Conectiva SA está fechando tambem, junto com a Mandriva

Assuntos off-topic

Conectiva SA está fechando tambem, junto com a Mandriva

Mensagempor macxi » Ter Jun 30, 2015 12:28 pm

Pessoal,
Segundo o BR-Linux, outra lamentável notícia: a empresa brasileira Conectiva S.A. está fechando tambem, junto com a empresa francesa Mandriva:

Br-Linux - Conectiva SA está fechando e busca interessados em comprar direitos de apostilas e outros materiais - 30/06/2015
      No rastro do encerramento judicial da Mandriva na França, infelizmente a pioneira Conectiva SA também está encerrando suas atividades. No mesmo momento em que lamento a notícia, desejo sucesso aos colegas que buscam nessa liquidação de ativos a oportunidade de reunir recursos para o pagamento de suas próprias rescisões.
      Fui procurado por meus contatos administrativos na empresa, que estão em busca de interessados em adquirir alguns dos direitos e materiais durante essa fase de liquidação. Os fundos arrecadados serão empregados, primariamente, no pagamento das rescisões dos funcionários dessa fase final da companhia.
      Os itens à venda incluem:
      - Direitos do material de treinamento (apostilas de fundamentos do Linux, adm de sistemas I e II, adm de redes I e II, adm openldap e segurança)
      - Sistema Mentor para aplicação de prova online
      - Apostilas impressas em estoque (pouco mais de 700 apostilas)
      O e-mail p/ contato é rosiane@mandriva.com.br, ou pelo telefone (41) 3360-2629.
      As apostilas foram desenvolvidas internamente e passaram pelo cunho de grandes nomes da Conectiva. Eu ministrei vários dos treinamentos baseados nessas apostilas, e apreciava a qualidade da sua informação.
      Segundo meu contato, o material permanece bastante aceito no mercado, embora não sofra investimento há mais de 4 anos. A última atualização foi realizada em dezembro de 2013. Eles podem também oferecer a recomendação de um profissional que pode continuar atualizando e inserindo conteúdo ao material, e podem passar valores de venda do material dos últimos 4 anos para mostrar o potencial do material aos interessados.

Pessoal,

Eu fui usuário da distro Kurumim. Em busca de estabilidade, passei a usar a distro Conectiva e depois a Mandriva. Em 2010 foi criada a Mageia e em 2011 eu passei a usar a Mageia 1.
É uma pena que a empresa Conectiva feche. Eu achei que eles poderiam prosseguir sem os franceses. Mas parece que os russos não quiseram mais investir (ver aqui). Nem eles nem mais nenhum outro investidor. O curioso é que ainda em fevereiro de 2015 a empresa estava contratando funcionários:

E também é curioso que seja num momento em que há uma mobilização na Rússia e no Brasil e paises dos BRICs para fazer parcerias em relação ao desenvolvimento de software, e parecia que isso poderia beneficiar a Conectiva, como comentei no outro tópico sobre a venda da Mandriva.

Quem sabe esses mesmos funcionários não criam uma empresa e continuem a trabalhar com alguma distro, como fizeram os ex-funcionários da Mandriva, que em 2010 criaram a distro comunitária Mageia e continuam trabalhando com software livre com a empresa que vários deles criaram, que foi a Hupstream

Para quem quer ler um pouco sobre a história da Conectiva, a Wikipédia tem um bom resumo: Conectiva. e ver também:

- 1997 - Conectiva Parolin
      Imagem

- 2003 - Conectiva Linux 9 Professional
      Image

Image

macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil

Re: Conectiva SA está fechando tambem, junto com a Mandriva

Mensagempor Visitante 953 » Ter Jun 30, 2015 7:39 pm

Como disse o Will: "Não sei como você pode/consegue ser tão organizado Macxi?!!"

Com isso nos presenteia com tão vasto e importante material didático, informativo o porque não dizer histórico.

É começamos juntos ao menos em uma coisa:
macxi escreveu:Em 2010 foi criada a Mageia e em 2011 eu passei a usar a Mageia 1.

Fico indo e vindo mas acompanho com gosto essa história da Mageia, quando das outras acompanho apenas a história, já que muito dessa história é apenas ela que conheço.

T+
Visitante 953

Re: Conectiva SA está fechando tambem, junto com a Mandriva

Mensagempor macxi » Qua Jul 01, 2015 9:10 am

Creto,
Para destacar algum parágrafo do texto eu uso o código list que está na barra de ferramentas. Acho que isso ajuda a organizar o texto.

Pessoal,
Se a falência da Conectiva confirmada, pois ainda não há nenhum comunicado oficial nem desmendito, eu aproveito para relembrar o post do Blog Mandriva Oficial do ano de 2007, em que a Mandriva, ainda como distro comercial, tinha dificuldades financeiras, e então foi publicado esse blog, que infelizmente não tenho o original, pois todas as postagens antigas da Mandriva sumiram, mas eu traduzi no wiki da MandrivaBrasil e ainda está lá, desde aquela época. O texto faz uma desabafo de que só a RedHat consegue ganhar dinheiro com o Linux, as outras distro comerciais, já naquela época, estavam perdendo dinheiro. Eu penso que é muito difícil ganhar dinheiro em qualquer área. O software livre tem muitos desafios para isso, e penso que o modelo colaborativo, de distro comunitária é o mais adequado para o linux.

