Mudando o Particionamento...

Para aqueles que estão iniciando no mundo gnu Línux do Mageia.

Mudando o Particionamento...

Mensagempor FFDA » Sex Dez 29, 2017 6:46 pm

Ola! Devido ao tamaho das minhas midias estou quase sem HD. Acabo de verificar que a raiz reservada pro Mageia rodar eh de 50GB (fiz a instalacao limpa ha algum tempo atras) embora ele esteja usando 12GB. Queria direcionar 20GB desta raiz para meu usuario mas fiquei com receio de mexer no particionamento sem antes perguntar aqui no forum. Existe alguma maneira de refazer este particionamento de maneira SEGURA ? Obrigado antecipadamente e Feliz Ano Novo para todos!
FFDA
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia

Re: Mudando o Particionamento...

Mensagempor macxi » Sáb Dez 30, 2017 6:42 pm

Nunca tentei no linux. por isso, o primeiro impulso que tive foi de dizer que não dá. Que vai perder todos os dados e que é perigoso.
Mas depois lembrei que no windows dá para redimensionar e também achei no Viva-o-Linux um tópico sobre isso:

Mesmo assim, como nunca tentei redimencionar uma partição no linux, não tenho certeza se há perda de dados, por isso, nessas situações, eu sempre faço uma nova instalação e faço antes um replanejamento das partições que pretendo criar. Mas é só minha opinião. Espero que você consiga. Mas antes sugiro fazer uma cópia de segurança dos arquivos importantes. Boa sorte.

Boas festas e bom ano novo a todos!!
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil

Re: Mudando o Particionamento...

Mensagempor atf » Ter Jan 02, 2018 10:35 am

Pelo centro de contrôle, item "Discos locais", você consegue redimensionar as partições. O próprio aplicativo recomenda um 'backup" antes de qualquer coisa.
Eu sugiro que, depois de uma cópia completa de seus arquivos importantes, faça uma nova instalação com particionamento em LVM. Isso vai facilitar muito na hora de rearranjar áreas de disco. Claro que você necessitará um pequeno estudo sobre o funcionamento e operações com os volumes lógicos o que, na verdade, não nenhum "bicho de sete cabeças".
...e lembrando que sempre estaremos aqui para ajudar.
Afonso Teixeira de Freitas
LinuxUser#142898
atf
Moderador
Moderador

Voltar para Iniciantes no Mageia