Dual Boot=Mg5 (sda) & Void Linux (sdb!)

Assuntos relacionados com suporte a hardware e periféricos somente para o mageia.

Dual Boot=Mg5 (sda) & Void Linux (sdb!)

Mensagempor André Luiz » Ter Jul 19, 2016 4:23 pm

Oi, tem sido um longo tempo longe do fórum.
Eu tenho dois HDs no meu desktop: o primeiro (sdA), com 500GB, é o que tem meu sistema de "produção" atual com Mageia 5 (KDE 4) a instalação, e um segundo (sdb), um velho HD de 80GB , que até recentemente estava com outra instalação Mageia 5 (com XFCE) para fins de avaliação e/ou backup. A primeira instalação dá boot com GRUB 1.5, e eu criei com sucesso uma entrada para inicializar o outro HD, 'chamando' também p GRUB já instalado no segundo HD para então escolher as opções de inicialização. Essa configuração estava funcionando bem.
Então, eu decidi instalar o Void Linux ("sabor" LXQt) no segundo HD em substituição do Mageia 5/XFCE; Eu não mudei nada da configuração do GRUB, tendo em mente que a entrada para o segundo HD deveria chamar a outra instância de GRUB. No entanto, não deu certo; fica faltando alguma coisa no processo de boot do Void Linux, e não entra o driver de mouse, e sei lá mais o quê...A tela do GRUB 2 do Void é 'bypassada", sobe a tela de DM , mas não consigo selecionar nem usuário e nem digitar senha...
Se eu reiniciar pressionando F8 durante o cheque de memória que eu ainda posso selecionar o segundo HD e iniciar normalmente.
Estou longe de meu desktop Mageia, então não posso agora fornecer detalhes de configuração do GRUB.Vou tentar consigo isso assim que possível.
Enquanto isso, alguma sugestão do que fazer? Eu li outros tópicos relacionados sobre configuração do GRUB para dual boot, e também abri um tópico no fórum em inglês do Mageia; mas não foi possível encontrar dicas úteis para a minha própria situação até agora.

Fico no aguardo.

Abraços!
Avatar do usuário
André Luiz
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia
 
Mensagens: 88
Registrado em: Dom Abr 21, 2013 8:43 pm

Re: Dual Boot=Mg5 (sda) & Void Linux (sdb!)

Mensagempor Bequimão » Qua Jul 20, 2016 7:11 am

Olá André Luiz,

Você consegue abrir o menu do grub2 com [Esc]?

Quando você boota depois de [F8], você tem um desktop completo do Void? Voce consegue abrir um terminal?

Abs
Bequimão
Se o Windows fosse a solução, eu queria o problema de volta.
Avatar do usuário
Bequimão
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia
 
Mensagens: 132
Registrado em: Sáb Mai 18, 2013 3:01 pm
Localização: Mannheim, Alemanha

Re: Dual Boot=Mg5 (sda) & Void Linux (sdb!)

Mensagempor André Luiz » Qua Jul 20, 2016 10:35 am

Bom dia, e obrigado pelo interesse, Bequimão.
Sim, com [F8] eu acesso o segundo HD, e o processo de boot do Void é normal: primeiro vai par a tela do grub2, e então sobe o DM para seleção de usuário e/ou DE (instalei o LXQt e o Mate nele!);
Não abri o menu do grub2, nem sei como configurá-lo no Void, que não tem uma central de configuração tão geral quanto o MCC (ponto para o Mageia!)... O Void tem filosofia minimalista: mesmo o instalador dele é modo texto! E, diga-se de passagem, um pouco bugado (com diferenças entre uma ISO e outra das opções disponíveis...), mas faz o trabalho! Agora, quem está acostumado com um instalador gráfico como o do Mageia e outras distros, fica meio apavorado na hora de instalar, principalmente quando chega o processo mais cabuloso: particionamento !... Mas, é aquilo, a gente usa é pra aprender mesmo! Nem que seja na base da tentativa e erro!
Já recebi uma resposta no fórum em inglês, embora não completa. Faltam detalhes sobre a minha configuração.
Possivelmente nem seja tão difícil criar a entrada par ao segudno HD, eu já tinha feito isso antes. Mas, pelo MCC, é um pouco mais 'travado', porque a gente não sabe exatamente o que é e pra quê serve cada uma das instruções adicionadas na linha de kernel...
Depois eu posto mais.
"TFA !!!"
Editado pela última vez por André Luiz em Qui Jul 21, 2016 9:25 am, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
André Luiz
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia
 
Mensagens: 88
Registrado em: Dom Abr 21, 2013 8:43 pm

Re: Dual Boot=Mg5 (sda) & Void Linux (sdb!)

Mensagempor Bequimão » Qui Jul 21, 2016 4:26 am

Então seu único problema é como formular as entradas manuais para o Void no menu.list do grub legacy?
Porquê você não o disse com clareza?

Você encontra no Void um arquivo /boot/grub2/grub.cfg ou /boot/grub/grub.cfg. Os parametros do kernel estão na seção 10_linux.
Eu só uso o grub2 nos meus sistemas multiplo boot desde 2010.

Abs
Bequimão
Se o Windows fosse a solução, eu queria o problema de volta.
Avatar do usuário
Bequimão
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia
 
Mensagens: 132
Registrado em: Sáb Mai 18, 2013 3:01 pm
Localização: Mannheim, Alemanha


Voltar para Hardware e Periféricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron