Dicas de como melhor perguntar no Fórum MageiadoBrasil

Assuntos, normas e avisos relacionados com este fórum.

Dicas de como melhor perguntar no Fórum MageiadoBrasil

Mensagempor macxi » Ter Mai 07, 2013 1:46 am

(tópico copiado do fórum Mageiabr antigo)

Pessoal,

Bem vindos ao Fórum MageiaBrasil, um espaço de convivência, troca de idéias e experiências dos usuários da distribuição linux Mageia, onde há a oportunidade de participar, solicitar ajuda e também ajudar, mostrar seu ponto de vista e aprender. Lembramos que este fórum funciona com colaboração voluntária e que toda ajuda e contribuição é bem vinda.

Antes de solicitar ajuda no fórum, convidamos você a ler esta breve apresentação, com sugestões e dicas de como melhor formular sua pergunta.

O Fórum MageiaBrasil faz parte da comunidade Mageia internacional e busca contribuir da forma mais produtiva possível. Por isso, ao participar desta comunidade, você está concordando com os princípios gerais de convivência do Código de Conduta Mageia e com as regras de "Netiquetas".

O Fórum MageiaBrasil foi criado em 19/4/11 e é administrado por Sl4vezero, o Otto e o Padula, com a ajuda de Macxi, como moderador global (edição do Wiki MageiaBrasil ) e com a ajuda e a participação de todos. Seja bem-vindo para colaborar conosco da construção deste Fórum, que é o suporte comunitário dos usuários da Mageia. Contamos com a ajuda de todos. :)


    Com o intuito alcançar os objetivos do Fórum, sugerimos:

    1 - Antes de abrir "Novo Tópico" para postar alguma pergunta:

    a) faça uma pesquisa no Fórum, com a ferramenta de busca disponível no canto superior da tela, ou com a ferramenta de busca avançada. Use as palavras chaves de sua dúvida na busca do fórum para saber se alguém já postou alguma dúvida semelhante a sua. Isso pode responder sua dúvida ou ajudar a fazer sua pergunta ainda mais objetiva. Isto contribui para a produtividade deste Fórum.

    b) Dê uma olhada no Wiki MageiaBrasil para ver se tem algum tutorial que auxilie a esclarecer sua dúvida.

    c) pesquise na Internet - para saber se há algo sobre o tema que possa acrescentar ao texto da sua pergunta ao pessoal no Fórum.

    2 - Sugestões de como abrir um "Novo Tópico":

    a) procurar a sala certa, que melhor se adeque ao assunto. O Fórum é dividido em diversas salas (por assuntos). As mensagens postadas em salas indevidas serão movidas para a sala correta. Por exemplo, não utilize a sala de "Instalação em Desktop" para perguntar sobre como configurar "Áudio e Vídeo" ou "Jogos";

    3 - Na sala certa, ao abrir um "Novo Tópico":

    a) título do tópico

    - escolha um título mais objetivo possível, que descreva o assunto de sua dúvida, que dê uma idéia do conteúdo da sua mensagem . Isto é importante para chamar a atenção de quem realmente queira falar/ajudar sobre aquele tema específico. Por isso não se recomenda usar expressões como "SOCORRO!!", "Por favor me ajude!!", "Não funfa!", etc.

    - Não é adequado escrever títulos ou mensagens em MAIÚSCULO, pois na regra de netiqueta isso é como se estivesse gritando.

    b) corpo da mensagem

    - apresente sua dúvida de maneira clara e simples (evite mensagens longas, isso diminui a chance de alguém ter paciência para ler e responder) e tente organizar da melhor forma possível a sua mensagem. Muitas vezes é útil:
    - descrever a versão do Mageia que está usando;
    - acrescentar, se possível, informações importantes sobre o seu problema ou dados técnicos que possam tornar sua pergunta mais objetiva para aqueles que se dispuserem a lhe ajudar, cuidando, porém, para que ela não seja muito longa e cansativa para quem a lê.
    - use os recursos gráficos e ferramentas do editor de mensagens do fórum, da forma como considerar que comunicar melhor.

    4 - Sugestões Gerais

    - Sempre que postar qualquer mensagem, tome o cuidado para ser educado e cortês.

    - Lembre-se que os usuários que participam do fórum não o fazem só para responder dúvidas, mas também para aprender. Por isso, se você conseguiu a resposta para a sua pergunta, se você conseguiu solucionar seu problema, relate suas dicas de como consegui resolver, para que possam ser avaliada por outros que possam precisar.

    - Você também pode escrever suas dicas numa página do Wiki MageiaBrasil, assim, seu texto poderá ser editado e atualizado coletivamente.

    - Além de fazer perguntas, procure também responder as perguntas dos outros, ajudando, dentro da possibilidade do seu conhecimento.


    A sua participação é essencial, faça sua pergunta a vontade.


Fonte: texto que fiz no Fórum MandrivaBrasil: Antes de perguntar no Fórum, ler "dicas p/ iniciantes" de como melhor perguntar.
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

Re: Dicas de como melhor perguntar no Fórum MageiadoBrasil

Mensagempor otto » Qui Mai 16, 2013 10:04 am

:D
Excelentes dicas Macxi!
Abs.
:lol:
Avatar do usuário
otto
Fundador e Administrador Mageia do Brasil
Fundador e Administrador Mageia do Brasil
 
Mensagens: 1034
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 8:38 pm

Re: Dicas de como melhor perguntar no Fórum MageiadoBrasil

Mensagempor hugoleal85 » Qui Mai 16, 2013 10:48 am

Muito bom, maxci.

Abraço.
Meu blog
Novato aqui no Fórum? Leia as Regras Gerais do Fórum Mageia do Brasil.

Imagem
Avatar do usuário
hugoleal85
Colaborador Senior Mageia
Colaborador Senior Mageia
 
Mensagens: 287
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 8:59 pm
Localização: Recife - PE - Brasil


Voltar para Painel de avisos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron