Página 1 de 1

Placa wireless Broadcom para Linux

MensagemEnviado: Sex Jul 27, 2018 1:32 pm
por harback
Pessoal,
Eu instalei o nosso Mageia num notebook Dell Inspiron 1525 e vi que a placa de rede sem fio é da Broadcom. O Mageia foi a ÚNICA distro entre as que tentei instalar que acabou contornando o problema da falta do driver da Broadcom e já instalou e me orientou a utilizar o driver genérico disponibilizado. Slackware, Manjaro, Opensuse, MInt, etc. não conseguiram conectar nem a pau; somente utilizaram a rede com cabo (Ethernet).

Pesquisando na web, descobri que a Broadcom, após receber muitas reclamações dos usuários Linux, aliado ao fato da Dell possuir um notebook com Ubuntu instalado, resolveu distribuir um ÚNICO driver wireless, empacotado como .tar.gz (não sou de informática; estou falando do jeito que percebi). Baixei o arquivo, descompactei e percebi que somente possui um arquivo chamado "Makefile"; ou seja, nada de Configure ou Make. Eu NÃO SEI instalar esse arquivo (obrigado, pacotes .RPM).

Solicito a ajuda dos amigos deste nosso Fórum para contornarmos esse empecilho e dotar o Mageia - embora esteja utilizando a rede wireless tranquilamente com o driver genérico instalado automaticamente pela distro (chupem, demais distros). Mas conseguirmos instalar o driver Broadcom no Mageia 6 é mais um diferencial para a nossa distro.

Abraço!

Re: Placa wireless Broadcom para Linux

MensagemEnviado: Sex Jul 27, 2018 10:10 pm
por padula
olá harback
kkkk, ri um pouco com seu comentario

realmente as placas broadcom é um pouco chatas de configurar...
também tenho um Dell netbook 2120 com Broadcom BGN, uso nele as distros Mageia (plasma) e kubuntu (plasma)...
aqui tá bem redondinho, mais confesso ....Mageia roda mais leve na maquina tranquilamente...estou sendo bem
transparente em dizer isso no modo geral....

um abraço harback e boa sorte na sua distro....

Re: Placa wireless Broadcom para Linux

MensagemEnviado: Sáb Jul 28, 2018 10:28 am
por harback
Um abraço, Padula. Mais uma vantagem do Mageia é esse nosso Fórum. E a versão 6 está boa demais, sobrando no mundo linux. Acabei de instalar o Mageia 6 num notebook de um amigo que adorou. Ele fez como eu: nada de dual boot; só o Mageia no Samsung com processador Intel i3. A esposa e o pai deles utilizaram a máquina tranquilamente, sem perceberem ou perguntarem qual era o sistema operacional. Mas a máquina que estava uma carroça, agora está voando.
Abraço.