SSD unidade de estado sólido

Assuntos relacionados com suporte a hardware e periféricos somente para o mageia.

SSD unidade de estado sólido

Mensagempor Aldo » Seg Set 05, 2016 10:03 am

Olá pessoal,

Estou a ponto de fazer um upgrade no meu desktop e pensei imediatamente em um SSD 120G, li alguns tópicos, visiteis muitos fóruns e ainda estou com dúvidas, tenho a seguinte configuração:

Placa Mãe: Asus Z97M-PLUS
Memória RAM 1 pente de 4G
Processador I5
HD 1T
HD 500G

Os SSD's tem um limite de escrita, todos os fóruns que li recomendaram que não utilizasse a partição /swap ou o arquivo de paginação do Windows no SSD, pois esta partição ou no caso do Windows o arquivo de paginação tem um grande número de escritas ao longo do tempo, também me lembrei que posso criar outras partições para /tmp e /usr que também tem um alto número de escrita, aí as dúvidas, a principio pensei no seguinte particionamento:

/ = Arquivos de sistema
/swap = Arquivos swap
/tmp = Arquivos temporários
/usr = Aplicativos do usuário, bibliotecas do sistema, segundo o que li, quase 90% do espaço ocupado pelo sistema logo depois da instalação consiste justamente nos arquivos do diretório /usr.
/home = Arquivos pessoais do usuário, musicas, filmes, documentos

SSD 120G = sda - Dual boot Windows 10 e Linux Mageia
HD 500G = sdb - /swap, /tmp, /usr, /home
HD 1T = sdc - arquivo de paginação do Windows 10, users do Windows 10, backups, etc...

sda1 = 100M /boot/EFI
sda2 = 100G Windows 10
sda3 = 19G Mageia /

" Poderia até deixar mais espaço para o Windows, pois a partição / do Mageia não vai chegara a 2G, mais prefiro assim, futuramente posso dividir o espaço com outro distrito"

sdb1 = 8G /swap
sdb2 = 8G /tmp
sdb3 = 20G /usr
sdb4 = 464G /home

sdc1 = 20G arquivo de paginação do Windows 10
sdc2 = 980G users do Windows, backups, etc...

Esse particionamento, funcionaria?
Posso colocar estas partições /swap, /tmp e /usr no HD sdb junto com a partição /home?
Se a resposta da pergunta anterior for SIM, coloco as partições /swap, /tmp e /usr no inicio ou no fim do HD sdb?
Perderei muito em desempenho do SSD, tendo em vista que o SO Mageia fara leituras e escritas no HD reduzindo assim o tempo de resposta?
A inicialização ainda será mais rápida?
Devo aumentar a quantidade de memória RAM antes do SSD e acabar com a /swap e o arquivo de paginação?

Talvez não tenha abordado todos os aspectos do problema, gostaria de algumas dicas e respostas as questões a cima.
Linux, viver sem fronteiras.
Aldo
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia

Re: SSD unidade de estado sólido

Mensagempor Bequimão » Seg Set 05, 2016 9:25 pm

Olá Aldo,

Ainda não me interessei por diskos SDD, mas por quê você quer o /usr numa partição separada?

Acho que isto é herança dos primeiros tempos do UNIX (usr = Unix System Resources), que não faz sentido num Linux moderno. Os symlinks entre partições diferentes até podem ser problemáticos.

Abs
Bequimão
Se o Windows fosse a solução, eu queria o problema de volta.
Bequimão
Colaborador Intermediario Mageia

Mensagempor PauloCreto » Seg Set 05, 2016 11:20 pm

Bequimão escreveu:Olá Aldo,

Ainda não me interessei por diskos SDD, mas por quê você quer o /usr numa partição separada?

Acho que isto é herança dos primeiros tempos do UNIX (usr = Unix System Resources), que não faz sentido num Linux moderno. Os symlinks entre partições diferentes até podem ser problemáticos.

Abs
Bequimão

Olá Aldo,

Também concordo com o Bequimão, basta apenas a partição / (raiz); a /home e por preferências a Swap

T+
Perguntas-me qual foi o meu progresso? Comecei a ser amigo de mim mesmo. Sêneca
>>>Telegram - @PCreto<<< >> Comunidade Mageia do Brasil no Telegram <<
Blog do Creto
PauloCreto
Colaborador Senior Mageia

Mensagempor Aldo » Ter Set 06, 2016 12:34 am

Bequimão escreveu:Olá Aldo,

Abs
Bequimão

Bequimão, a questão principal é evitar a escrita excessiva ou até mesmo desnecessária no SSD , tendo em vista a limitação de escrita que estes equipamentos possuem outra situação que deve ser levado em conta é o tamanho da partição / (raiz) que no particionamento proposto fica bem reduzido e posso com isso utilizar melhor o espaço no SSD.

