KDE4 inspirado no Unity (Mageia 4)

Poste aqui os screenshots do seu desktop, papéis de parede do mageia e converse sobre temas de ícones e gerenciador de janelas.Mostre aqui a sua veia de artista.

KDE4 inspirado no Unity (Mageia 4)

Mensagempor rihoem » Ter Fev 18, 2014 3:55 pm

Mesmo depois de ter abandonado o Ubuntu com Unity, tive que trazer ao KDE alguns elementos dessa interface que me agradaram bastante. Entre eles, o painel principal colocado verticalmente, e um menu superior para as opções dos aplicativos. O menu superior é feito através do appmenu-qt, disponível nos repositórios do Mageia. Infelizmente ele só funciona com aplicativos em QT.

Image

O estilo que estou usando é o oxygen-transparent, que felizmente está disponível nos repositórios do Mageia também (antes precisava compilar por conta própria). Também só se aplica a programas QT, e apresenta alguns problemas em alguns deles, mas no geral funciona bem e não consome muitos recursos.

Image

O lançador de aplicativos é o programa Homerun, que visualmente e funcionalmente é parecido com o Dash do Unity, mas na minha opinião é bem mais leve e responsivo.

Image

O tema em geral está com uma mistura de cores escuras para os widgets e cores claras para os aplicativos em si. Eu gosto para dar contraste entre os programas e a área de trabalho, mas na verdade ainda não encontrei um esquema de cores escuras para o KDE que não tivesse problema (geralmente as fontes ficam "invisíveis" ou com problemas diversos ao usar aplicativos gtk...).

Espero que tenham gostado da dica. Sempre preferi desktops limpos e organizados, por isso me apaixonei pelo Unity. Infelizmente ele tinha sua dose de problemas, e o KDE, sendo extremamente configurável, se mostrou um bom lugar para fazer experimentações :D
rihoem
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia

Re: KDE4 inspirado no Unity (Mageia 4)

Mensagempor filipesaraiva » Ter Fev 18, 2014 4:45 pm

Que massa heim rihoem, ficou bacana. Vi pelas imagens que você deixou o takeoff ali do lado, que é uma alternativa ao homerun. Há ainda um terceiro lançador fullscreen, o SimpleWelcome (pacote plasma-applet-simplewelcome), o mesmo do Mandriva Hydrogen/OpenMandriva/Rosa.

Eu estou muito feliz com a receptividade desses lançadores fullscreen, sabia que o pessoal ia gostar mas não imaginava que fosse tanto. Estou preparando um post sobre isso no meu blog pra essa semana.
filipesaraiva
Super Mago Mageia
Super Mago Mageia

Mensagempor rihoem » Ter Fev 18, 2014 5:15 pm

Na verdade é o Lancelot, parecido com o lançador tradicional. Por algum motivo ele está com o mesmo ícone do takeoff, por isso a confusão :P

O takeoff eu testei também, mas não gostei muito da organização. E ele não respondeu tão rápidamente aos comandos como o homerun, por isso preferi este. Baixei agora o simplewelcome e achei muito bonito. É uma excelente opção para deixar como padrão para usuários novatos, pois é simples e super intuitivo. Você sabe se há opções de configuração para ele? Por algum motivo ele não consegue se sobrepor às janelas (fica sempre abaixo de tudo), e queria ver se há mais opções de aparência.

Quando tiver seu post, compartilhe aqui.
rihoem
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia

Mensagempor filipesaraiva » Ter Fev 18, 2014 6:24 pm

rihoem escreveu:Na verdade é o Lancelot, parecido com o lançador tradicional. Por algum motivo ele está com o mesmo ícone do takeoff, por isso a confusão :P

Verdade, pelo jeito eles tem o mesmo ícone.

rihoem escreveu:Baixei agora o simplewelcome e achei muito bonito. É uma excelente opção para deixar como padrão para usuários novatos, pois é simples e super intuitivo. Você sabe se há opções de configuração para ele?

Infelizmente, ele não tem qualquer configuração. :\

rihoem escreveu:Por algum motivo ele não consegue se sobrepor às janelas (fica sempre abaixo de tudo), e queria ver se há mais opções de aparência.

Obrigado, não havia percebido esse problema. De acordo com https://qa.mandriva.com/show_bug.cgi?id=64369 você deve ir em Configurar sua Sessão -> Comportamento da Janela -> Comportamento da Janela -> alterar "Prevenção de Captura de Foco" para "nenhum".

(Em inglês: KDE System Settings -> Windows Behavior -> Windows Behaviour -> set "focus" option to "none").

