Konqueror com melhor desempenho que Firefox?

Assuntos gerais relacionados ao tema KDE.

Konqueror com melhor desempenho que Firefox?

Mensagempor rihoem » Qua Fev 12, 2014 6:29 pm

Olá pessoal. Depois de voltar ao KDE com o Mageia, estava em busca de programas em qt para usar no desktop, já que antes usava ubuntu e tinha todos meus aplicativos em gtk. Alguns eu encontrei alternativas interessantes, outros não, mas fiquei intrigado com a questão dos navegadores.

Eu sempre tive o Opera como navegador principal, mas infelizmente parece que a versão para Linux da nova versão com webkit não quer sair :( Por isso, estou testando vários navegadores para tentar encontrar um novo lar. Atualmente estou usando o chrome como quebra-galho, mas fiz o benchmark Peacekeeper nele e no Firefox, Rekonq, Arora, Konqueror e o Opera (engine presto). Eis os resultados, sobre os quais comentarei:

Rekonq 2.4.0: 3205 (HTML5 Capabilities 7/7)

Konqueror 4.11.4: 3239 (HTML5 Capabilities 5/7)

Firefox 24.3.0: 2616 (HTML5 Capabilities 6/7)

Opera 12.16 Build 1860: falhou depois do teste com webgl :/

Chrome 32.0.1700.102: 4216 (HTML5 Capabilities 7/7)

Arora 0.11.0 (Webkit 537.21): 3238 (HTML5 Capabilities 7/7)

Os resultados específicos estão agrupados nesta imagem: http://ubuntuone.com/6A3ILbRU1U13PCoJDjbNsb

Achei muito curioso que os navegadores do KDE deram um banho no Firefox, apesar de serem muito criticados pela compatibilidade e desempenho. Obviamente existem muitos outros parâmetros que eu não analisei (consumo de memória, tempo de carregamento, etc), mas é interessante ver que o core desses navegadores está indo muito bem. Apesar de ser algo esperado por serem navegadores baseados em webkit, muitas vezes a impressão que esses navegadores passam 'não é muito séria', no sentido em que poucas pessoas enxergam esses programas alternativos como competidores dos navegadores mais famosos.

Verificando os resultados específicos e fazendo uma análise mais profunda, verifica-se um resultado misto: em alguns aspectos o firefox se dá bem, enquanto em outros, Arora e Rekonq superam o Firefox, com o Konqueror sendo melhor que o firefox mas pior que seus irmãos.

É importante também dar meu comentário pessoal no uso desses três navegadores. Já é mais de 3 meses que estou usando o Mageia e mantenho todos instalados, ocasionalmente intercalando entre eles para navegação nos sites. Em questão de renderização, a diferença entre eles é pequena, somente com o chrome evidenciando uma maior velocidade. Já a interface é bastante lenta e irresponsiva no Arora, Rekonq e Firefox, muitas vezes demorando alguns segundos para mudar entre as abas ou iniciar o scroll das páginas. Chrome e Konqueror, por outro lado, tem respostas instantâneas na interface. Trocam de abas com velocidade e seu uso se mantêm consistente mesmo com várias abas abertas. Levando tudo isso em consideração, se a intenção for usar um navegador totalmente integrado com o KDE, com velocidade e responsividade, o Konqueror se mostra uma excelente opção, apesar de falhar em alguns aspectos de compatibilidade com html5.

Bom, é isso. Gostaria que mais gente comentasse a respeito disso. Como já falei, é curioso que esses navegadores alternativos tenham um resultado promissor frente à concorrência, ainda mais com relação à fama deles.
Avatar do usuário
rihoem
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia
 
Mensagens: 43
Registrado em: Seg Dez 16, 2013 11:02 am

Re: Konqueror com melhor desempenho que Firefox?

Mensagempor will » Qui Fev 13, 2014 2:25 am

Vc ja tinha usado o velho konqueror na epoca do kde 3.5?
nosXw
Imagem
Avatar do usuário
will
Super Mago Mageia
Super Mago Mageia
 
Mensagens: 740
Registrado em: Qui Mai 02, 2013 10:39 pm

Re: Konqueror com melhor desempenho que Firefox?

Mensagempor macxi » Qui Fev 13, 2014 5:41 am

Muito boa a avaliação.
Eu não tenho muito como comparar, porque tenho usado só o Firefox, porque tem muitas opções de configuração que já estou acustumado.
Há alguns meses, testei o Chrome (na mageia o pacote é chromium-browser-stable), mas não achei vários recursos que conheço no firefox. Talvez até o Chrome tenha todos esses recursos, mas eu fiz uma procura, duas, na terceira eu continuei não achando. Então, voltei para o firefox.
Testei o konqueror também, mas também por falta de alguns recursos, voltei para o Firefox.
Mas muito interessante sua avaliação. Dá uma idéia geral das opões de navegadores disponíveis.
Valeu! :)
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

Re: Konqueror com melhor desempenho que Firefox?

Mensagempor rihoem » Qui Fev 13, 2014 10:15 am

will escreveu:Vc ja tinha usado o velho konqueror na epoca do kde 3.5?


