Webcam não funciona após atualizar p/ Mageia 5 [RESOLVIDO]

Assuntos relacionados com suporte a hardware e periféricos somente para o mageia.

Re: Webcam parou de funcionar após atualizar para o Mageia 5

Mensagempor will » Qua Jul 01, 2015 12:58 pm

E fazendo um link de video0 para video1? "ln -s"?
nosXw
Imagem
will
Super Mago Mageia
Super Mago Mageia

Mensagempor geraldow » Sáb Jul 04, 2015 10:29 am

Creto escreveu:Eu esqueceria o MCC e partiria para um terminal com:

Código: Selecionar todos
urpmi cheese v4l-utils

Se estiver usando o KDE mude de v4l-utils para v4l-utils-qt4

Boa sorte e qualquer coisa poste ai ;)

T+

Creto, obrigado por responder!

O v4l-utils-qt4 eu já tinha. Tentei com o Cheese e também não funcionou. Instalei o configurador do v4l (aquele que você pediu pra ir pro repositório Mageia), mas não resolveu tb...

Acho que meu próximo passo é testar o livedvd da Mageia 5 pra ver se a webcam funciona: com isso saberei se foi um problema na atualização ou se é algo da versão mesmo.

Mas sigo aberto a qualquer ideia!
Abraço!
geraldow
Colaborador Senior Mageia

Mensagempor geraldow » Sáb Jul 04, 2015 10:34 am

will escreveu:E fazendo um link de video0 para video1? "ln -s"?

will, desculpe a ignorância: você pode me explicar como fazer isso?

Obrigado!
geraldow

Mensagempor macxi » Sáb Jul 04, 2015 11:13 am

Já testou o pacote do Fedora v4l2ucp-2.0.1-12.fc22.x86_64.rpm que está sendo discutido no outro tópico.
Eu testei e funcionou no notebook com Mageia 5 com webcam. Sem webcam, não funciona.
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil

Mensagempor geraldow » Sáb Jul 04, 2015 11:38 am

macxi escreveu:Já testou o pacote do Fedora v4l2ucp-2.0.1-12.fc22.x86_64.rpm que está sendo discutido no outro tópico.
Eu testei e funcionou no notebook com Mageia 5 com webcam. Sem webcam, não funciona.

Oi macxi!

Testei sim, mas não deu certo...

Veja:
v4l2ucp.png
v4l2ucp.png (22.48 KiB) Exibido 5233 vezes

Aconteceu a mesma coisa que com o wxcam:
wxcam erro.png

Sigo tentando! Abraço!
geraldow

Mensagempor macxi » Sáb Jul 04, 2015 1:16 pm

Esse mesmo aviso de erro apareceu comigo em uma máquina sem webcam "Unable to open file /dev/video0" "Arquivo ou diretório não encontrado".
Como vc disse que rodou o comando para exluir os arquivos órfãos e só depois que esta dando este erro, penso que foi apagado algum arquivo.
Dando uma pesquisada na internet em relação a problamas como esse, eu pergunto:

1 - segundo uma dica do VivaoLinux: você ligou a web EX: fn 5 antes de executar os comandos? já instalou o flash? adicionou seu usuário ao grupo de video, audio, etc...
    2 - Vc já conseguiu fez testes com a Mageia 5 LiveDVD como vc comentou?
    3 - Já considerou a possibilidade de reinstalar a Mageia 5? Pergunto isso porque eu nunca recomendo usar o comando automático para excluir arquviso órfãos. Ele exclui arquivos que podem ser essenciais ao sistema, tornando o sistema instável. Instalar novamente a Mageia 5 pode ser um forma de tentar resolver esses erros e prevenir outros.
    4 - Segundo outra dica do VivaoLinux: será que pode ser mal contato no cabo flat da webcam?
macxi

Mensagempor will » Sáb Jul 04, 2015 1:53 pm

Pelo que entendi do seu post o video esta funcionando em /dev/video1, não em /dev/video0, eu tentaria fazer um link para ver si funciona :P
ln -s /dev/video0 /dev/video1

https://forums.gentoo.org/viewtopic-t-6 ... art-0.html
http://askubuntu.com/questions/118733/h ... ult-webcam

