Placa ATI HD 6400 & SyncMaster T220 -- problema...!

Assuntos relacionados com áudio e vídeo em desktops com mageia.

Placa ATI HD 6400 & SyncMaster T220 -- problema...!

Mensagempor André Luiz » Qui Out 08, 2015 5:04 pm

Pessoal,
Recentemente fiz um upgrade de meu desktop, trocando placa-mãe, CPU e memória DDR3... Mas, com a máquina nova, novos problemas aqui e ali; a placa-mãe Asus veio com vídeo onboard ATI (Radeon HD 6400). O sistema informa que há disponível um driver proprietário para essa placa -- o flgrx -- ok. Mas depois disso, para meu azar, o XFdrake tem tudo quanto é modelo de monitor menos o meu!, um Samsung SyncMaster T220, cuja resolução ótima é de 1680 x 1050 60 Hz... Na falta do modelo exato na lista, tenho selecionado um 'genérico' "Flat Panel | 1680 x 1050" (por que não faz a menção à frequência de atualização?...), mas não consegui colocar o monitor operando em sua resolução 'ótima'. O 'X' sobe, mas o próprio monitor mostra uma irritante caixa de alerta bem no meio da tela!, com a mensagem "Modo Não otimizado! Recomendado: 1680 x 1050 60 Hz" ou coisa assim, durante bem uns três minutos... Mesmo selecionando monitor 'Plug & Play' e resolução no automático, o XFdrake não seleciona essa resolução ótima! Ao invés disso, ele vai pra 1600 x 1200...!
Já tentei, mais de uma vez, configurar entrando em safe mode e chamando o XFdrake por linha de comando, mas as opções de configuração e as limitações são as mesmas do ambiente gráfico no MCC...

Já tentei dispensar o driver proprietário; não deu certo...
Já tentei outros modelos de monitor Samsung SyncMaster (o modelo anterior 'mais próximo' na lista é o T215, e o posterior é o T240; nenhum dos dois funcionou...!)

Detalhe: Ao testar a configuração escolhida -- qualquer uma -- a tela fica escura e não volta! (quando eu tinha vídeo NVidia no hardware antigo, o teste de configuração gerava uma tela com uma amostra de cores que, se não estivesse ok, revertia para a configuração anterior... )
Parece que justamente meu modelo de monitor tem um problema de firmware! Eu tentei atualizá-lo, conforme esse link: http://www.twinee.fr/site/blog/syncmaster Mas também não deu certo! Ao copiar para /etc/ati/ o arquivo fornecido no link (syncmastert220.edid) renomeado como CRT1.edid, no reboot seguinte o X nem subiu! Tive que entrar no safe mode de novo, deletar o tal arquivo e refazer a configuração de vídeo...

Consigo usar o sistema, mas... é aquilo: com uma resolução "meia-boca", e com o raio da caixa de alerta do firmware do SyncMater, que já entra na tela do Display Manager...!

Outro detalhe: experimentei rodar um liveUSB com Ubuntu 14.04, e a tal caixa da alerta não apareceu... Não tenho certeza da resolução que o Ubuntu puxou, acho que não foi a 'ótima' do monitor não, de 1680 x 1050 (deve ter sido mais baixa)...

Alguma sugestão do que fazer? Trocar de monitor ou trocar de placa de vídeo não são ações "exequíveis" no momento....

Fico no aguardo.
Valeu!
Editado pela última vez por André Luiz em Ter Out 13, 2015 2:00 pm, em um total de 2 vezes.
André Luiz
Colaborador Intermediario Mageia

Re: Placa ATI HD 6000 & SyncMaster T220 -- problema...!

Mensagempor macxi » Qui Out 08, 2015 8:57 pm

André,
A placa que tenho é Nvidia e não dá este erro. Por isso não sei como ajudar.
Apenas alguns comentários.
Imagino que vc esteja rodando o Mageia 5, certo?
Vc fez o upgrade e depois instalou a Mageia?
Vc já tentou rodar a Mageia 5 KDE Live DVD? Normalmente o LiveDVD já vem com os drives proprietários.
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil

Mensagempor André Luiz » Qui Out 08, 2015 10:02 pm

Sim, é o Mageia 5. Não foi atualização, e sim instalação "full", a partir do DVD, versão x86_64.
Receio que o problema não seja a falta de driver, e sim uma deficiência do próprio driver proprietário flgrx para essa(s) placa(s) Radeon; na loja em que fiz o upgrade do desktop, bem que o técnico comentou que as placas Ati (Radeon) são problemáticas com Linux...
André Luiz

Mensagempor padula » Seg Out 12, 2015 11:11 am

andre tem uma opção de placa de video no mcc/hardware/configurar placa video na opção : ATI/ veja na imagem:
essa é a sua placa, já fez a opção por ela?
Anexos
ati hd 6000.png
http://www.linuxcounter.net/ Usuario Linux #520434
Lema é dar de graça o que de graça receber com amor, humildade, caridade e
padula
Administrador
Administrador

Mensagempor padula » Seg Out 12, 2015 11:20 am

na opção de monitor no caso aqui o meu monitor e o sansung syncmaster t190 e coloquei como mostra a imagem veja
tente essa opção :
Anexos
sansung.png
http://www.linuxcounter.net/ Usuario Linux #520434
Lema é dar de graça o que de graça receber com amor, humildade, caridade e
padula
Administrador
Administrador

Re: Placa ATI HD 6400 & SyncMaster T220 -- problema...!

Mensagempor André Luiz » Seg Out 12, 2015 12:19 pm

Obrigado pela atenção, padula!
Sim, já "fiz" aquela seleção de placa gráfica, ou melhor, o próprio sistema seleciona. No meu caso, é a placa 6400 HD, pra ser exato. Já tentei selecionar 5000 HD, mas não surtiu nenhum efeito diferente...
Na seleção de monitor, é aquilo que comentei: tem tudo quanto é marca e modelo de monitor, menos o meu! Tem como "adicionar " mais modelos de monitores à lista pré-configurada?... Outra dúvida: quando não se encontra exatamente o seu modelo de monitor na lista de opções, o que é preferível?, selecionar um modelo anterior da mesma marca?, ou posterior?... Como tinha dito, o modelo SyncMaster "mais próximo" do meu na lista é o T215, e não o T190...
André Luiz

Mensagempor André Luiz » Qua Out 14, 2015 4:15 pm

Tentei mudar o modelo de monitor para o SyncMaster T191... Nada feito!, tudo na mesma!
Também tentei desinstalar o driver proprietário fglrx e ir de driver 'genérico' mesmo; pior ainda!, a resolução da tela ficou péssima!

Experimentei rodar meu liveUSB com Ubuntu 14.04 na máquina pra ver como ele se comporta; e o X sobe de boa!, embora sem igualar o que seria a resolução máxima/ótima de meu monitor, 1680 X1050 a 60 Hz... O Ubuntu fica em 1440 x 900 , e paramos por aí! Mas sem aquela irritante janela de alerta do monitor na inicialização!
Outro detalhe: descobri que mesmo para seleções de resolução um pouco menores (1600 X 1000 , razão 16/10), o fglrx joga a resolução do monitor para 1600 x 1200 (?!), e é isso que está causando o tal alerta do monitor!...

Outra coisa: o SyncMaster T220 tem entrada de vídeo DVi , digital. Se eu conseguir um cabo desses (e o respectivo adaptador DVI fêmea/HDMI macho para a entrada HDMI de minha placa Asus !), haveria algum ganho de qualidade da imagem?... Eu tentei usar um cabo HDMI com o adaptador DVI macho/HDMI fêmea, mas não houve suficiente espaço para encaixar a conexão no painel traseiro do monitor!... O cabo ficou torcido, e o monitor nem sequer reconheceu a conexão!, acho que não encaixou direito...)

E, pra complicar minha vida: experimentei passar de novo o DVD de instalação do Mageia 5 para 'atualizar' o sistema, na esperança de que o instalador reconhecesse melhor a configuração 'ótima' do vídeo. Porém, além desse 'truque' não funcionar, também desconfigurou as entradas de boot no GRUB!... A entrada 'fail safe' (ou seria a "nonfb"?, não sei, não lembro...) sumiu! Agora estou sem esse recurso de resgate do sistema, que me permitia logar como root e chamar por linha de texto comandos de manutenção, como o próprio XFdrake... Eu posso recriar a entrada no MCC, mas não sei quais exatamente as opções de kernel a colocar diferentes da entrada normal... Acho que vou abrir um tópico pra isso!
Editado pela última vez por André Luiz em Sex Out 16, 2015 12:07 pm, em um total de 1 vez.
André Luiz

Mensagempor André Luiz » Sex Out 16, 2015 12:06 pm

Update do problema: como não encontrei jeito maneira de ajustar a resolução do monitor Samsung SyncMaster T220 rodando com video onboard Radeon (ATI) HD 6400 ( a resolução acaba indo pra 1600 x 1200, acima da resolução nativa de 1680 x 1050, e fazendo entrar aquela irritante janela de alerta toda vez que inicio uma sessão...), desisti daquele monitor! Troquei o equipamento pelo outro que tenho em casa, um LG FLATRON W1952TQ. Valeu a pena, pude conectá-lo usando a entrada DVI-D digital (o que eu não consegui no SyncMaster porque simplesmente não sobrava espaço no painel traseiro para encaixar corretamente o adaptador "DVI macho/HDMI fêmea"...), e consegui ajustar a resolução do vídeo para o máximo daquele monitor, 1440 x 900 (mas, detalhe: o teste de video com essa placa Radeon continua falhando, e inclusive trava a sessão! O jeito é rebootar e ver se nova resolução está ok...). Ainda vou testar um pouco mais os ajustes de alysing das fontes, mas está aceitável.

Ah! No meu outro desktop, rodando Ubuntu 14.04, o SyncMaster foi reconhecido de primeira e já com a resolução nativa de 1680 x 1050! Não sei se por conta do vídeo onboard diferente (ATI Radeon HD 3000), ou por conta do Ubuntu 14.04 "Trusty Tahr" não usar o "maledeto" systemd na inicialização do sistema dando 'piti' pra reconhecer o novo hardware...!

Não dou o tópico por "resolvido" porque não encontrei solução para o problema apresentado. Mas quis comentar como referência para outros que enfrentem problemas correlatos, e o alerta: vídeo Radeon é realmente problemático pra usar, mesmo com o driver proprietário fglrx (ou, talvez, por causa dele!) Boa sorte aos demais!
André Luiz

Voltar para Audio e Video