Driver de video para NVIDIA 750 ti

Assuntos relacionados com suporte a hardware e periféricos somente para o mageia.

Driver de video para NVIDIA 750 ti

Mensagempor asghan » Dom Dez 20, 2015 7:54 am

Bom dia !

Estou novamente em minha saga ao Mageia, dessa vez com um outro hardware, meu novo brinquedo de Natal

Proc. i5 socket 1150 - 4º geração
Mabo Asus B85M-E/BR
NVIDIA GTX 750 ti
8G kingston 1600 Hyper X Fury.

O sistema desliga em 5 segundos com ambiente kde, bom desempenho, meu jogo Metro 2033 está rodando com áudio e vídeo, o lance é que o jogo "engasga", ai que surgiu minha dúvida, qual driver de vídeo é o indicado para minha placa, estou usando um driver sugerido pelo sistema, da série 460, tem outras opções:

GeForce 6100 to GeForce 7950
GeForce 8100 to GeForce 7950

Esses modelos acho que são os mais recentes, o driver usado é 346.96
asghan
Colaborador Intermediario Mageia

Re: Driver de video para NVIDIA 750 ti

Mensagempor macxi » Dom Dez 20, 2015 8:49 am

Oi Asghan,
Eu também tenho placa de vídeo Nvidia. Faço a configuração automática no Centro de Controle Mageia (ver docomentação Mageia: Configuração da placa de vídeo e monitor).

Acho que não dá p trocar para outro driver porque a configuração é automática, com critérios e política de modelos definidos pela própria Nvidia, que a Mageia não pode alterar. É isso que o doktor5000 comenta nesse tópico no fórum oficial, quando o otdlh fez uma pergunta parecida com a sua: Nvidia GeForce Maxwell 750 Ti proper driver setup ect:

[...] Na selecção do driver diz "NVIDIA GeForce série 400 e, posteriores" (que na verdade usa o mesmo driver como "GeForce NVIDIA GeForce 8100 para 360"), que é chamado nvidia-corrente que está funcionando. [...} Nós não fazemos o driver".

O doktor5000 também dá dica de comando para verificar a configuração da placa de video no modo-texto, num terminal como root:
    Código: Selecionar todos
    rpm -qa | grep nvidia | sort
    lspcidrake -v | grep -i vga
    grep -i driver /var/log/Xorg.0.log

Talvez seja possível fazer testes com instalação de outros drivers, mas teste por sua conta e risco, em uma instalação de teste, não de produção. Quem sabe fazer isso em uma outra partição neste mesmo computador, pois talvez possa dar erros e vc ficar sem o ambiente gráfico e ter que reconfigurar a Mageia através do modo-texto.

macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil

Re: Driver de video para NVIDIA 750 ti

Mensagempor asghan » Sex Dez 25, 2015 8:41 am

Ok macxi,obrigado pela resposta, notei que algumas distros estão usando o driver 352, mas entendo que a Mageia tem uma filosofia embasada na "estabilidade", por isso usam um driver um pouco mais "antigo" (estável). Como disse o jogo está muito bom, o único inconveniente é o Firefox quando rolo a tela que estou navegando,fica uma espécie de "risco" , na tela quando movimento a barra de rolagem,não estou sabendo resolver isso,tbm notei esse comportamento quando no openSUSE .
asghan

Voltar para Hardware e Periféricos