Por que usar Mageia?

Para aqueles que estão iniciando no mundo gnu Línux do Mageia.

Por que usar Mageia?

Mensagempor spylinux » Ter Jul 18, 2017 11:16 am

Olá galera,

Sei q estou um tempo sumido do forum, na verdade acabei tendo q me afastar de diversos forums, sites, grupos, etc, por motivos pessoais, mas aos poucos estou voltando.

Atualmente tenho usado Funtoo Linux, mas esta semana vi que tivemos o lançamento do Fedora 26 e da Mageia 6 (Ufa, já não era sem tempo..rs), e tive curiosidade de usar Mageia desta vez...gosto de RPM, tenho um carinho especial por distros RPM, visto que aprendi linux no RedHat muitos anos atrás (Muitos mesmo), e usei tb por um bom tempo o Fedora...Mas tenho algumas dúvidas, se no MEU caso, vale a pena usar Mageia.

Sou programador PHP, e hj em dia já temos o PHP 7.x, a maioria dos servidores de hosting possui esta versão do PHP, os frameworks e projetos estão sendo migrados para suporte ao PHP 7, é a nova tendência, pelas excelentes mudanças q a linguagem teve.

No repositório da Mageia 6, a versão atual do PHP é ainda 5.6.x, fico pensando...mesmo com toda a estabilidade, compensa usar Mageia, pra mim, hj em dia, visto que alguns apps, pacotes, etc, terei q compilar na mão, e personalizar?
Digo isso, pq distros como Arch, Manjaro, Fedora, Void, Gentoo, Funtoo e até o Debian Stable, já trabalham com PHP 7, q é estável...fico pensando se a Mageia não está um pouco atrasada com lançamentos e atualizações, visto que os programadores precisam ter acesso a pacotes e tecnologias mais atuais para atender o mercado.

Seria Mageia uma distro mais voltada para uso doméstico, escritórios, dia a dia, e não tão recomendada para desenvolvedores?

Não estou pondo isso como uma crítica, quero apenas um help dos gurus aqui do fórum, pois quando tentei usar Mageia anos atrás, tive problemas com UEFI, e acabei nem usando, mas a vontade de conhecer mais a fundo a distro permaneceu, mas quero saber se compensa, no MEU caso, usá-la.

Desde já agradeço a ajuda galera!
Abraços
Bill - spylinux
Meu blog sobre programação, linux e outras coisas nerds! Bill Jr Blog
@spylinux no IRC Freenode #mageia-br
Linux user: 526124
spylinux
Colaborador Intermediario Mageia

Re: Por que usar Mageia?

Mensagempor macxi » Ter Jul 18, 2017 11:43 am

O uso da Mageia é sempre uma decisão pessoal de conveniência de cada um.
Seria muito bom que vc testasse, usasse e desse dicas para nós e para a equipe Mageia sobre essa questão do PHP.
Mas eu não tenho como ajudar, não sei nada sobre programação, muito menos php.
Talvez vc possa ensinar algo p todos aqui do forum, inclusive sobre a importância de atualizar o php na Mageia.
Seria uma bom se você achasse uma forma de ajudar, como seu conhecimento, no desenvolvimento da Mageia, que não é de empresa nenhuma, mas da comunidade de usuários.

Tentei ver a versão do php da Mageia 5 e não sei nem por onde começar.
Apenas achei um blog sobre isso:

Achei o verbete da wikipédia sobre PHP p ajudar situar no tema para iniciantes como eu: https://pt.wikipedia.org/wiki/PHP

Achei um tópico no Fórum Mageia sobre isso de março de 2017: Re: upgrade php. Tem uma resposta do doktor5000. Parece que ele recomenda tentar atualizar para php 7.1 com os pacotes da Fedora.

Obs: algum tempo depois que foi lançada a Mageia 6, será aberto a discussão sobre as características a serem desenvolvidas na Mageia 7. Esse prazo de discussão deverá ser de uns dois a três meses ou mais, ou seja, imagino que agosto, outubro a Mageia.org deverá discutir sobre quais os recursos (Feature) que a Mageia 7 terá e como será implementado. Esse é um bom momento para discutir e propor novos recursos, um deles pode ser a atualização do PHP.

Mageia Wki Proposed Feature Mageia 7
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil

Mensagempor spylinux » Ter Jul 18, 2017 12:20 pm

Olá @macxi, obrigado pela resposta.

Vou testar o livecd da Mageia aqui, enquanto baixa o DVD de instalação, e instalar aqui.

Sobre como ver a versão, apenas acessei o site dos pacotes da Mageia em: https://madb.mageia.org, e pesquisei, vendo q a versão usada do PHP ainda é a 5.x, que já está sendo deixada de lado nos novos projetos da comunidade, visto que o PHP 7 veio com muitas novidades, mais rápido, e alguns frameworks atualmente já usam esta versão como padrão.

Imagem

Verei o link q passou sobre instalar o PHP 7, mas acredito que visto que essa nova versão demorou tanto, deveriam atentar a determinados pontos, por exemplo, nem o Slackware hj em dia usa mais Grub legacy, no entanto custou pra Mageia usar o Grub2. Se tiver q esperar mais 2, 3 anos até sair a Mageia 7 pra usar PHP 7, já será uma versão antiga do PHP, e não compensará usar, entende?...rs, lembro q cheguei a conversar com a Marja e um outro dev da equipe sobre esse tipo de coisa, mas parece q eles são mais zelosos e difíceis de realizar mudanças, do q a equipe do Debian e do Slackware, q são super conservadores.

Por isso minha pergunta, pq sei q posso baixar o fonte do PHP ou algum outro app q preciso, compilar e instalar, como fazia no Slackware ou no gentoo, arch, etc, mas se a Mageia tem um painel de controle completo, inúmeras ferramentas de configuração, segurança, etc, até q ponto pra mim valeria a pena usar, se terei o mesmo trabalho q usar uma distro mais complexa? Essa na verdade é minha dúvida.

Abraço!
spylinux

Mensagempor xGrind » Ter Jul 18, 2017 11:29 pm

O Grub2 já é o padrão. E o PHP 5 ainda é suportado, a última versão (5.6.31) é de 06 Jul 2017. A equipe do Mageia prefere estabilidade do que novidades e isso não é novidade pra ninguém, só olhar a versão do Firefox usada no Mageia e em outras distros como Ubuntu por exemplo.
:::goo
xGrind
Moderador
Moderador

Mensagempor spylinux » Qua Jul 19, 2017 12:49 am

xGrind escreveu:O Grub2 já é o padrão. E o PHP 5 ainda é suportado, a última versão (5.6.31) é de 06 Jul 2017. A equipe do Mageia prefere estabilidade do que novidades e isso não é novidade pra ninguém, só olhar a versão do Firefox usada no Mageia e em outras distros como Ubuntu por exemplo.

Olá @xGrind!

Então, sobre o GRUB2, agora se tornou padrão pq basicamente o grub legacy já era, até o Slackware q é super conservador com seus pacotes deixou o grub legacy, e o grub2 já vem sendo usado de forma estável em outras distros tem anos, assim como o suporte a UEFI, q até a versão 5, ainda tinha problemas, cheguei reportar aqui no fórum e no bug-report da Mageia, e até conversar com os Devs à respeito.

Sobre o PHP, a última versão estável da série 5 é a 5.6.x, mas existe versão estável da série 7, q já vem sendo usada em distros como Slackware e até o Debian, q tb preza pela estabilidade ao invés de novidade, está usando o PHP 7, visto que hj em dia, frameworks como Zend, Laravel, CakePHP entre outros usam PHP 7 como padrão.

Tenho vontade de usar Mageia, o Creto sempre foi um grande incentivador para eu testar e usar a distro, mas como disse, meu receio é saber se ela me atenderá, sem eu ter q dar "jeitinhos", pq por exemplo, se eu uso a distro X ou Y, estável, tenho pacotes estáveis do PHP, por exemplo, sem citar outros, q na Mageia teria q fazer uma gambiarra com pacote do Fedora, ou baixar o source, compilar e instalar.
Ao meu ver, se eu começar a baixar, compilar e instalar pacotes assim perderei o propósito que a Mageia tem a me oferecer, mas em contrapartida, não me sinto seguro em usar, pois imagina, se demorar mais 2, 3 anos pra sair Mageia 7(visto o atraso pra solução da maioria dos problemas da mageia 6), pra poder talvez contar com suporte ao PHP 7, quando isso acontecer, já estarei usando PHP 8,sei lá...rs

Meu post, minha dúvida, não foi pra desmerecer ou gerar algum tipo de flame, eu tenho um carinho grande por distros RPM, usei um tempo Mandrake, e aprendi linux com RedHat 9, achei a ideia da Mageia super interessante, me interessei pelo projeto, mas tenho esse receio, de precisar de pacotes, e ter q "sujar" o sistema compilando meus próprios pacotes pra poder trabalhar no dia a dia.

