Página 1 de 1

Dicas de como melhor perguntar no Fórum MageiadoBrasil

MensagemEnviado: Ter Mai 07, 2013 1:46 am
por macxi
(tópico copiado do fórum Mageiabr antigo)

Pessoal,

Bem vindos ao Fórum MageiaBrasil, um espaço de convivência, troca de idéias e experiências dos usuários da distribuição linux Mageia, onde há a oportunidade de participar, solicitar ajuda e também ajudar, mostrar seu ponto de vista e aprender. Lembramos que este fórum funciona com colaboração voluntária e que toda ajuda e contribuição é bem vinda.

Antes de solicitar ajuda no fórum, convidamos você a ler esta breve apresentação, com sugestões e dicas de como melhor formular sua pergunta.

O Fórum MageiaBrasil faz parte da comunidade Mageia internacional e busca contribuir da forma mais produtiva possível. Por isso, ao participar desta comunidade, você está concordando com os princípios gerais de convivência do Código de Conduta Mageia e com as regras de "Netiquetas".

O Fórum MageiaBrasil foi criado em 19/4/11 e é administrado por Sl4vezero, o Otto e o Padula, com a ajuda de Macxi, como moderador global (edição do Wiki MageiaBrasil ) e com a ajuda e a participação de todos. Seja bem-vindo para colaborar conosco da construção deste Fórum, que é o suporte comunitário dos usuários da Mageia. Contamos com a ajuda de todos. :)


    Com o intuito alcançar os objetivos do Fórum, sugerimos:

    1 - Antes de abrir "Novo Tópico" para postar alguma pergunta:

    a) faça uma pesquisa no Fórum, com a ferramenta de busca disponível no canto superior da tela, ou com a ferramenta de busca avançada. Use as palavras chaves de sua dúvida na busca do fórum para saber se alguém já postou alguma dúvida semelhante a sua. Isso pode responder sua dúvida ou ajudar a fazer sua pergunta ainda mais objetiva. Isto contribui para a produtividade deste Fórum.

    b) Dê uma olhada no Wiki MageiaBrasil para ver se tem algum tutorial que auxilie a esclarecer sua dúvida.

    c) pesquise na Internet - para saber se há algo sobre o tema que possa acrescentar ao texto da sua pergunta ao pessoal no Fórum.

    2 - Sugestões de como abrir um "Novo Tópico":

    a) procurar a sala certa, que melhor se adeque ao assunto. O Fórum é dividido em diversas salas (por assuntos). As mensagens postadas em salas indevidas serão movidas para a sala correta. Por exemplo, não utilize a sala de "Instalação em Desktop" para perguntar sobre como configurar "Áudio e Vídeo" ou "Jogos";

    3 - Na sala certa, ao abrir um "Novo Tópico":

    a) título do tópico

    - escolha um título mais objetivo possível, que descreva o assunto de sua dúvida, que dê uma idéia do conteúdo da sua mensagem . Isto é importante para chamar a atenção de quem realmente queira falar/ajudar sobre aquele tema específico. Por isso não se recomenda usar expressões como "SOCORRO!!", "Por favor me ajude!!", "Não funfa!", etc.

    - Não é adequado escrever títulos ou mensagens em MAIÚSCULO, pois na regra de netiqueta isso é como se estivesse gritando.

    b) corpo da mensagem

    - apresente sua dúvida de maneira clara e simples (evite mensagens longas, isso diminui a chance de alguém ter paciência para ler e responder) e tente organizar da melhor forma possível a sua mensagem. Muitas vezes é útil:
    - descrever a versão do Mageia que está usando;
    - acrescentar, se possível, informações importantes sobre o seu problema ou dados técnicos que possam tornar sua pergunta mais objetiva para aqueles que se dispuserem a lhe ajudar, cuidando, porém, para que ela não seja muito longa e cansativa para quem a lê.
    - use os recursos gráficos e ferramentas do editor de mensagens do fórum, da forma como considerar que comunicar melhor.

    4 - Sugestões Gerais

    - Sempre que postar qualquer mensagem, tome o cuidado para ser educado e cortês.

    - Lembre-se que os usuários que participam do fórum não o fazem só para responder dúvidas, mas também para aprender. Por isso, se você conseguiu a resposta para a sua pergunta, se você conseguiu solucionar seu problema, relate suas dicas de como consegui resolver, para que possam ser avaliada por outros que possam precisar.

    - Você também pode escrever suas dicas numa página do Wiki MageiaBrasil, assim, seu texto poderá ser editado e atualizado coletivamente.

    - Além de fazer perguntas, procure também responder as perguntas dos outros, ajudando, dentro da possibilidade do seu conhecimento.


    A sua participação é essencial, faça sua pergunta a vontade.


Fonte: texto que fiz no Fórum MandrivaBrasil: Antes de perguntar no Fórum, ler "dicas p/ iniciantes" de como melhor perguntar.

Re: Dicas de como melhor perguntar no Fórum MageiadoBrasil

MensagemEnviado: Qui Mai 16, 2013 10:04 am
por otto
:D
Excelentes dicas Macxi!
Abs.
:lol:

Re: Dicas de como melhor perguntar no Fórum MageiadoBrasil

MensagemEnviado: Qui Mai 16, 2013 10:48 am
por hugoleal85
Muito bom, maxci.

Abraço.