Situação do nosso fórum - suporte comunitário Mageia pt_BR

Assuntos off-topic

Situação do nosso fórum - suporte comunitário Mageia pt_BR

Mensagempor macxi » Sex Out 02, 2015 4:17 pm

Pessoal,
O Forum da Mageia do Brasil tem estado pouco movimentando, mas isso esperamos que posssa ser melhorar, porque o Fórum Mageia Internacional está sempre bem movimentado e o wiki da Mageia internacional também. A Mageia tem vários foruns comunitários em vários idiomas. Ainda não existe um outro fórum em português de portugal ou de outro país.
Outros Foruns também tem momentos de mais ou menos movimentação. Isso as vezes depende da época do ano e também do ciclo de lançamento da distro. No caso da Mageia, estamos na "entre-safra". A Mageia 5 já saiu e a Mageia 6 ainda não.

Abro este tópico para discutir esse assunto.
O que acham? o que deve ser feito para melhorar o nosso fórum?

Supporting communities forums
      1 - mageia-zh.com forums (Chinese) - Total redirects: 22176
      2 - MLO forums (French) - Total redirects: 108685
      3 - mageia-gr.org forums (Greek) - Total redirects: 9552
      4 - mageiaitalia.org forums (Italian) - Total redirects: 9977
      5 - mageiaonline.it forums (Italian) - Total redirects: 1209
      6 - mageiadobrasil.com.br forums (Portuguese) - Total redirects: 14637
      7 - mageialinux.ru forums (Russian) - Total redirects: 3605
      8 - Blogdrake forums (Spanish) - Total redirects: 25144
      9 - mageia-tr.com forums (Turkish) - Total redirects: 7708

No Brasil, outras comunidades tem fórum também:

macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil

Re: Situação do nosso fórum - suporte comunitário Mageia pt_

Mensagempor macxi » Sáb Out 03, 2015 6:03 pm

Eu tenho me admirado do Fórum Viva o Linux. Parece ser um fórum sempre muito ativo e tem muitos usuários da Mageia lá.
É um fórum multiusuário. Tem usuário de tudo quanto é tipo de distro, mas sempre opiniões de apoio ao uso da Mageia.

Vejam este topico recente, de 02/10/2015: Escolha do sistema operacional

Obs: só não gosto do formato do Fórum. Não sei que software eles usam. E tem muita propaganda. Não tenho nada contra propaganda. O Forum MandrivaBrasil tem propaganda, mas é discreta. No Viva o Linux tem mais propaganda, mas é um ótimo Fórum. O pessoal lá tem dado ótimas dicas, inclusive sobre o uso da Mageia.
macxi

Mensagempor padula » Sáb Out 03, 2015 7:13 pm

+ propaganda informando nosso fórum, nas redes sociais;
+ publicações sobre temas, aplicativos, etc....;
+ chamadas ou publicações chamadas para nosso fórum;
...estudar a mudança da nova cara do portal ou fórum;

ampliar infomações sobre a distro, no portal, wiki, fórum...
http://www.linuxcounter.net/ Usuario Linux #520434
Lema é dar de graça o que de graça receber com amor, humildade, caridade e
padula
Administrador
Administrador

Mensagempor asghan » Qua Out 07, 2015 8:39 am

Eu acho que a questão não é o fórum em si e sim maior propagação da distro Mageia, acredito que se a distro aparecer mais vai ter uma movimentação maior
asghan
Colaborador Intermediario Mageia

Mensagempor denisbr » Qua Out 07, 2015 10:54 pm

A nova geração não tem muito hábito de frequentar fóruns.

Teria que divulgar de alguma forma que existe "suporte gratuito" pelo fórum.
denisbr
Administrador
Administrador

Mensagempor macxi » Qui Out 08, 2015 2:15 pm

denisbr escreveu:A nova geração não tem muito hábito de frequentar fóruns.
Teria que divulgar de alguma forma que existe "suporte gratuito" pelo fórum.

Acho que as pessoas estão cada vez usando menos o computador e usando o smartphone e com ele o whatsapp, facebook etc.
Dá para acessar os fóruns pelos smartphones, não dá pra postar mensagens com facilidade ainda. Os fóruns como estes de suporte comunitário ainda não estão adaptados aos dispositivos móveis. E o mais importante, não há dispositivos móvel em linux ainda. O Ubuntu e o Firefox.Os da Mozilla estão quase lá, mas ainda não chegaram.

Mas a Mageia é bem conhecida na Europa, mas aqui no Brasil ainda precisa divulgar mais. Talvez isso ajude a aumentar a participação.
macxi

Mensagempor paulinho1971 » Qui Out 08, 2015 6:11 pm

O dito mal dos fóruns tem um nome bem diferente, vejam bem que hoje em dia se você visitar faceBUG e G+ há milhares de comunidades e o início dessas comunidades foi culminante para o desaparecimento dos usuários de fóruns, eu digo, repito e nem me acanho de negar qualquer tipo de suporte pedido nessas "comunidades" faceBUG e G+, sinto muito mesmo mas serei sempre assim e no meu ponto de vista se é Linux que você usa de alguma forma tem que colaborar com algum tipo de documentação da distro que usas.

Já viu algo ficar documentado nessas mídias por mim citadas? Não né, pois é. Deram corda para as tais comunidades e deu nisso.

T+
paulinho1971

Mensagempor spylinux » Qui Ago 04, 2016 4:51 pm

Olá galera,

Sei q a tempos não apareço por aqui, estava sobrecarregado de problemas por aqui, pessoais, saúde, etc, e tb tinha assumido um projeto do Manjaro Linux, quando o pessoal desanimou com o projeto da União RPM.

Não sei qual intenção de vocês com o fórum/site/blog atual do Mageia do Brasil, ainda mais q em breve teremos o lançamento do Mageia 6 (provável q setembro...), e com isso gostaria de deixar uma dica aqui...

No site do Manjaro Geek (www.manjaro-geek.org) notamos que o fórum estava sendo pouco usado, visitado...e com isso, resolvemos fazer um teste com uma nova ferramenta, q se assemelha à sites como o StackOverflow, com sistema de pergunta, votação de melhor resposta, usuários ganham pontos, etc.
Com isso, melhorou muito a visitação e interação dos usuários.

Vou deixar o link aqui do suporte do Manjaro Geek, caso queiram ver em funcionamento: LINK.

Abraço a todos!
spy
Meu blog sobre programação, linux e outras coisas nerds! Bill Jr Blog
@spylinux no IRC Freenode #mageia-br
Linux user: 526124
spylinux

Mensagempor macxi » Dom Ago 07, 2016 11:26 pm

spylinux escreveu:Olá galera,
Sei q a tempos não apareço por aqui, estava sobrecarregado de problemas por aqui, pessoais, saúde, etc, e tb tinha assumido um projeto do Manjaro Linux, quando o pessoal desanimou com o projeto da União RPM.
Não sei qual intenção de vocês com o fórum/site/blog atual do Mageia do Brasil, ainda mais q em breve teremos o lançamento do Mageia 6 (provável q setembro...), e com isso gostaria de deixar uma dica aqui...
No site do Manjaro Geek (http://www.manjaro-geek.org) notamos que o fórum estava sendo pouco usado, visitado...e com isso, resolvemos fazer um teste com uma nova ferramenta, q se assemelha à sites como o StackOverflow, com sistema de pergunta, votação de melhor resposta, usuários ganham pontos, etc.
Vou deixar o link aqui do suporte do Manjaro Geek, caso queiram ver em funcionamento: LINK.
Abraço a todos!
spy

Spylinux,
A redução da participação parece que é geral (atingindo vários fóruns), parece ser um fenômeno maior, que talvez esteja relacionado com aumento do uso de aparelhos móveis (celulares, tables etc) e a diminuição do uso de computadores (desktop e notebooks etc).
Mas nada impede de tentarmos outros formatos. Mas seria bom saber como se implementaria esse novo formato e quem poderia ajudar nisso.
macxi

Mensagempor spylinux » Seg Ago 08, 2016 11:41 am

macxi escreveu:
spylinux escreveu:Olá galera,
No site do Manjaro Geek (http://www.manjaro-geek.org) notamos que o fórum estava sendo pouco usado, visitado...e com isso, resolvemos fazer um teste com uma nova ferramenta, q se assemelha à sites como o StackOverflow, com sistema de pergunta, votação de melhor resposta, usuários ganham pontos, etc.
Abraço a todos!
spy

Spylinux,
A redução da participação parece que é geral (atingindo vários fóruns), parece ser um fenômeno maior, que talvez esteja relacionado com aumento do uso de aparelhos móveis (celulares, tables etc) e a diminuição do uso de computadores (desktop e notebooks etc).
Mas nada impede de tentarmos outros formatos. Mas seria bom saber como se implementaria esse novo formato e quem poderia ajudar nisso.

Olá @macxi,

Este é um app em PHP/mysql, opensource e gratuito. O q fizemos no manjaro-geek foi desativar o forum antigo deixando pra consulta e usar o novo formato, e as visitas aumentaram depois de divulgarmos no facebook.
Uma "estratégia" q temos usado é não responder todas perguntas pelo face, postando link do suporte pedindo pro membro do grupo postar a dúvida lá, pra q tenha mais movimentação.

O q vejo na verdade não é nem o aumento de uso de aparelhos móveis, mas sim o uso do facebook em si.
As pessoas esquecem q lá deveria ser uma ferramenta pra contactar amigos, família, etc, e usam como fonte de suporte, o que é incrivelmente ruim, pq a timeline vai correndo, os usuários NUNCA usam a busca nos grupos, e o pior: não existe indexação das respostas do grupo no google ou outros buscadores.
às vezes temos respostas para dúvidas super úteis de serem compartilhadas com a comunidade, mas quando alguém busca no google por uma resposta, não encontra pq ela está enterrada em algum grupo do face..

Abs
spy
Meu blog sobre programação, linux e outras coisas nerds! Bill Jr Blog
@spylinux no IRC Freenode #mageia-br
Linux user: 526124
spylinux

Próximo

Voltar para Off-topic