Como navegador não, mas era mais por preguiça. Na época que usava o KDE3 o firefox tinha surgido e estava muito popular e funcional, então não via motivos para testar outro. Só dei uma chance ao Konqueror agora que retornei ao KDE depois de alguns anos em ambientes GTK, onde usava o Opera :P

Mas por que? Ele era um bom competidor já naquela época?


macxi escreveu:Muito boa a avaliação.
Eu não tenho muito como comparar, porque tenho usado só o Firefox, porque tem muitas opções de configuração que já estou acustumado.
Há alguns meses, testei o Chrome (na mageia o pacote é chromium-browser-stable), mas não achei vários recursos que conheço no firefox. Talvez até o Chrome tenha todos esses recursos, mas eu fiz uma procura, duas, na terceira eu continuei não achando. Então, voltei para o firefox.
Testei o konqueror também, mas também por falta de alguns recursos, voltei para o Firefox.
Mas muito interessante sua avaliação. Dá uma idéia geral das opões de navegadores disponíveis.
Valeu! :)


Pois é, esses recursos extras do Firefox são outros fatores que não levei em consideração. O suporte a extensões é imbatível, e quem já está acostumado dificilmente sairia dele para um navegador mais cru e menos personalizável. O Chrome ainda está batalhando para ter as extensões num nível como do firefox (em popularidade), mas para a maioria dos casos há opções e alternativas.
Avatar do usuário
rihoem
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia
 
Mensagens: 43
Registrado em: Seg Dez 16, 2013 11:02 am

Re: Konqueror com melhor desempenho que Firefox?

Mensagempor will » Qui Fev 13, 2014 1:18 pm

Imagina um navegador web com abas(na quela epoca xD), agora imagina o dolphin, melhorado, leve, com capacidade para ver redes, http, ftp, web dav e muito mais como um simples file manager, junta as duas coisas agora, isso era o konqueror, um diamante do SL
Existe uma distro que tem o kde 3.5, teste para ver.
nosXw
Imagem
Avatar do usuário
will
Super Mago Mageia
Super Mago Mageia
 
Mensagens: 740
Registrado em: Qui Mai 02, 2013 10:39 pm

Re: Konqueror com melhor desempenho que Firefox?

Mensagempor filipesaraiva » Qui Fev 13, 2014 1:31 pm

will escreveu:Imagina um navegador web com abas(na quela epoca xD), agora imagina o dolphin, melhorado, leve, com capacidade para ver redes, http, ftp, web dav e muito mais como um simples file manager, junta as duas coisas agora, isso era o konqueror, um diamante do SL


Também tinha uma paixão muito grande pelo Konqueror, tanto que demorei bastante tempo pra usar o Dolphin. Mas atualmente o Dolphin suporta a maioria desses protocolos que você elencou (acho que só não o HTTP =D).

rihoem chegou a testar o qupzilla também? Ele é Qt, está nos repositórios do Mageia, e dizem ser muito rápido e leve (mas eu mesmo nunca testei).
http://www.qupzilla.com/
Avatar do usuário
filipesaraiva
Super Mago Mageia
Super Mago Mageia
 
Mensagens: 191
Registrado em: Sáb Nov 30, 2013 3:45 pm

Re: Konqueror com melhor desempenho que Firefox?

Mensagempor rihoem » Qui Fev 13, 2014 2:20 pm

will escreveu:Imagina um navegador web com abas(na quela epoca xD), agora imagina o dolphin, melhorado, leve, com capacidade para ver redes, http, ftp, web dav e muito mais como um simples file manager, junta as duas coisas agora, isso era o konqueror, um diamante do SL
Existe uma distro que tem o kde 3.5, teste para ver.


Ah sim, isso com certeza. Eu não usava tooodos os recursos do Konqueror, porém de fato via muitos elogios para ele na época, e gostava dele justamente por ser bem mais completo que qualquer outro gerenciador de arquivos. Inclusive, quando surgiu o KDE4 e inventaram o Dolphin, choveu críticas sobre isso também. Na primeira vez que testei o KDE4 instalei o Konqueror para manter como gerenciador de arquivos.

Por azar o coitado só não foi muito famoso/usado como navegador. Mas nunca significou que fosse ruim.

filipesaraiva escreveu:
will escreveu:Imagina um navegador web com abas(na quela epoca xD), agora imagina o dolphin, melhorado, leve, com capacidade para ver redes, http, ftp, web dav e muito mais como um simples file manager, junta as duas coisas agora, isso era o konqueror, um diamante do SL


Também tinha uma paixão muito grande pelo Konqueror, tanto que demorei bastante tempo pra usar o Dolphin. Mas atualmente o Dolphin suporta a maioria desses protocolos que você elencou (acho que só não o HTTP =D).

rihoem chegou a testar o qupzilla também? Ele é Qt, está nos repositórios do Mageia, e dizem ser muito rápido e leve (mas eu mesmo nunca testei).
http://www.qupzilla.com/


Baixei o qupzilla há pouco e vou usar ele por uns dias para verificar como é seu uso. A princípio, gostei muito da simplicidade e organização, especialmente do menu de configuração, apesar de ele apresentar algumas anomalias visuais (que provavelmente são culpa do oxygen-transparent, que tenho instalado). No Peacekeeper, a versão 1.4.4 (com a mesma versão do webkit do Arora) deu o resultado 3251 (HTML5 Capabilities 7/7), praticamente a mesma coisa. Vamos ver se ele se diferencia no uso. Valeu pela dica!
Avatar do usuário
rihoem
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia
 
Mensagens: 43
Registrado em: Seg Dez 16, 2013 11:02 am


Voltar para KDE

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron