[Depoimento] Instalação de temas do ksplashx, ksplashQML

Assuntos gerais relacionados ao tema KDE.

[Depoimento] Instalação de temas do ksplashx, ksplashQML

Mensagempor Visitante 953 » Qui Jul 30, 2015 4:17 pm

Olá a todos,

Em um outro tópico meu falei sobre ter coisas que não funcionam como deveria na Mageia 5 KDE, que aos olhos de um usuários menos experiente a culpa cairá com toda certeza não somente na distribuição.
É sim, tenho e sempre terei criticas seja aqui ou acolá, mas também vou me desculpar, por dois motivos, primeiro: não tenho dominio no inglês e não vou estar reportando BUGs e “incorreções no desenvolvimento”; segundo: sei que é uma falha grave a quem se propõe ser usuário do software livre, porém tento colaborar como posso, mas de outra forma. E pode até parecer, mas o tempo que dou ao SL também não é gratuito, mas espero que não me entendam mal.

Com isso, vamos ao caso que iniciará com um download de um pacote para o ksplash seja ele ksplashx, ksplashQML, etc., que sempre estara por padrão em formato .TAR.GZ e se não me engano também em .TAR.BZ2, que não é instalado via linha de comando, mas sim pelo caminho abaixo:

Menu K > Configurações do sistema > Comportamento e aparência do espaço de trabalho > Aparência do espaço de trabalho > aba “Tela de apresentação”

Isso é padrão em qualquer KDE, sem nenhuma controvérsia, é isso e ponto.

Chegando a esta aba basta clicar em: Instalar arquivo de tema.. navegar até a pasta onde se encontra o arquivo baixado em .TAR.GZ, sem necessidade de descompactar ou usar a linha de comando para tal instalação.

Que por conta da mudança do caminho padrão que seria: /usr/share/kde4/apps/ksplash/Themes e na Mageia o tema esta em /usr/share/apps/ksplash/Themes

Notaram a diferença? Desculpem mais isso é de certa forma mudar um padrão sem analisar o quiproquó que causará.

Sim, mas quem notará isso não é mesmo? Ninguém Creto! Errado, eu notei, critico e digo estar errado sim. O mais todos já sabem, eu acho fe…, os temas da mageia, mas mesmo que fossem lindos, eu mudo os do Mint, Chakra, Manjaro, Debian e as vezes produzo alguns do Epidemic Linux.

Desculpem o desabafo, o longo texto que expõe minha critica a uma distro que propõe ser fácil e faz uma mudança que levará o usuário a culpar o tão atacado KDE, claro que também a distro, se por acaso ele for mexer nisso.

Espero que não me entendam mal ou achem que estou criticando apenas por criticar, estou dessa forma tentando ser útil a distro que uso, pode parecer apenas um desabafo e sei também que com as transições do KDE 3 para o KDE 4 houve muita mudança e muita gente falou mal dele e eu sempre achei que ele mudou para melhor, pois hoje em dia é bem mais fácil ter um KDE em um PC pouco potente a ter um Gnome, este sim ficou pesadão e quase impossível de instalar em máquinas medianas.

[]'s
Creto

T+
Visitante 953

Re: [Depoimento] Instalação de temas do ksplashx, ksplashQML

Mensagempor Visitante 953 » Qui Ago 13, 2015 7:07 pm

Isso aqui pode ser caracterizado mais um BUG da Mageia 5, pois não existe nenhuma distro KDE que não instale temas ksplash.TAR.GZ pelas Configurações do sistema > Tela de apreesentação, portanto que quiser pode relatar.

T+
Visitante 953

Mensagempor will » Sex Ago 14, 2015 1:18 pm

Não existe padrão nas distros linux, tem gente que até tenta mas nao adianta. Não somente existe problemas com paths, atte no nome dos aplicativos, a maioria dos rpms são incompativeis entre distros rpm não por o pacote mãs pelo nome mesmo, como vai ter padrão si ainda continúam não definindo se usar nome-dev ou nome-devel xDD Uma bagunça que ninguém tenta resolver.
nosXw
Imagem
will
Super Mago Mageia
Super Mago Mageia

Mensagempor Visitante 953 » Sáb Ago 15, 2015 11:32 am

Will, concordo contigo, mas isso particulariza-se ao RPM, pois nenhuma distro que eu conheço muda o padrão do KDE e não o delas, o padrão delas pouco me importa, o que me importo é com o KDE. Com isso, é que posso saltar de galho em galho, mas acabo indo me acomodar nos Debian e Debian Likes.

Outro exemplo é esse userbar que uso ai abaixo, Slackware, nada é tão bem feito quanto o KDE dele, nada, pelo menos que eu tenha visto, um KDE com tudo já vindo com a instalação e leve que cabe até nesse meu NetBUG Asus Eee PC, dai se vê que há organização das coisas sim, ao menos de certa forma.

T+
Visitante 953

Mensagempor will » Sáb Ago 15, 2015 12:06 pm

Sim, mas mesmo o "rpm" foi um projeto para "estandarizar" o empacotamento, o resultado foi somente ter um tipo a mais de pacote! Também faz algúm anos ouve uma "briga" por saber os path para configs, /usr/share ou /usr/local/share xD. Tanta "liberdade" gerou um caos tam grande que acontece isso que vc relatou, distros modificando o que não tem que modificar.
nosXw
Imagem
will
Super Mago Mageia
Super Mago Mageia

Mensagempor Visitante 953 » Seg Ago 17, 2015 6:10 pm

will escreveu:Sim, mas mesmo o "rpm" foi um projeto para "estandarizar" o empacotamento, o resultado foi somente ter um tipo a mais de pacote! Também faz algúm anos ouve uma "briga" por saber os path para configs, /usr/share ou /usr/local/share xD. Tanta "liberdade" gerou um caos tam grande que acontece isso que vc relatou, distros modificando o que não tem que modificar.

Sabe Will as vezes me sinto meio acanhado (envergonhado) de ser tão direto, mas procuro sempre me certificar do que estou prestes a dizer e, com isso, sei que alguns podem até ficarem chateados, mas esse não é o modelo de sistema que irá me chamar a atenção. Como disse anteriormente, é por isso que rodo, rodo, mas termino permanecendo nos DEBs mesmo até nos Buntu's que mesmo muita gente falando mal, ainda não muda assim tão distintamente a seu bel prazer o padrão de um ambiente.

Pois se eu notar isso e como adoro mudar tudo da cara da distro a meu gosto, deixo de usá-la e assim vem sendo por 4 versões na mageia que depois da versão 1 não consigo mais obter o resultado em usabilidade (particularmente falando).

Novamente sinto ter meus ataques de sinceridícios mais é minha comodidade que fica em jogo. Pois nesse caso não há o que eu estudar, já que a coisa é particular da Mageia, resumindo..., meus temas serão sempre de uso particular, pois para a Mageia jamais servirão e muito menos para a comunidade de software livre já que dirão que meus temas for Mageia Linux são ruins, quebrados e não instalam como deveriam e com isso, para que vou usar se só vou enfeitar para mim mesmo?

Nenhuma razão, pois também ressalto que como a distro não pode e nem deve se importar com "um" usuário eu também não me importo com a distro e sim com a minha curva de aprendizado e compartillhamento desta.

Com isso, quando eu conseguir gerar uma ISO da Mageia com um KDE que funcione volto a usá-la, compartilhar o feito e quem sabe até mesmo a ISO.

T+
Visitante 953

Voltar para KDE