Por que usar Mageia?

Para aqueles que estão iniciando no mundo gnu Línux do Mageia.

Por que usar Mageia?

Mensagempor spylinux » Ter Jul 18, 2017 11:16 am

Olá galera,

Sei q estou um tempo sumido do forum, na verdade acabei tendo q me afastar de diversos forums, sites, grupos, etc, por motivos pessoais, mas aos poucos estou voltando.

Atualmente tenho usado Funtoo Linux, mas esta semana vi que tivemos o lançamento do Fedora 26 e da Mageia 6 (Ufa, já não era sem tempo..rs), e tive curiosidade de usar Mageia desta vez...gosto de RPM, tenho um carinho especial por distros RPM, visto que aprendi linux no RedHat muitos anos atrás (Muitos mesmo), e usei tb por um bom tempo o Fedora...Mas tenho algumas dúvidas, se no MEU caso, vale a pena usar Mageia.

Sou programador PHP, e hj em dia já temos o PHP 7.x, a maioria dos servidores de hosting possui esta versão do PHP, os frameworks e projetos estão sendo migrados para suporte ao PHP 7, é a nova tendência, pelas excelentes mudanças q a linguagem teve.

No repositório da Mageia 6, a versão atual do PHP é ainda 5.6.x, fico pensando...mesmo com toda a estabilidade, compensa usar Mageia, pra mim, hj em dia, visto que alguns apps, pacotes, etc, terei q compilar na mão, e personalizar?
Digo isso, pq distros como Arch, Manjaro, Fedora, Void, Gentoo, Funtoo e até o Debian Stable, já trabalham com PHP 7, q é estável...fico pensando se a Mageia não está um pouco atrasada com lançamentos e atualizações, visto que os programadores precisam ter acesso a pacotes e tecnologias mais atuais para atender o mercado.

Seria Mageia uma distro mais voltada para uso doméstico, escritórios, dia a dia, e não tão recomendada para desenvolvedores?

Não estou pondo isso como uma crítica, quero apenas um help dos gurus aqui do fórum, pois quando tentei usar Mageia anos atrás, tive problemas com UEFI, e acabei nem usando, mas a vontade de conhecer mais a fundo a distro permaneceu, mas quero saber se compensa, no MEU caso, usá-la.