Código de Conduta da Mageia.Org (internacional)

Assuntos, normas e avisos relacionados com este fórum.

Código de Conduta da Mageia.Org (internacional)

Mensagempor macxi » Ter Mai 07, 2013 2:21 am

(tópico copiado do fórum Mageiabr antigo)

Pessoal,

Copio abaixo o "Código de Conduta da Mageia", que está no site Mageia, que define direções para o bom rumo das discussões e relacionamentos nesta nossa comunidade.

Boa leitura :)



_________________________________________________________


    Mageia | Código de Conduta

    O projeto mageia é uma comunidade vibrante, aberta a todos. Queremos que esta comunidade seja um lugar agradável para novos e atuais membros, onde todos se sintam confortáveis e aceito, seja qual for a quantidade eo tipo de suas contribuições.

    Na Comunidade mageia, participantes de todo o mundo se reúnem para criar um sistema operacional Software Livre. Isto é possível graças ao apoio, trabalho duro e entusiasmo de milhares de pessoas, incluindo aquelas que criam e usam mageia, bem como outros membros do projeto Software Livre.

    Este documento oferece algumas orientações para que os participantes mageia possam cooperar de forma eficaz num ambiente positivo e inspirador, e explicar como podemos apoiar uns aos outros.

    Este Código de Conduta é compartilhado por todos os colaboradores e os usuários que se envolvem com o Projeto Mageia e serviços de sua comunidade.
    Resumo

    Este Código de Conduta apresenta uma síntese dos valores comuns e o "senso comum" a pensar na nossa comunidade. Os imperativos sociais básicos que sustentam o nosso projecto em conjunto incluem:

    * Ser atencioso,
    * Ser respeitoso,
    * Ser colaborativo,
    * Ser pragmático,
    * Ajudar aos outros na comunidade,
    * Buscar ajuda dos outros na comunidade.

    Este Código de Conduta reflete as normas acordadas de comportamento para os membros da Comunidade Mageia, em qualquer fórum, mailing list, wiki, site, canal de IRC, reunião pública ou na sua correspondência privada, no âmbito do Projecto Mageia e seus serviços. A comunidade age de acordo com as normas escritas neste Código de Conduta e defenderá estas normas em benefício da comunidade. Líderes de toda a Equipe Mageia tem o direito de suspender o acesso de qualquer pessoa que insiste em quebrar nosso código de conduta comum ou, se necessário, o problema pode ser rediscutido e levado ao conhecimento do Conselho Mageia para uma decisão final.

    Ser Atencioso.

    As suas ações e trabalhos afetarão e serão usadas por outras pessoas. Por outro lado, vocês dependerão do trabalho e ações de outras pessoas. Qualquer decisão que tomem afetará os outros membros da comunidade, e esperamos que levem em consideração tais conseqüências ao tomar decisões.

    Como colaborador certifique-se de reconhecer plenamente o crédito do trabalho dos outros e tenha em mente como as suas alterações podem afetar aos outros. Também se espera que você tente seguir o cronograma e as orientações do projeto.

    Como um usuário, lembre-se que os colaboradores trabalham duro em suas contribuições para Mageia e se sentem muito orgulhos disso. Se você ficar frustrado com uma questão em particular, é mais provável que seus problemas seja resolvidos se você puder dar informações precisas e de forma bem-educada para todos os interessados.

    Ser Respeitoso.

    Para que a comunidade Mageia possa se manter saudável, seus membros devem se sentir confortável e aceitos. Tratar o outro com respeito é absolutamente necessário para que isso seja alcançado. Se qualquer divergência ocorrer, primeiro você deve assumir que as pessoas são bem intencionadas.

    Não toleramos ataques pessoais, racismo, sexismo ou qualquer outra forma de discriminação. As divergências ocasionais são inevitáveis, mas o respeito pela opinião dos outros resultará, a longo prazo, que as suas opiniões também sejam respeitadas. O respeito às outras pessoas, aos seus trabalhos, contribuições e agindo com boa intenção, fará com que os membros da comunidade se sintam confortáveis e seguros, resultando em motivação e produtividade.

    Esperamos que os membros da nossa comunidade sejam respeitosos quando estiverem lidando com outros colaboradores, usuários e comunidades. Lembre-se que Mageia é um projeto internacional e que podem não ter consciência de aspectos importantes de outras culturas.

    Ser Colaborativo.

    O Movimento pelo Software Livre depende da colaboração: ela ajuda a reduzir a duplicação de esforços, melhorando a qualidade do software produzido. A fim de evitar mal-entendidos, tentar ser claro e conciso ao solicitar ou oferecer ajuda. Lembre-se que é fácil interpretar mal os emails (principalmente quando eles não são escritos na sua língua materna). Peça esclarecimentos se algo não lhe parece claro, lembre-se a primeira regra - em primeiro lugar, assumir que as pessoas são bem intencionadas.