Ficam as questões :

Esse particionamento o / (raiz ) no SSD e as outra partições em um HD funcionaria, ?
Posso colocar estas partições /swap, /tmp e /usr no HD sdb junto com a partição /home?
Se a resposta da pergunta anterior for SIM, coloco as partições /swap, /tmp e /usr no inicio ou no fim do HD sdb?
Perderei muito em desempenho do SSD, tendo em vista que o SO Mageia fara leituras e escritas no HD reduzindo assim o tempo de resposta?
A inicialização ainda será mais rápida?
Devo aumentar a quantidade de memória RAM antes do SSD e acabar com a /swap e o arquivo de paginação
Linux, viver sem fronteiras.
Aldo
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia

Mensagempor PauloCreto » Ter Set 06, 2016 7:28 am

Em tese:
Amigo, instalei o Linux Ubuntu 13.10 da seguinte forma:

SSD (24gb) -

/ - (22gb)- ""
swap - (2gb) - não me lembro de precisar usar o swap, mas é melhor manter ele em SSD.

HD (500gb)

fiz a montagem do "/boot" - por algum motivo da erro de manter esse diretorio em SSD.
e dos /home e etc.

Fonte: Mensagem #6 e #7 - Viva o Linux

Ou seja, como os SSD atuais são bem mais rápidos de que os HDs a raiz neles dá um ganho em velocidade também no sistema, isso dito em tese.

Mas esqueça essa de /usr /tmp e etc. Use apenas / ; swap e /home (esta última no HD e as demais no SSD, pronto feito.

Espero ter sido útil de alguma forma.

T+
Perguntas-me qual foi o meu progresso? Comecei a ser amigo de mim mesmo. Sêneca
>>>Telegram - @PCreto<<< >> Comunidade Mageia do Brasil no Telegram <<
Blog do Creto
PauloCreto

Mensagempor Bequimão » Ter Set 06, 2016 8:17 am

Exatamente isso, Paulo.

Colocaria até o /home no sdd. Restam apenas os arquivos grandes como multimídia, downloads, documentos para o hdd fixo numa partição separada de dados. Pessoalmente uso um /home separado apenas quando for criptografado. Hoje em dia, o suporte de sdd deve ser garantido pelo kernel, sistema de arquivos, instaladores etc. Estas considerações e preocupações são do passado.

Além do mais, gosto muito do LVM (Logical Volume Manager) que dá mais flexibilidade no particionamento. Se consegue aumentar até partições montadas.

Bequimão
Bequimão

Mensagempor atf » Sáb Jan 14, 2017 8:45 am

Vou entrar na discussão com algumas práticas que têm me ajudado, principalmente nas reinstalações.

Como foi dito que os SSD têm limitação de escritas, eu colocaria neles o /usr que, em geral, tem mais leituras do que escritas. Pode-se, ainda, separar o /usr/share, devido ao seu grande crescimento com a instalação de novos programas, e o /opt que, em caso de reinstalação, deixa a salvo os aplicativos opcionais e seus dados.

O /home e o /var, que são os campeões de escritas, devem ficar em HD's normais, sendo o /home em partição separada.

Eu considero o uso do LVM como indispensável, pela facilidade de manutenção e operação. Veja, abaixo, minha distribuição de diretórios.

Código: Selecionar todos
atf@localhost ~]$ df
Sist. Arq.                 1K-blocos    Usado Disponível Uso% Montado em
devtmpfs                     4048068        0    4048068   0% /dev
tmpfs                        4087704     6908    4080796   1% /dev/shm
tmpfs                        4087704      936    4086768   1% /run
/dev/sda2                   30832636  6816480   22426908  24% /
tmpfs                        4087704        0    4087704   0% /sys/fs/cgroup
tmpfs                        4087704       72    4087632   1% /tmp
/dev/mapper/vg03-PG_DB      51475068   226520   48610724   1% /srv/pgsql
/dev/mapper/vg02-OPT        10190136  1686452    7963012  18% /opt
/dev/mapper/vg02-HOME       41153856 31151708    7888612  80% /home
/dev/mapper/vg02-HTML       20511356   468264   18978132   3% /srv/www
/dev/mapper/vg01-ARMZM     103081248 63267164   34554820  65% /home/atf/Downloads
/dev/mapper/vg01-VBOX       82438832 40131392   38096752  52% /srv/vbox
/dev/mapper/vg01-USR_SHARE  51475068 21073428   27763816  44% /usr/share
/dev/mapper/vg01-DLNA      104806400  1710708  103095692   2% /srv/dlna
tmpfs                         817544       36     817508   1% /run/user/1000
Afonso Teixeira de Freitas
LinuxUser#142898
atf
Moderador
Moderador

Mensagempor xGrind » Sáb Jan 14, 2017 2:27 pm

Os arquivos que ficam em /opt permanecem mesmo depois de uma reinstalação do S.O.? Bom saber, pensava que só na /home que permaneciam.
:::goo
xGrind
Moderador
Moderador

Mensagempor atf » Sáb Jan 14, 2017 3:15 pm

Isso depende da sua configuração atual e de como será configurada a nova instalação.
Quando for mapear os discos para a nova instalação deve-se configurar a montagem de cada diretório que está em partição diferente da raiz ("/"), não esquecendo de evitar a formatação dessas partições.
Afonso Teixeira de Freitas
LinuxUser#142898
atf
Moderador
Moderador

Mensagempor xGrind » Dom Jan 15, 2017 12:11 pm

Entendi. Então no meu caso, sempre apaga o /opt, pq só coloco pra formatar o / e deixo o /home sem formatar. De resto, nem mexo.
:::goo
xGrind
Moderador
Moderador

Próximo

Voltar para Hardware e Periféricos