Login no KDM falha: "call to lnusertemp failed"[RESOLVIDO]

Assuntos gerais relacionados ao tema KDE.

Login no KDM falha: "call to lnusertemp failed"[RESOLVIDO]

Mensagempor André Luiz » Sex Jan 24, 2014 10:45 am

Pessoal,
Estou às voltas novamente com um problema irritante; por conta de erros na partição '/' de meu HD principal, de 1TB, me vi obrigado a "transferir" os usuários da partição /home daquele HD para outro, de 80GB, que venho usando como 'test bed' para updates de kernel, etc, e como backup eventual.
Loguei no usuário normal 'eu', chamei o dolphin logado como root (via terminal: #su -) e copiei os diretórios '/home/andre' e '/home/luci' (a "digníssima" :mrgreen: ) para o outro HD, e depois criei os respectivos usuários no MCC. Após encerrar a sessão no usuário 'eu', o menu do KDM mostrou os dois outros usuários de boa, até com os ícones personalizados e tudo. Mas, na hora de logar... abre-se uma caixa de mensagem no alto da tela com o texto "call to lnusertemp failed (temporary directories full ?) check your system" e o botão de ok, que volta para o KDM... Apesar da referência aos diretórios temporários cheios, limpar esses arquivos/diretórios é inócuo... Pelo que pesquisei, o problema é causado por permissões incorretas dos novos usuários (aliás, achei um post do colega maxi no Fórum em inglês, com esse mesmo problema, mas ainda na no Mageia 2: https://forums.mageia.org/en/viewtopic.php?f=7&t=3744&p=27048&hilit=call+to+lnusertemp+failed+temporary+directories+full+%3F+#p27048 )

A essa altura eu já deveria saber 'arrumar sozinho minha bagunça' ( :mrgreen: ), mas ainda fico inseguro na hora de fazer as coisas via terminal (sabem como é, a gente se esforça a usar Linux em casa, mas no trampo é Windows mesmo...!)

Se entendi o que o colega americano doktor5000 mostrou ao maxi, as permissões dos meus usuários 'andre' e 'luci' estão algo assim:
Código: Selecionar todos
drwxr-x--x 25 nobody nogroup 4096 Oct 27 05:36 andre
drwxr-x--x 25 nobody nogroup 4096 Oct 27 05:36 luci

* os números e datas aqui são 'fictícios' -- eu apenas copiei a citação do outro post!... :mrgreen:
E a solução é corrigir as permissões, assim:
chown -R andre:andre /home/andre
chown -R luci:luci /home/luci

É isso mesmo?... :roll:

Grato a todos!
Editado pela última vez por André Luiz em Sex Jan 24, 2014 6:29 pm, em um total de 1 vez.
André Luiz
Colaborador Intermediario Mageia

Re: Login no KDM falha: "call to lnusertemp failed"

Mensagempor will » Sex Jan 24, 2014 11:28 am

Eu para ñ ter problemas quando faço isso é:
como root:
chown -fR usuario /home/usuario

Porque as permissoens ñ mudam, muda somente o owner. Mas acho que seu problema é somente com o ~/tmp ou ~/.config/tmp, eu deletaria essas pastas :S
nosXw
Imagem
will
Super Mago Mageia
Super Mago Mageia

Mensagempor filipesaraiva » Sex Jan 24, 2014 12:50 pm

André Luiz escreveu:Pessoal,
(...)
Se entendi o que o colega americano doktor5000 mostrou ao maxi, as permissões dos meus usuários 'andre' e 'luci' estão algo assim:
drwxr-x--x 25 nobody nogroup 4096 Oct 27 05:36 andre
drwxr-x--x 25 nobody nogroup 4096 Oct 27 05:36 luci

* os números e datas aqui são 'fictícios' -- eu apenas copiei a citação do outro post!... :mrgreen:
E a solução é corrigir as permissões, assim:
chown -R andre:andre /home/andre
chown -R luci:luci /home/luci

É isso mesmo?... :roll:

Grato a todos!

Com essas opções do chown você irá, recursivamente, alterar o dono e o grupo dos arquivos.
Acho que é assim, já que as permissões dos usuários constam nobody tanto para o dono quanto para o grupo.