    Como colaborador, você deve ter como objetivo colaborar com outros membros da comunidade, bem como com outras comunidades (projetos upstream, por exemplo) que está interessado nele, ou que depende do trabalho que você faz. Seu trabalho deve ser transparente e ser adado retorno para a comunidade o mais rapidamente possível (mesmo quando não totalmente concluída). Se você deseja trabalhar em algo novo em projetos existentes, mantenha as equipe do projeto informada de suas idéias e do seu progresso.

    Nem sempre ser possível se chegar a um consenso sobre a aplicação de uma idéia, portanto, não se sintam obrigados a conseguir isso antes de começar. No entanto, certifique-se sempre manter o mundo exterior informado sobre o seu trabalho e publique-o para permitir aos outros fazerem testes, discutir e contribuir para o seu trabalho. .

    Os colaboradores de todos os projetos vêm e vão. Quando você deixar ou se desengajar de um projeto, no todo ou em parte, deve fazê-lo com orgulho sobre o que você conseguiu, e agindo com responsabilidade em relação aos outros que virão depois de vocês para continuar trabalhando no projeto.

    Como um usuário, suas opiniões, comentários e sugestões são importantes, assim como a forma em elas são apresentadas. Os comentários mal formulados podem causar dor e desmotivação nos outros membros da comunidade, mas uma discussão ponderada dos problemas pode obter resultados positivos. Uma palavra de incentivo, de encorajamento, de apoio faz maravilhas.

    Ser Pragmático.

    Mageia é uma comunidade pragmática.

    Valorizamos mais os resultados concretos, viaveis, do que ter a última palavra em uma discussão. Defendemos os nossos valores fundamentais, a liberdade e a colaboração respeitosa, mas não permitimos que as discussões sobre questões menores nos impeçam de alcançar resultados mais importantes.

    Estamos abertos a sugestões e as soluções são bem-vindas, independentemente da origem. Quando houver dúvida, se deve apoiar a solução que ajuda as coisas a serem feitas, ao invés de uma que tem méritos teóricos, mas que não está sendo implementada. Utilize as ferramentas e métodos que ajudam a fazer o trabalho. Deixe que as decisões sejam tomadas por aqueles que fazem o trabalho. Se surgir algum problema que lhe pareça inconciliável, consulte o líder da equipe em causa. Se necessário, o Conselho Mageia pode ser consultado.

    Ajudar aos outros na comunidade.

    A nossa comunidade se fortalece pelo respeito mútuo, pela colaboração e pelo comportamento, responsável e pragmático. Às vezes, esses valores devem ser defendidos e outros membros da comunidade podem precisar de ajuda.

    Se você achar que alguém está sendo atacado, pense primeiro em como você pode oferecer-lhe seu apoio pessoal. Se você sente que a situação está além de sua capacidade de ajudar individualmente, entre com contato particular com essa pessoa e pergunte se alguma forma de intervenção oficial é necessária. Da mesma forma, você deve ajudar quem lhe pareça estar em perigo de se complicar, seja devido ao estresse relacionado ao trabalho ou seja por problemas pessoais.

    Quando surgir problemas, considere como uma primeira ação, lembrar respeitosamente os envolvidos do nosso código de conduta comum. Líderes são definidos por suas ações, e podem ajudar a dar um bom exemplo trabalhando para resolver os problemas com o espírito deste Código de Conduta, antes que os problemas aumentem.

    Buscar ajuda dos outros na comunidade.

    Discordâncias, tanto políticas como técnicas, acontecem o tempo todo. Nossa comunidade não é uma exceção. O objetivo não é evitar discordâncias ou pontos de vista diferentes, mas resolvê-las construtivamente. Você deve voltar para a comunidade e procurar aconselhamento para resolver as divergências, e sempre que possível, consultar a(s) equipe (s) mais directamente envolvidas.

    Pense seriamente antes de tornar um desentendimento em uma disputa pública. Se necessário, solicite mediação e tente resolver as diferenças em um ambiente menos emocional. Se você sente que você ou o seu trabalho está sendo atacado, tire um tempo para respirar antes de escrever respostas duras. Considere uma parada de 24 horas se a linguagem emocional está sendo utilizada - um período de reflexão às vezes é tudo o que é necessário. Se você realmente quer ir por um caminho diferente, então nós incentivamos você a publicar suas idéias e seu trabalho, de modo que possa ser experimentado e testado.
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

Voltar para Painel de avisos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron