Bug #16267 V4L2UCP

Discussão sobre bugs reportado ao Bugzilla Mageia.
Atenção: esta sala não é de suporte de problemas no seu Mageia.

Bug #16267 V4L2UCP

Mensagempor Visitante 953 » Qua Jul 01, 2015 4:15 pm

Ou seja pedido de pacote "Video 4 Linux Painel de Controle haja visto que na maioria das distros tem e na Mageia esse pacote importante para configuração de webcams é ausente:

http://pkgs.org/download/v4l2ucp

E também relato aqui mesmo que o MCC não esta dando conta do recado >>aqui

Image

T+
Visitante 953

Re: Bug #16267 V4L2UCP

Mensagempor macxi » Qua Jul 01, 2015 8:48 pm

Creto,
Parabéns pelo registro do Bug 16267!
Esse é seu primeiro bug relatado?

Já testou o pacote v4l2ucp do Fedora?
Eu testei na Mageia 5 o pacote para o Fedeora 22: v4l2ucp-2.0.1-12.fc22.x86_64.rpm ( http://dl.fedoraproject.org/pub/fedora/ ... x86_64.rpm ).

Tentei rodar clicando no ícone instalado, e deu aviso de erro:

Unable to open file /dev/video0
    Arquivo ou diretório não encontrado
Acho que foi porque eu testei numa máquina sem webcam.

Obs: Vi q vc comentou que a pesquisa do Bugzilla precisa ser melhorada.
    Vc também teve dificuldade de verificar se já há outro bug com esse mesmo proposta?
    Se for isso, eu também tive e dou uma duas pesquisadas, se não acho, abro o bug novo.
    Se já tiver outro bug relatado igual, eles vão anotar como duplicado, sem problema, isso é muito comum.
.
.
Anexos
Mageia5-v4l2ucp-fedora-004.png
Mageia5-v4l2ucp-fedora-004.png (20.96 KiB) Exibido 9049 vezes
Mageia5-v4l2ucp-fedora-005.png
Mageia5-v4l2ucp-fedora-005.png (7.99 KiB) Exibido 9049 vezes
Mageia5-v4l2ucp-fedora-007.png
Mageia5-v4l2ucp-fedora-006.png
Mageia5-v4l2ucp-fedora-006.png (21.36 KiB) Exibido 9049 vezes
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil

Mensagempor macxi » Qua Jul 01, 2015 10:32 pm

Creto,
Testei o pacote Fedeora 22: v4l2ucp-2.0.1-12.fc22.x86_64.rpm na Mageia 4, num notebook com webcam.
Instalou corretamente, adicionou icone no menu. Abriu sem erro e funcionou, inclusive a webcam, clicando no menu, em star preview.
Anexos
v4lucp-012.png
v4lucp-010.png
macxi

Mensagempor Visitante 953 » Qui Jul 02, 2015 6:57 pm

Macxi,

Por partes:

Sim e não, pois eu tenho esse cadastro já a algum tempo no Mageia.org, bugzilla e etc. Mas não lembro se já tinha reportado alguma coisa lá pela deficiência no idioma e com isso, o medo de fazer bobagens.

Não testei por dois fatores Macxi:
1º - O download da Mageia final release ainda esta em andamento na NET do vizinho de 1 MB mas quase terminando:
Image

2º - Fator eu não saberia instalar um RPM por linha de comando.

Sobre meus comentários da pesquisa no Bugzilla Mageia;

- Sim eu não consegui encontrar ou melhor verificar se já existia um bug com a mesma descrição, procurando por aqui Search
- Então te agradeço por me aliviar de neu não levar carão do pessoal lá :)

E por fim, muito bom ter dado certo, mas ai pergunto ou afirmo, sei lá:

Então será mais fácil para eles adicionarem ao repositório da mageia em uma nova versão dela certo?

T+
Visitante 953

Mensagempor macxi » Qui Jul 02, 2015 9:37 pm

Por partes:

Creto escreveu:Macxi,
Por partes:
Sim e não, pois eu tenho esse cadastro já a algum tempo no Mageia.org, bugzilla e etc. Mas não lembro se já tinha reportado alguma coisa lá pela deficiência no idioma e com isso, o medo de fazer bobagens.

Parabéns por superar esse desafio

Creto escreveu:Não testei por dois fatores Macxi:
1º - O download da Mageia final release ainda esta em andamento na NET do vizinho de 1 MB mas quase terminando:
2º - Fator eu não saberia instalar um RPM por linha de comando.

No KDE, eu instalo um RPM pelo modo-gráfico.