Fiz aqui e deu certo. Acho que isso é um problema do SimpleWelcome, porque os outros lançadores estão normais.

rihoem escreveu:Quando tiver seu post, compartilhe aqui.

Concertezamente! ;)
filipesaraiva
Super Mago Mageia
Super Mago Mageia

Mensagempor asghan » Sex Fev 21, 2014 12:06 pm

Sinceramente isso ajuda aos usuários acostumados com o Unity a migrar para o kde, pelo menos no meu caso
asghan
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia

Mensagempor rihoem » Sex Fev 21, 2014 6:45 pm

filipesaraiva escreveu:
Obrigado, não havia percebido esse problema. De acordo com https://qa.mandriva.com/show_bug.cgi?id=64369 você deve ir em Configurar sua Sessão -> Comportamento da Janela -> Comportamento da Janela -> alterar "Prevenção de Captura de Foco" para "nenhum".

(Em inglês: KDE System Settings -> Windows Behavior -> Windows Behaviour -> set "focus" option to "none").

Fiz aqui e deu certo. Acho que isso é um problema do SimpleWelcome, porque os outros lançadores estão normais.

Valeu pela dica :v . Realmente resolveu.
Mas usando um pouco esses lançadores, percebi algumas limitações. O homerun até permite criar um grupo de programas favoritos para ter sempre na sua tela principal , mas o simplewelcome parece não ser capaz de fazer isso. Ele até mostra os aplicativos usados recentemente, mas não é a mesma coisa. Se bem que, pela proposta do programa, parece ser o suficiente para a maioria dos usuários. Além disso, ele possui um recurso extra: o timeframe. Não testei ainda a integração com o facebook, mas fiquei bastante intrigado com esse recurso.

asghan escreveu:Sinceramente isso ajuda aos usuários acostumados com o Unity a migrar para o kde, pelo menos no meu caso

Com certeza. A personalização sempre foi um ponto forte dos desktops para Linux, especialmente o KDE. Infelizmente ainda não achei um widget que imita completamente o menu superior do Unity (que unifica os ícones de notificação e os menus dos aplicativos). Até é possível criar um novo painel, com menor espessura, e deixar a área de notificação nele (junto de outros widgets, para imitar os indicadores, relógio, etc), mas o menu dos aplicativos continuaria "separado" no appmenu-qt.

Se alguém quisesse um ambiente mais similar ao unity, teria que criar um widget que juntasse o appmenu com a área de notificação. Felizmente o painel lateral e a Dash já são facilmente imitáveis :D
rihoem
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia

Mensagempor rihoem » Ter Fev 25, 2014 11:43 pm

Hoje me deparei com algo interessante para o que estamos discutindo neste tópico. No kde-look.org, há um projeto chamado Plasma Panels Collection. Pelo que entendi, ele fornece um desktop com docks parecidos com o gnome2/mac/unity, inclusive com o appmenu e um painel parecidos com o menu superior do unity.

http://kde-look.org/content/show.php/Pl ... ent=147589

Não instalei aqui pois parece experimental demais. Talvez numa sessão limpa do KDE, com outro usuário, fosse mais seguro testar. Mas para mim não é prioridade. Só fica a dica :)
rihoem
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia

Mensagempor Visitante 953 » Qua Fev 26, 2014 10:31 am

Bem, eu como bom KDElófilo jamais mexeria a esse ponto no meu KDE que já belo e maleável por natureza ("diga-se:") própria, agora quero me explicar:

Não tenho nada contra nem que deixem seus desktops iguais a um MAC, mas para mim é tirar a beleza natural do KDE.

Pensamento sobre "um" ponto de vista: o meu.

T+
Visitante 953

Mensagempor rihoem » Qua Fev 26, 2014 10:37 am

creto escreveu:Bem, eu como bom KDElófilo jamais mexeria a esse ponto no meu KDE que já belo e maleável por natureza ("diga-se:") própria, agora quero me explicar:

Não tenho nada contra nem que deixem seus desktops iguais a um MAC, mas para mim é tirar a beleza natural do KDE.

Pensamento sobre "um" ponto de vista: o meu.

T+

Com certeza. KDE tem seu jeito, sua aparência tradicional, assim como cada ambiente, e cada um é bom no que faz.

Deixar o KDE mais parecido com o Unity é mais para usuários que estão migrando de ambiente, para diminuir a curva de aprendizado. Ou para doidos como eu, que não conseguem deixar o sistema com a mesma aparência por muito tempo :D . Daqui a algumas semanas provavelmente estarei com o KDE do jeito tradicional, ou talvez parecido com algum outro ambiente diferente por aí :P
rihoem
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia

Voltar para Galeria de arte do Mageia