Boa sorte!
filipesaraiva
Super Mago Mageia
Super Mago Mageia

Mensagempor André Luiz » Sex Jan 24, 2014 1:12 pm

por will » Sex Jan 24, 2014 11:28
Eu para ñ ter problemas quando faço isso é:
como root:
chown -fR usuario /home/usuario

Porque as permissoens ñ mudam, muda somente o owner. Mas acho que seu problema é somente com o ~/tmp ou ~/.config/tmp, eu deletaria essas pastas :S

Obrigado pelo interesse, will ! Eu tentei deletar as pastas temporárias do kde, mas não resolveu nada... (não são necessariamente as mesmas que você sugere...)

filipesaraiva » Sex Jan 24, 2014 12:50

Com essas opções do chown você irá, recursivamente, alterar o dono e o grupo dos arquivos.
Acho que é assim, já que as permissões dos usuários constam nobody tanto para o dono quanto para o grupo.

Obrigado também, filipe ! Eu já tive um retorno do meu 'guru', meu amigo Fessel, confirmando que o procedimento é esse mesmo! Vou fazer assim.
Depois posto o resultado -- é sempre uma referência a mais para outros (e esse problema já aconteceu com muita gente, inclusive de outras distros -- não sei se é algo recorrente do KDE ou não..)

Abraços!
André Luiz

Mensagempor filipesaraiva » Sex Jan 24, 2014 2:22 pm

André Luiz escreveu:por will » Sex Jan 24, 2014 11:28
Obrigado também, filipe ! Eu já tive um retorno do meu 'guru', meu amigo Fessel, confirmando que o procedimento é esse mesmo! Vou fazer assim.
Depois posto o resultado -- é sempre uma referência a mais para outros (e esse problema já aconteceu com muita gente, inclusive de outras distros -- não sei se é algo recorrente do KDE ou não..)
Abraços!

Se for o Paulo Fessel, manda um abraço meu pra ele! =D

Mas sobre o 'problema' que você teve, era de se esperar algo assim. Veja só:

André Luiz escreveu:Pessoal,
Estou às voltas novamente com um problema irritante; por conta de erros na partição '/' de meu HD principal, de 1TB, me vi obrigado a "transferir" os usuários da partição /home daquele HD para outro, de 80GB, que venho usando como 'test bed' para updates de kernel, etc, e como backup eventual.
Loguei no usuário normal 'eu', chamei o dolphin logado como root (via terminal: #su -) e copiei os diretórios '/home/andre' e '/home/luci' (a "digníssima" :mrgreen: ) para o outro HD, e depois criei os respectivos usuários no MCC.

Quando você copiou os dados como root na verdade você criou novos arquivos iguais aos anteriores mas com permissões diferentes - no caso, o dono ou seria ou o root ou seria um nobody, como ocorreu na sua experiência.

O fato de você ter criado os usuários depois de já ter copiado as pastas não faz com que automaticamente o conteúdo das pastas virem de propriedade do usuário criado, entende? :)

O melhor seria você ter criado os usuários antes, montado o HD/partição com os dados a serem recuperados, e aí sim fazer a cópia desses dados usando os respectivos usuários.

Mas vai dar certo o chown contigo, manda bala aí. =)
filipesaraiva
Super Mago Mageia
Super Mago Mageia

Mensagempor André Luiz » Sex Jan 24, 2014 3:09 pm

Entendi. Como comentado, são os (maus) hábitos de usuário Windows...! :mrgreen:
Eu já tinha feito um 'transplante' de usuário de um HD pra outro, mas não me apercebi de que tem que primeiro criar os usuários e só depois transferir os arquivos, usuário a usuário... Mas, vivendo e aprendendo!

Depois posto o resultado.

Obrigado novamente! :)
André Luiz

Mensagempor André Luiz » Sex Jan 24, 2014 6:28 pm

Funcionou! :))
Problema resolvido!
Próximo passos: instalar o Mageia 3 no novo HD, e repor os usuários (agora não erro! ;));
Depois: tentar recuperar o HD de 1TB... Ora bolas, é muito espaço de armazenamento pra jogar fora!

Obrigado a todos!
André Luiz

Voltar para KDE