem a
      pessoas que estão interessadas, e permitam que essas pessoas se envolver produtivamente
      dentro do processo. Ele também permite que, claro, aqueles que preferem um
      curso de ação diferente para ser vocal. Nós já vimos isso antes com
      Thunderbird. A construção de uma resposta positiva e uma conversa positiva
      será um primeiro passo muito útil em fazer um bom futuro para Thunderbird.
      Mitchell
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil

Re: Thunderbird pode sair da Mozilla e se juntar com LibreOf

Mensagempor macxi » Qua Dez 09, 2015 11:51 pm

Pessoal,
Como eu gosto (e uso) o Thunderbird, repasso mais uma notícia sobre o Thunderbird, possivelmente se juntando com o LibreOffice, que tem a ver com a notícia anterior tratando da possível separação do Thunderbird da Fundação Mozilla.

Revista Espirito Livre.org - LibreOffice e Thunderbird podem se unir para concorrer ainda mais com produtos da Microsoft - 09/dez/2015 -

Thunderbird

Os projetos LibreOffice e Thunderbird podem unir forças para concorrer ainda mais com os famosos produtos da Microsoft, a suíte de escritório Office e o serviço de email Outlook, além de criar uma solução mais unificada para os usuários, beneficiando a muitos.

A Mozilla parou o desenvolvimento ativo do cliente de email Thunderbird há alguns anos e deixou o projeto nas mãos de voluntários e membros da comunidade. A fundação não está vendo um futuro para este tipo de aplicação, mas parece que isso não é realmente o caso. Muitas vezes, o Thunderbird é descrito como um gerenciador de informações pessoais e integra funções como email, lista de contatos, calendário e tarefas. Como se constata, a The Document Foundation gostaria de receber a integração de uma aplicação tão poderosa em sua própria suíte de escritório e, realmente, isso não está tão longe de acontecer.

Thunderbird e LibreOffice juntos no futuro

Já não é nem uma novidade saber que o Thunderbird não está se movendo em linha reta e que o desenvolvimento da aplicação caiu consideravelmente. Sem falar que novos recursos raramente são implementados e a maior parte dos lançamentos de novas versões integram apenas correções de segurança.

Algumas discussões foram iniciadas pelo presidente do conselho Thunderbird, R Kent James, que quer saber o que está acontecendo com a relação entre o Thunderbird e a Mozilla. Acontece que o cliente de email poderia não fazer mais parte dos projetos da fundação, mais cedo ou mais tarde.

“Eu entendo que o futuro do Thunderbird está atualmente em discussão e praticamente aberta. Se for decidido que o Thunderbird deverá sair da Mozilla, eu gostaria de sugerir que fôssemos até a The Document Foundation e para perguntar se eles estão interessados. Me parecesse que o Thunderbird pode ser um bom complemento para a sua suite de escritório LibreOffice”, diz Mitchell Baker, presidente executivo da Mozilla Foundation.

A The Document Foundation já está planejando desenvolver o seu próprio software gerenciador de informações pessoais, porém, agora pode não ser mais necessário caso o Thunderbird seja unificado com o LibreOffice. Por enquanto, há apenas promessas, mas a unificação parecesse ser uma boa ideia.

Um wiki abrangente, embora não oficial, foi colocado em conjunto com todas as ideias e as declarações que foram feitas até agora a respeito de uma colaboração entre a The Document Foundation e Thunderbird. Assim que saírem mais informações sobre uma possível unificação do Thunderbird e LibreOffice, manteremos você informado.

FONTE: Softpedia | Google Groups | The Document Foundation Wiki e LinuxBuzz.
macxi

Voltar para Off-topic