adição de mídias - Errata do Mageia 3 pt_Br (importante!)

Assuntos, normas e avisos relacionados com este fórum.

adição de mídias - Errata do Mageia 3 pt_Br (importante!)

Mensagempor otto » Seg Jun 10, 2013 10:55 am

:idea:
Pessoal,
Vamos deixar esse aviso como proceder na adição de mídias que está no texto Errata do Mageia 3 pt_Br no post publicado pelo Macxi abaixo:

Citação:

" Errata do Mageia 3 pt_Br:

Adição de mídia on-line durante a instalação

Ao adicionar repositórios online no início de uma instalação da Mageia 3, com as imagens ISO do instalador clássicos (dual-cd, dvd x86_64, dvd i586), devem ser tomadas as seguintes medidas.

Garantir que a versão da imagem iso é datada de 06 de junho de 2013. Se você tem a versão 18 de Maio, ele pode ser atualizado com o comando

Código: Selecionar todos
rsync -avHP rsync://mirrors.kernel.org:/mirrors/mag ... 86_64-DVD/ /path/

Substitua o x86_64-DVD com i586_DVD ou dual-CD, conforme o caso, e o /path/ (caminho) do diretório que contém a imagem iso com a versão de 18 de maio. Não se esqueça da barra no final, em ambos os nomes. O espelho, mirrors.kernel.org, pode ser substituído por qualquer espelho mageia que suportar o protocolo rsync.

Não aceitar a seleção do repositório padrão. Ou desmarque o repositório Nonfree Release, ou selecione os repositórios Nonfree do Release2 e repositórios Nonfree Updates. Em uma instalação de 64 bits, selecione também Nonfree Release 32 bits, e Nonfree Updates de 32 bits.

No final da instalação, NÃO DEIXE que ele verifique se há atualizações, ou ele vai adicionar um segundo conjunto de repositórios online".

Fonte: viewtopic.php?f=29&t=231
:arrow:
otto
Fundador e Administrador Mageia do Brasil

Re: adição de mídias - Errata do Mageia 3 pt_Br (importante!

Mensagempor xGrind » Seg Jun 10, 2013 7:15 pm

Não entendi. O que aconteceu com a outra iso?
Imagem
xGrind
Moderador
Moderador

Mensagempor Alevian » Seg Jun 10, 2013 10:50 pm

Pessoal,

Recebi ontem pelo Twitter a mensagem sobre a ocorrência, que é quase um recall disfarçado e sem orientações claras nem adequadas para o cidadão ou usuário comum.

(Desculpem-me pela sinceridade que até ultrapassa um pouco algo que poderia ser qualificado como grosseria.)

Em inglês, eu com sono, titubeei bastante.

Hoje, felizmente, o Macxi botou uma tradução.

No entanto, acho que meu cérebro ainda não está preparado.

O fato é que instalei o Mageia 3 em um note (64 bits, com DVD) dias depois que foi lançado.

Pretendo fazer nova instalação limpa para solucionar o problema, após baixar a "nova" iso.

Gostaria que ela transcorresse normalmente, sem cuidados especiais como "... NÃO DEIXE isso..." ou "... não aceitar aquilo...".

Espero que, na nova instalação, o sistema faça todos os direcionamentos corretamente.

Concordam? Posso confiar?

Grato!
Editado pela última vez por Alevian em Seg Jun 10, 2013 11:04 pm, em um total de 1 vez.
Alevian
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia

Mensagempor will » Seg Jun 10, 2013 11:03 pm

xGrind escreveu:Não entendi. O que aconteceu com a outra iso?

A opçao atualizar o sistema durante a instalaçao configurava os repos cauldron(devel) :S

Alevian escreveu:Espero que, na nova instalação, o sistema faça todos os direcionamentos corretamente.

xDDDD sei lá
nosXw
Imagem
will
Super Mago Mageia
Super Mago Mageia

Mensagempor otto » Ter Jun 11, 2013 12:57 am

Alevian escreveu:Pessoal,

Recebi ontem pelo Twitter a mensagem sobre a ocorrência, que é quase um recall disfarçado e sem orientações claras nem adequadas para o cidadão ou usuário comum.

(Desculpem-me pela sinceridade que até ultrapassa um pouco algo que poderia ser qualificado como grosseria.)

Em inglês, eu com sono, titubeei bastante.

Hoje, felizmente, o Macxi botou uma tradução.

No entanto, acho que meu cérebro ainda não está preparado.

