Regras Gerais do fórum Mageia do Brasil

Assuntos, normas e avisos relacionados com este fórum.

Re: Regras Gerais do fórum Mageia do Brasil

Mensagempor hugoleal85 » Seg Mai 13, 2013 8:57 am

Pessoal,

Sinceramente não estou entendendo o porquê deste debate. Deixa ver se entendi:

Frater,

Como disse o Creto (e também já afirmei em outro tópico), as Regras são determinadas pela equipe de administração com o auxílio dos moderadores. Obviamente, nós lemos e analisamos todas as propostas colocadas pelos demais membros da comunidade, inclusive várias delas já foram adotadas tanto aqui como no antigo Fórum Mageia.

Sendo assim, não estou entendendo o que você está querendo, qual a intenção deste seu pedido por maior participação dos demais usuários nesta área. Você está propondo que as Regras sejam livremente editadas por todos os usuários, como uma espécie de Wiki? Se isso for, é um completo absurdo!

Regras têm que ser determinadas pelos responsáveis pelo Fórum, pelo óbvio motivo que são eles que irão julgar as transgressões além de ter que responder em nome deste.

Por que não economiza um pouquinho dessa energia sendo gasta por aqui, direcionando-a para onde o Fórum está realmente precisando (em especial a nossa recém-criada WIKI).

Abraço.
Meu blog
Novato aqui no Fórum? Leia as Regras Gerais do Fórum Mageia do Brasil.

Imagem
hugoleal85
Colaborador Senior Mageia

Mensagempor fraterlinux » Seg Mai 13, 2013 9:26 am

hugoleal85,

Se rever com calma notará que o que eu o geraldow e mais alguns membros que me escreveram é poder participar de forma mais aberta. A forma como moderam lembra uma empresa. Eu já abandonei o Mandriva por causa dessa postura empresarial. Em nenhum momento eu disse para ter regras como uma wiki aberta para edição de todo membro a todo momento. Porém, já que começamos um novo fórum porque pegar uma regra pronta do aptosid e aplicar aqui mudando apenas os nomes? Por que não podemos antes de fechar o tópico abrir para sugestões, dicas e aprimoramento para realmente ter nossa cara? A cara da comunidade brasileira que usa Mageia! Se vocês querem um "clube do bolinha" estão conseguindo, pois estão apenas nos desmotivando...
Na sociedade os funcionários públicos são também conhecidos por servidores públicos pois seu papel é servir a sociedade e não a si mesmos... Os políticos foram eleitos não para fazerem o que quiserem, mas para representarem a população. Pergunto mais uma vez, qual a razão de existir deste fórum, servir a comunidade de usuários Mageia no Brasil ou apenas fazer um "clube do bolinha"?
De liberdade para as pessoas participarem e contribuírem no seu tempo livre e terá cada vez mair participação e ajuda. Comece a exigir onde deve ser feita a contribuição e cada vez vais apenas afastar membros com potencial para auxiliar no fórum...
fraterlinux
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia

Mensagempor hugoleal85 » Seg Mai 13, 2013 10:08 am

De liberdade para as pessoas participarem e contribuírem no seu tempo livre e terá cada vez mair participação e ajuda?

De que falta de liberdade você está falando? Você está aqui, de forma totalmente livre e democrática, discutindo suas opiniões e colocando seu ponto de vista. Digo e repito, as Regras implantadas são um guia, porém não são imutáveis e eternas. Foram implantadas devido a necessidade óbvia de termos um conjunto de normas que controlem e indiquem punições a comportamentos inadequados por parte dos usuários.

Até agora só vi barulho sendo feito, porém não li uma única sugestão de alteração ou melhoria para análise da equipe de administração.
Meu blog

Imagem
hugoleal85

Mensagempor malvescardoso » Seg Mai 13, 2013 10:16 am

Não tenho a intenção de por mais lenha na fogueira, mas não posso me abster de opinar num caso como este.

Cada pessoa tem um papel importante, mas distinto numa comunidade. Em qualquer fórum, o administrador é o cara responsável pela organização geral. E isso implica em estabelecer normas e regras para esse fim. Isso é um ônus, não um privilégio ou manisfestação de poder; é puro trabalho.