Sei q a distro tem q se manter estável, o foco não é novidade, mas será q não está na hora de "acelerarem" um pouco essas mudanças? Basta olhar quantos anos outras distros estáveis, como Debian, usam o Grub2 como padrão, e só agora foi colocado como padrão aqui, ou até mesmo UEFI, q cheguei a ouvir no canal IRC, q era algo q poucas pessoas usavam, então não tinham muito interesse em dar amplo suporte, sendo q de anos pra cá, grande maioria dos PCs e notebooks vem com UEFI por padrão, q é um requesito da instalação padrão do win 8, 8.1 e 10.

Eu baixei aqui o Livecd Xfce, e vou baixar o DVD de instalação, até mesmo pq fiquei curioso em saber quais são todos os ambientes gráficos disponíveis, entre DE, WM e TWM, mas farei em VM, e depois posto aqui o q achei, e se consegui montar um ambiente q seja próprio para meu trabalho!

Abraço, e obrigado
spy
spylinux

Mensagempor overlock » Qua Jul 19, 2017 2:43 am

hum,eu adoro a mageia,mas no seu caso só posso lhe dizer pra testar ela,se não for pra vc teste outra até achar alguma que supre todas suas nessessidades,eu acho que ja testei todas distros disponiveis,a unica que nunca tive vontade foi o freebsd.
| Linux User # 480186 | Slackware 14.02 | ::ads
overlock
Recente colaborador Mageia

Mensagempor spylinux » Qua Jul 19, 2017 10:22 am

overlock escreveu:hum,eu adoro a mageia,mas no seu caso só posso lhe dizer pra testar ela,se não for pra vc teste outra até achar alguma que supre todas suas nessessidades,eu acho que ja testei todas distros disponiveis,a unica que nunca tive vontade foi o freebsd.

Olá @overclock, obrigado da resposta.

No caso já passei um pouco dessa "crise de distro", tem uns 2 anos q uso Funtoo, e para escrever artigos para um site q tenho, uso Manjaro(site é sobre manjaro).

Mas por conta de uma parceria de distros q iamos fazer, em conjunto com sites do Fedora, openMandriva e Mageia, eu acabei entrando aqui no site/forum, tendo contato com alguns membros, e tenho vontade de colaborar, por isso a vontade de usar Mageia no dia a dia.

Mas precisava que ela me atendesse, pq se for pra compilar pacotes pra usar, já faço isso com o Funtoo, e sei q não é muito recomendado pegar distros como Fedora, Mageia, openMandriva, etc, q possuem pacote binários próprios, e instalar pacotes compilados.
Terei trabalho em dobro nas atualizações, e pra mim, com tempo curto, não compensa.

Abraço!
spylinux

Mensagempor overlock » Qua Jul 19, 2017 5:05 pm

hum,entendi,mano se eu fosse vc eu continuaria no funtoo,e usaria a mageia no virtual box,ai vc pode estuda-la avontade.
| Linux User # 480186 | Slackware 14.02 | ::ads
overlock

Mensagempor xGrind » Qua Nov 29, 2017 5:21 pm

Eae povo. Desenterrando o tópico...

Em relação o Laravel, a última versão (5.5) pede o PHP 7 mesmo, mas tem como baixar o Laravel 4.2. Vou fazer um teste aqui.
:::goo
xGrind
Moderador
Moderador

Mensagempor macxi » Qui Nov 30, 2017 8:51 am

A Mageia 7 ainda está no período de definição de caraterísticas/recursos (feature em inglês).
Quem sabe alguém não propõe lá o PHP7?
Uma forma de sugerir é criar uma página wiki e colocar ao final da página: [[Category: ProposedFeatureMageia7]] o que indica que a página é um sugestão/proposta (Propose) de recurso (feature)) para a Mageia 7.

Eu não sou desenvolvedor, por isso não sei defender essa proposta.

Mas os links para essas páginas do Mageia 7 já estão na primeira página do wiki da Mageia: https://wiki.mageia.org/en/Main_Page

Mas tb podem ser acessadas aqui:

Obs: tem uma discussão sobre PHP7 no fórum internacional em que o doktor5000 dá sugestões para quem está interessado em adicionar o PHP7 no Mageia 7:

macxi

Próximo

Voltar para Iniciantes no Mageia