Blog Mandriva - abril de 2007
      Tough - Being a commercial Linux distribution editor is tough
      Resistente - Ser um editor de distribuição comercial Linux é difícil

Existem alguns editores comerciais de distribuição Linux do mundo: Red Hat, Novell/Suse, Turbolinux, Mandriva, Ubuntu/Canonical, Linspire, Xandros, Red Flag, CS2C e Sun Wah para citar os principais.
      Sim, sim, eu coloco o Ubuntu/Canonical na lista (o que é uma blasfêmia) e será elaborado em um post mais adiante sobre o porque eu faço isso.
      Claro, eu não coloco o Debian nele, que é uma verdadeira comunidade baseada em distribuição linux não comercial.
      Para meu conhecimento, as únicas companhias na lista, que realmente publicam seus números financeiros são Red Hat, Mandriva e TurboLinux.

* Red Hat tem suas ações negociadas na Nasdaq, em Nova York
        * Turbolinux tem suas ações negociadas no mercado Hercules em Tóquio
        * Mandriva tem suas ações negociadas na Euronext Marcha © Libre, em Paris.
      Portanto, para esses três, nós sabemos. Para os outros, acho que ou aceitamos ou acreditamos no que eles dizem (se eles disserem alguma coisa). Pode-se fazer um ponto (uma observação) de que a Novell/Suse também é listada, mas a suas atividades no espaço de Linux/Open Source é uma divisão dentro de uma empresa muito maior. Então, eles estão livres para definir ou não o que se passa lá dentro, e eu permanecerei céptico sobre os seus números reais.
      Para além do meu conhecimento, a única empresa a ganhar dinheiro é Red Hat.
      Naturalmente, é possível que a Novell/Suse se tornará rentável graças à generosidade de US $ 320M fornecido pela Microsoft, mas é a minha conjectura, a videira (grapevine) me diz que, sem isso eles não são rentáveis.
      Ambos Turbolinux e Mandriva mostraram perdas nos seus relatórios último exercício. Ambos cobrem uma grande parte dos seus gastos com suas receitas, mas não o suficiente para ser rentável.
      Eu entendo que todos os outros estão realmente perdendo dinheiro. Eu ficarei feliz se a publicação dos resultados da auditoria mostra que eu estou errado.

* Tanto quanto sei, os três players chineses manter seus cartões perto de seu peito, mas estão a perder dinheiro.
        * A última vez que tive informações sobre Linspire, foi perdendo dinheiro.
        * Não tenho certeza de Xandros, mas eu acho que eles estão perdendo dinheiro (a menos que Andy me diga de maneira diferente).
        * E aí, novamente, na ausência de resultados publicados e com base no meu entendimento, eu teria a que conjectura de que o Ubuntu/Canonical é a vencedora em termos de prejuízos, uma vez que não tem praticamente nenhuma receita e despesas pesadas.
      Onde é que isto nos deixa: todo mundo está perdendo dinheiro, por isso é um negócio difícil e ninguém, além da Red Hat, pode afirmar qual a solução e o modelo de negócios ideal.
      Fonte: Blog Mandriva Texto Original: Tough - Being a commercial Linux distribution editor is tough - de 03 de abril de 2007

O único registro ainda acessível deste texto está no site TuxMachine, num post de 2007, com um resumo do post da Mandriva, e com o link para o site oficial da Mandriva:

Blog TuxMachine.Org - Being a commercial Linux distribution editor is tough. Source: Blog Mandriva - 3rd of April 2007
        There are a few commercial Linux distribution editors in the world: Red Hat, Novell/Suse, Turbolinux, Mandriva, Ubuntu/Canonical, Linspire, Xandros, Red Flag, CS2C and Sun Wah to name the key ones.
        Yes, yes, I do put Ubuntu/Canonical in the list (what a blasphemy) and will elaborate in a further post on why I do so. Of course, I do not put Debian in there, which is a true community based non commercial distribution.
        To my knowledge, the only companies in that list which actually publish their financial numbers are Red Hat, Turbolinux and Mandriva.
        Further to my knowledge, the only company making money is Red Hat
      Tradução automática:

Blog TuxMachine.Org - Ser um editor distribuição Linux comercial é difícil. Fonte: Blog Mandriva 03 de Abril de 2007
        Há alguns editores comerciais de distribuição Linux do mundo: Red Hat, Novell / Suse, TurboLinux, Mandriva, Ubuntu / Canonical, Linspire, Xandros, Red Flag, CS2C e Sun Wah para citar os mais importantes.
        Sim, sim, eu colocar Ubuntu / Canonical na lista (o que é uma blasfêmia) e irá elaborar em um outro post sobre por que fazê-lo. Claro, eu não colocar Debian lá, o que é uma distribuição comercial não com base verdadeira comunidade.
        Para meu conhecimento, as únicas empresas em que lista o que realmente publicar seus números financeiros são Red Hat, Mandriva e Turbolinux.
        Além disso a meu conhecimento, a única empresa a ganhar dinheiro é Red Hat.
macxi

Voltar para Off-topic