O fato é que instalei o Mageia 3 em um note (64 bits, com DVD) dias depois que foi lançado.

Pretendo fazer nova instalação limpa para solucionar o problema, após baixar a "nova" iso.

Gostaria que ela transcorresse normalmente, sem cuidados especiais como "... NÃO DEIXE isso..." ou "... não aceitar aquilo...".

Espero que, na nova instalação, o sistema faça todos os direcionamentos corretamente.

Grato!

:D
Claro Alevian que pode confiar nos devs do Mageia. Eles não íam lançar as novas mídias sem antes testá-las.
Abs.
:lol:
otto

Mensagempor Alevian » Ter Jun 11, 2013 1:56 am

Vdd!
Alevian
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia

Mensagempor macxi » Ter Jun 11, 2013 4:40 am

Alevian escreveu:Pretendo fazer nova instalação limpa para solucionar o problema, após baixar a "nova" iso.
Grato!

Alevian,
Talvez vc não precise fazer uma nova instalação, porque o erro só ocorre em alguns casos específico. Se não foi o seu caso. Se a mídia do seu Mageia 3 está correta, não precisa fazer nada.

Conforme a notícia do Blog Mageia esclarece, esse erro só ocorre quando, no início da a instalação (imagem 1), a pessoa optar por "configurar mídia adicional". Se vc não fez isso, se sua mídia está correta, não precisa fazer nada.

Erin Wilkins. o cara que abriu o bug 10332, disse que o erro só aconteceu com ele durante a instalação do Mageia 3 DVD, quando perguntado "Deseja configurar alguma mídia adicional", ele selecionou adicionar uma Rede (HTTP) (ver imagem i)). O erro é que nesse momento a Mídia que estava sendo adicionado era a mídia Cauldron e não a mídia correta que é a do Mageia 3. Então, ao final da final da instalação, perguntado se "deseja aplicar as atualizações" (imagem 2), se pessoa disser que "sim", estará atualizando para o caudron e não para o Mageia 3.

Imagem 1: configurando mídia adicional:
    Imagem

Imagem 2: Instalando atualizações:
    Imagem

Se vc não configurou mídia adicional, se seu repositório está correto, não precisa fazer nada.

O Blog Mageia diz:

Por favor, note que os usuários que optaram por adicionar mídia on-line somente no final da instalação não seriam afetados por este problema.

Enquanto as novas isos estavam sendo preparadas e testadas, uma correção temporária foi aplicada em nossa infra-estrutura para redirecionar automaticamente as mídias para a mídia do Mageia 3. Assim, apenas os usuários do Caldeirão foram afetados e, portanto, devem instalar explicitamente as mídias para Cauldron.

Pelo que eu entendi, só é necessário se preocupar quem adicionou a mídia no ínício da instalação. Quem fez isso, o recomendado é verificar qual o repositório está instalando no seu Mageia 3. Se o seu repositório estiver correto, como Mageia 3, está tudo certo, não precisa fazer nada.

Uma forma de ver é ir no CCM, em "Configurar Mídia para Atualização e instalação de novos programas" e selecionar um dos repositórios e clicar em "Editar", na coluna da direita. A janela que abrir vc deverá ver se o seu repositório está como mageia 3 ou cauldron:

Repositório/mídia da Mageia 3
      ftp://mageia.c3sl.ufpr.br/mageia/distrib/3/x86_64/media/core/

Repositório/mídia da Mageia Cauldron
      ftp://mageia.c3sl.ufpr.br/mageia/distrib/cauldron/x86_64/media/core/

Os desenvolvedores da Mageia corrigiram este erro redirecionando as mídias do Caudron para o Mageia 3 temporariamente. Por isso, quem está usando o Mageia Caudron e deseja continuar com a Mageia Cauldron, precisa também tem que verificar o seu repositório.
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil

Mensagempor Visitante 953 » Ter Jun 11, 2013 9:10 am

Desde a Mageia 1 sempre que faço minhas instalações sigo essa linha de instalação acima mencionada pelo Macxi.

Então pressuponho que as mídias enviadas a mim pelo grande Otto não terei problema algum se continuar seguindo minha linha de instalação que é a mesma apresentada acima?

Grato por esclarecimentos!

T+
Visitante 953

Mensagempor Alevian » Ter Jun 11, 2013 1:29 pm

Maravilhosa explicação, inclusive muito bem ilustrada.
Com certeza, botei NENHUM - não HTTP.

Grato!
Alevian
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia

Voltar para Painel de avisos