As regras, mais cedo ou mais tarde, têm de aparecer. Que bom que brotaram das mãos de uma pessoa reconhecida por sua contribuição ao "Mundo Linux", como o nosso amigo Paulo “Creto” Corrêa. Belo trabalho, companheiro.

Falou-se em “transparência”... Não vi em quê não a tivemos aqui. As regras foram expostas a todos, em fórum aberto a todos, sem bloqueios a postagens e respostas e todos estão opinando e expondo suas ideias. Lembremo-nos também que há uma sala própria para expormos nossas críticas e sugestões, que, aliás, é o ambiente mais favorável para este tipo de discussão. Todos têm direito aqui de opinar e, ao meu ver, esse direito não foi violado em nenhum momento. O que o Paulo fez foi meramente lançar a fundação; as paredes, a comunidade ergue. Que bom que já temos um “norte”.

Como bem citado pelo Hugo, à Administração cabem as decisões em áreas críticas do Fórum e nem tudo poderá ser discutido com a comunidade, pois chamamos de “críticas” as decisões que necessitam de agilidade, por exemplo. Imaginem se absolutamente tudo tiver de ser discutido: cada um com sua opinião, a Administração levando semanas para chegar a um ponto comum nas opiniões... Nada urgente irá se resolver. Assim também com as regras. Cabe então à comunidade apontar onde as regras, que já existem, podem ser aperfeiçoadas e os administradores procedem com as melhorias. O que, de fato, há de errado nesse processo?

Mais uma vez, parabéns, meu caro Creto. Boa iniciativa.

Fiquem com Deus.
Nada é maior que a misericórdia e o amor de Deus!
malvescardoso
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil

Mensagempor geraldow » Seg Mai 13, 2013 10:18 am

hugoleal85, até agora não estamos discutindo as regras, estamos discutindo isso aqui:

Nesse caso não debati com os companheiros e inseri as regras gerais adaptadas das regras do fórum aptosid Brasil

Ou seja, estamos discutindo o funcionamento do fórum. Mas já compreendi o seu posicionamento e, mesmo divergindo de você, acho legal a sua postura de debater de forma respeitosa e cordial.

Como já disse em outros tópicos, estou aguardando a manifestação dos demais membros da equipe de administração.

Um abraço!
geraldow

Mensagempor geraldow » Seg Mai 13, 2013 10:32 am

malvescardoso escreveu:Não tenho a intenção de por mais lenha na fogueira, mas não posso me abster de opinar num caso como este.

Cada pessoa tem um papel importante, mas distinto numa comunidade. Em qualquer fórum, o administrador é o cara responsável pela organização geral. E isso implica em estabelecer normas e regras para esse fim. Isso é um ônus, não um privilégio ou manisfestação de poder; é puro trabalho.

As regras, mais cedo ou mais tarde, têm de aparecer. Que bom que brotaram das mãos de uma pessoa reconhecida por sua contribuição ao "Mundo Linux", como o nosso amigo Paulo “Creto” Corrêa. Belo trabalho, companheiro.

Falou-se em “transparência”... Não vi em quê não a tivemos aqui. As regras foram expostas a todos, em fórum aberto a todos, sem bloqueios a postagens e respostas e todos estão opinando e expondo suas ideias. Lembremo-nos também que há uma sala própria para expormos nossas críticas e sugestões, que, aliás, é o ambiente mais favorável para este tipo de discussão. Todos têm direito aqui de opinar e, ao meu ver, esse direito não foi violado em nenhum momento. O que o Paulo fez foi meramente lançar a fundação; as paredes, a comunidade ergue. Que bom que já temos um “norte”.

Como bem citado pelo Hugo, à Administração cabem as decisões em áreas críticas do Fórum e nem tudo poderá ser discutido com a comunidade, pois chamamos de “críticas” as decisões que necessitam de agilidade, por exemplo. Imaginem se absolutamente tudo tiver de ser discutido: cada um com sua opinião, a Administração levando semanas para chegar a um ponto comum nas opiniões... Nada urgente irá se resolver. Assim também com as regras. Cabe então à comunidade apontar onde as regras, que já existem, podem ser aperfeiçoadas e os administradores procedem com as melhorias. O que, de fato, há de errado nesse processo?