Acho que o caminho é esse ou algo parecido :P
nosXw
Imagem
will
Super Mago Mageia
Super Mago Mageia

Mensagempor geraldow » Sáb Jul 04, 2015 6:03 pm

macxi escreveu:Esse mesmo aviso de erro apareceu comigo em uma máquina sem webcam "Unable to open file /dev/video0" "Arquivo ou diretório não encontrado".
Como vc disse que rodou o comando para exluir os arquivos órfãos e só depois que esta dando este erro, penso que foi apagado algum arquivo.
Dando uma pesquisada na internet em relação a problamas como esse, eu pergunto:

1 - segundo uma dica do VivaoLinux: você ligou a web EX: fn 5 antes de executar os comandos? já instalou o flash? adicionou seu usuário ao grupo de video, audio, etc...
    2 - Vc já conseguiu fez testes com a Mageia 5 LiveDVD como vc comentou?
    3 - Já considerou a possibilidade de reinstalar a Mageia 5? Pergunto isso porque eu nunca recomendo usar o comando automático para excluir arquviso órfãos. Ele exclui arquivos que podem ser essenciais ao sistema, tornando o sistema instável. Instalar novamente a Mageia 5 pode ser um forma de tentar resolver esses erros e prevenir outros.
    4 - Segundo outra dica do VivaoLinux: será que pode ser mal contato no cabo flat da webcam?

macxi, também acho que seja algo relacionado ao urpme --auto-orphans ou algum problema na atualização.

Quanto às suas perguntas:
1) Não eram esses os problemas;
2) Sim, acabei de testar e a webcam funcionou perfeitamente. Testei com com vlc, wxcam, skype e jitsi.
3) Sim, estou pensando em fazer isso.
4) Não é o caso, pois a webcam funciona quando troco de video0 para video1 (ou vice-versa!).

Obrigado! Abraço!
geraldow

Mensagempor geraldow » Sáb Jul 04, 2015 6:14 pm

will escreveu:Pelo que entendi do seu post o video esta funcionando em /dev/video1, não em /dev/video0, eu tentaria fazer um link para ver si funciona :P
ln -s /dev/video0 /dev/video1

https://forums.gentoo.org/viewtopic-t-6 ... art-0.html
http://askubuntu.com/questions/118733/h ... ult-webcam

Acho que o caminho é esse ou algo parecido :P

will, criei o link simbólico, mas não deu certo. O problema é muito esquisito: às vezes a webcam é listada como video0, daí mudo para video1 e funciona - mudo pelo wxcam, mas daí funciona com qualquer programa (skype, ekiga, jitsi, etc). Daí fecho o programa (qualquer um) e quando abro de novo não funciona. Daí repito os passos pelo wxcam para alterar o dispositivo (de video1 para video0), mas dessa vez não funciona. Mas se reinicio o computador e mudo de video1 para video0 funciona. Ou seja, a alteração funciona apenas na primeira vez!

Enfim: não é um problema de hardware nem de incompatibilidade do software, pois testei com o livedvd e a webcam funcionou perfeitamente. Não sei exatamente qual a questão, se é um problema com a atualização ou com o urpme --auto-orphans, só sei que de alguma forma misteriosa o sistema duplicou as entradas de vídeo e carregou um módulo de teclado (kbd) para uma delas. Não tenho ideia de como resolver, devo reinstalar o sistema, o que é uma pena. De qualquer forma ou a atualização precisa melhorar ou o comando mencionado, para evitar quebras.

Obrigado! Um abraço!
geraldow

Mensagempor will » Sáb Jul 04, 2015 8:55 pm

Não é um problema de comando, é um problema do rpm, nunca vai melhorar.
Acho que vc tem um problema com UDEV, mas não sei nada disso :S
nosXw
Imagem
will
Super Mago Mageia
Super Mago Mageia

AnteriorPróximo

Voltar para Hardware e Periféricos