- Abro o gerenciador de arquivo Dolphin,
    - vou na pasta onde esta o arquivo,
    - clico com o botão direito do mouse,
    - seleciono "abrir com" e em "Instalador de Programas".
    - Então abre uma janela pedindo a senha de root e depois instala normalmente.
Creto escreveu:Sobre meus comentários da pesquisa no Bugzilla Mageia;
- Sim eu não consegui encontrar ou melhor verificar se já existia um bug com a mesma descrição, procurando por aqui Search
- Então te agradeço por me aliviar de neu não levar carão do pessoal lá :)

Sim, não tem problema fazer bug duplicado. O melhor é não fazer, mas penso que isso não chega a ser um problema.
Creto escreveu:E por fim, muito bom ter dado certo, mas ai pergunto ou afirmo, sei lá:
Então será mais fácil para eles adicionarem ao repositório da mageia em uma nova versão dela certo?
T+

Sim, se já tem um pacote da Fedora funcionando, penso q os desenvolvedores só precisam achar os arquivos fonte deste pacotes e transformar em fontes da Mageia.
Mas para isso, precisa de um desenvolvedor que decida:

- empacotar o software para Mageia,
    - assumir a correção dos bug de funcionamento eventuais durante o período de suporte da Mageia (18 meses), pelo menos.
    - assumir manter o pacote atualizado periodicamente (atualizações de segurança e de correção de erros), também pelo período de suporte da distro (18 meses) pelo menos.
Os desenvolvedores da Mageia talvez queiram saber o motivo de qurer adicionar esse pacote ao repositório da Mageia:

- Porque esse pacote é importante?
    - Ele tem alguma qualidade ou característica especial?
    - O que esse software faz de diferente dos outros da mesma categoria que já estão no repositório da Mageia?
macxi

Mensagempor will » Qui Jul 02, 2015 10:07 pm

rpm -ivh pacote.rpm ou rpm -ivh *.rpm para varios pacotes Creto
nosXw
Imagem
will
Super Mago Mageia
Super Mago Mageia

Mensagempor Visitante 953 » Sex Jul 03, 2015 9:21 am

Bom dia a todos,

Vou responder de trás para frente dessa vez:

@Will obrigado por mais essa aula amigo!!!

@Macxi, você então nem sei mas o quanto e como te agradecer. Bem, meu caro Macxi, a importância desse APP é que facilita de verdade a configuração e reconhecimento de webcams no Linux. Que sejamos sinceros, em alguns casos é um verdadeiro parto fazer elas funcionarem no nosso pinguim.

Argumentar com dados técnicos não sei se eu saberia, mas posso argumentar sobre o caso deste famigerado Atom com chipset da VR Power sei lá bem quem fez o chipset para a Intel. Nele Macxi tudo é mais difícil. É um Netbook Asus 1011CX bom, mas com deficiências horrorosas no Linux, é vídeo que não se adapta bem a tela, a webcam, áudio etc.

E mais ainda, a Mageia tem o pacote >>v4l-utils que pode ser que os DEVs Mageia possam ter pensado que resolveria também esses casos de Webcam, não resolve mesmo, sendo apenas ele instalado, tendo que ter em conjunjo o v4l2ucp que deve ser ele quem ativa os módulos necessários.

Pode ser também que os DEVs Mageia argumentem que: o MCC faz esse trabalho, não faz, pois na Mag 1 e 2 (as que usei de fato) não funcionava webcam apenas pelo MCC, então eu debateria com eles que não funciona a ferramenta.

É isso por enquanto, mas, para ser eu a argumentar isso no Bugzilla Mageia é dificil, sem um local com NET para eu poder elaborar um texto com calma e por ai vai, eu realmente não vou não e sinto muito por isso, mas tenho sim essa vontade, pois caros amigos mesmo eu não sendo nenhum DEV sei sim argumentar bem com o que funciona ou não em um máquina e consequentemente no sistema operacional.

Não estou criticando nada, apenas assim tentando colaborar para que um sistema bom como é a Mageia receba dessa forma a minha demostração de carinho para com ela. Desculpem o longo texto.

T+
Visitante 953

Mensagempor macxi » Sex Jul 03, 2015 10:11 am

Creto,
O vídeo só não funcionava na Mageia 1 e 2 em computadores com placa da Intel Atom, com o chipset VR Power?
Não funcionava mesmo depois de instalado o pacote v4l-utils?
E funcionava após instalar o software V4L2UCP?
macxi

Mensagempor Visitante 953 » Sex Jul 03, 2015 10:45 am

Macxi, na época nem era nesse PC mas em um desktop de mesa com webcams USB, quando que na mesma época e no mesmo PC fazia funcionar em outras distros com os pacotes debatidos aqui.

Vamos fazer um teste em breve nesse PC e lhe direi as duas fases do teste, com v4l-utils apenas e com os dois em conjunto.

Como também depois de concluir o down da Mag5 x86_64 farei os mesmos testes no meu Dell Inspiron i5 que é completamente compatível com o Linux.

T+
Visitante 953

Voltar para "Bug Reports" e soluções ao Bugzilla Mageia