Mais uma vez, parabéns, meu caro Creto. Boa iniciativa.

Fiquem com Deus.

Olá malvescardoso!

Que bom que mais alguém está entrando nessa discussão! Você colocou bem alguns pontos. Entendo a necessidade de agir rápido em áreas críticas, mas não é isso que está em questão aqui. O que está em questão é poder discutir o fórum.

O que eu não entendi foi a mudança de postura da moderação (especificamente do moderador Creto, que sim, tem contribuído para a comunidade linux) de não querer discutir as coisas. Eu fiquei com a impressão de que não poderia questionar nada. Pareceu que ou aceitava tudo ou ia embora. Fiz um questionamento e recebi em troca agressividade e não entendi. Gostaria que me esclarecessem e estou aberto a ser corrigido caso tenha me equivocado em algum ponto. Fiz perguntas objetivas mas não recebi respostas diretas. Apenas quando o hugoleal85 entrou na conversa que algo foi respondido.

Veja esses tópicos aqui e tire suas conclusões sobre o que estou falando:
viewtopic.php?f=4&t=94
viewtopic.php?f=32&t=87

Um abraço!
geraldow

Mensagempor hugoleal85 » Seg Mai 13, 2013 10:44 am

geraldow escreveu:O que eu não entendi foi a mudança de postura da moderação (especificamente do moderador Creto, que sim, tem contribuído para a comunidade linux) de não querer discutir as coisas. Eu fiquei com a impressão de que não poderia questionar nada. Pareceu que ou aceitava tudo ou ia embora. Fiz um questionamento e recebi em troca agressividade e não entendi. Gostaria que me esclarecessem e estou aberto a ser corrigido caso tenha me equivocado em algum ponto. Fiz perguntas objetivas mas não recebi respostas diretas. Apenas quando o hugoleal85 entrou na conversa que algo foi respondido.

http://mageiadobrasil.com.br/forum/view ... p?f=4&t=94
http://mageiadobrasil.com.br/forum/view ... ?f=32&t=87

Um abraço!

Não há qualquer mudança de postura por parte da moderação, vocês continuam tendo toda a liberdade para questionar, indicar melhorias e realizar críticas construtivas. Essa é a filosofia do software-livre, com o qual o Fórum Mageia está em total sintonia.

Em relação as perguntas objetivas e sugestões de melhorias feitas por você, gostaria que nos indicasse quais foram elas? Até agora só vi questionamentos em relação a forma com as Regras foram implantadas, porém nada de objetivo em relação aos pontos explicitados por lá. Aliás, o que não dá pra entender são afirmações como essa abaixo, que você fez no primeiro tópico indicado acima:
"O moderador Creto disse que esse fórum será gerido de forma ditatorial".

Li todos os posts em nenhum deles vi o Creto afirmar isso. O que vi foi o inverso, membros acusando não só ele, como os demais membros da equipe, de agirem como ditadores.
Meu blog

Imagem
hugoleal85

Mensagempor geraldow » Seg Mai 13, 2013 11:05 am

hugoleal85 escreveu:
geraldow escreveu:O que eu não entendi foi a mudança de postura da moderação (especificamente do moderador Creto, que sim, tem contribuído para a comunidade linux) de não querer discutir as coisas. Eu fiquei com a impressão de que não poderia questionar nada. Pareceu que ou aceitava tudo ou ia embora. Fiz um questionamento e recebi em troca agressividade e não entendi. Gostaria que me esclarecessem e estou aberto a ser corrigido caso tenha me equivocado em algum ponto. Fiz perguntas objetivas mas não recebi respostas diretas. Apenas quando o hugoleal85 entrou na conversa que algo foi respondido.

viewtopic.php?f=4&t=94
viewtopic.php?f=32&t=87

Um abraço!

Não há qualquer mudança de postura por parte da moderação, vocês continuam tendo toda a liberdade para questionar, indicar melhorias e realizar críticas construtivas. Essa é a filosofia do software-livre, com o qual o Fórum Mageia está em total sintonia.

Em relação as perguntas objetivas e sugestões de melhorias feitas por você, gostaria que nos indicasse quais foram elas? Até agora só vi questionamentos em relação a forma com as Regras foram implantadas, porém nada de objetivo em relação aos pontos explicitados por lá. Aliás, o que não dá pra entender são afirmações como essa abaixo, que você fez no primeiro tópico indicado acima:
"O moderador Creto disse que esse fórum será gerido de forma ditatorial".

Li todos os posts em nenhum deles vi o Creto afirmar isso. O que vi foi o inverso, membros acusando não só ele, como os demais membros da equipe, de agirem como ditadores.

hugoleal85, obrigado por responder.

A minha primeira indagação foi sobre quem decidiu pela criação de um novo fórum. Não vi nenhum debate sobre isso com a comunidade. Isso não me foi respondido.

A minha segunda indagação foi sobre o funcionamento desse fórum. Isso você mesmo respondeu.

A minha terceira indagação foi sobre se este fórum possui algum (ou alguns) donos, se sim, quem são eles e se eles possuem algum contrato de exclusividade com a comunidade Mageia internacional. Isso não foi respondido.

Durante os debates, eu questionei a postura agressiva do moderador Creto. Ressalto que não conheço e não tenho nada contra ele nem questiono sua colaboração com a comunidade linux. Não gostei da forma como ele me tratou, eu me senti ofendido. Procurei não ser ofensivo em nenhum momento, mas fui ofendido. Procurei mostrar para o moderador Creto a sua agressividade, mas ele disse que não iria discutir.

Por fim, o moderador Creto escreveu o seguinte:
Na casa, na escola, em tudo é ditadorial e eu cansei de debater sobre regras que para mim tem sim que ter em qualquer cosa, senão realmente não será um forum sera uma avacalhação;
. Por isso entendi que ele estava defendendo um posicionamento ditatorial. Eu me manifestei contra esse posicionamento, mas ele não respondeu. Depois me chamou de hipócrita e não me disse o porquê. Para mim essa não é a postura correta de um moderador, a despeito de contribuir muito com a comunidade linux. Todos estão sujeitos a erros e penso que ele errou nesse caso.

Essas são as minhas questões. Concordo que elas não são técnicas nem diretas como "Convertendo vídeos com o ffmpeg", mas não acho que elas sejam desprezíveis, assim como são importantes as questões técnicas.
geraldow

Mensagempor hugoleal85 » Seg Mai 13, 2013 11:29 am

Respondendo as perguntas que você me dirigiu:

geraldow escreveu:hugoleal85, obrigado por responder.
A minha primeira indagação foi sobre quem decidiu pela criação de um novo fórum. Não vi nenhum debate sobre isso com a comunidade. Isso não me foi respondido.

Leia o tópico abaixo, o qual responde essa sua indagação:
http://209.188.4.74/~mageiso/forum/viewtopic.php?f=2&t=42&p=366&sid=16335d2fe16bb4699c40d520c9c7b0a7&sid=16335d2fe16bb4699c40d520c9c7b0a7#p352

geraldow escreveu:A minha segunda indagação foi sobre o funcionamento desse fórum. Isso você mesmo respondeu.

Ok, então.

geraldow escreveu:A minha terceira indagação foi sobre se este fórum possui algum (ou alguns) donos, se sim, quem são eles e se eles possuem algum contrato de exclusividade com a comunidade Mageia internacional. Isso não foi respondido.

Acredito que a resposta a esta pergunta também esteja no tópico que indiquei mais acima.
Meu blog

Imagem
hugoleal85

Mensagempor fraterlinux » Seg Mai 13, 2013 11:34 am

hugoleal85,

Partindo do pressuposto que ditador é quem dita as regras e que vocês deixaram bem claro que o papel da administração/moderação é ditar as regras, onde está uma falsa acusação?
fraterlinux
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia

AnteriorPróximo

Voltar para Painel de avisos