Lançamento da versão Mageia 6

Para aqueles que estão iniciando no mundo gnu Línux do Mageia.

Lançamento da versão Mageia 6

Mensagempor nlsouza » Ter Fev 23, 2016 9:55 am

Colegas,
quando será lançado o mageia 6 ou o mageia com plasma 5. Acho que em relação a outras distros ele esta atrasado!!
(Linux Mageia 6 Cauldron )
nlsouza
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia

Re: Laçamento da versão Mageia 6

Mensagempor Bequimão » Qua Fev 24, 2016 7:40 am

Olá nlsouza,

Verdade! O lançamento do alpha já tem um atraso de 3 meses. Tentei duas vezes clonar o Mageia 5 e fazer um upgrade para o Cauldron. Tive problemas na atualização que não consegui resolver e desisti. Agora estou esperando o lançamento de uma iso para partir de uma instalação limpa.

Por outro lado, a maioria das distros não oferece um KDE 5 limpo. O openSUSE por exemplo tive que misturar programas do qt4 (Kontact e KMail) por causa de seu calendário de lançamento fixo. Se eles tivessem lançado um KDE 4.x em novembro do ano passado, teriam lançado uma versão do desktop sem suporte dos desenvolvedores desde o início. Quer dizer, o suporte ficaria totalmente no dever deles. Até que eu o saiba, o único KDE 5 puro é oferecido pelo KaOS. É realmente show de bola, mas ainda não é pronto para o uso diário.

Abraços
Bequimão
Se o Windows fosse a solução, eu queria o problema de volta.
Bequimão
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia

Mensagempor nlsouza » Qua Fev 24, 2016 4:28 pm

Mas tem uma ideia de quando irá lança-lo?
nlsouza
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia

Mensagempor macxi » Qua Fev 24, 2016 8:00 pm

Bequimão escreveu:Olá nlsouza,
Verdade! O lançamento do alpha já tem um atraso de 3 meses. Tentei duas vezes clonar o Mageia 5 e fazer um upgrade para o Cauldron. Tive problemas na atualização que não consegui resolver e desisti. Agora estou esperando o lançamento de uma iso para partir de uma instalação limpa.
Por outro lado, a maioria das distros não oferece um KDE 5 limpo. O openSUSE por exemplo tive que misturar programas do qt4 (Kontact e KMail) por causa de seu calendário de lançamento fixo. Se eles tivessem lançado um KDE 4.x em novembro do ano passado, teriam lançado uma versão do desktop sem suporte dos desenvolvedores desde o início. Quer dizer, o suporte ficaria totalmente no dever deles. Até que eu o saiba, o único KDE 5 puro é oferecido pelo KaOS. É realmente show de bola, mas ainda não é pronto para o uso diário.
Abraços
Bequimão

Bequimão,
Agradeço seu esclarecimento. Pelo que entendi de sua explicação. O KDE plasma 5 não está pronto e isso pode ser um dos motivos da Mageia 6 Alpha 1 ainda não ter sido lançada.

Também tentei atualizar o Mageia 5 caldeirão para o 6 em duas instalações. Funcionou por um tempo, mas depois o sistema quebrou e não consigo mais acessar, como comentei aqui.

Achei numa discussão do início do mês uma afirmação da Anne Nicolas: Re: [dev] Mass rebuild? great so do not expect any iso before 1 or 2 weeks then (Tradução automática: excelente, então não espere qualquer iso antes de 1 ou 2 semanas depois).

Espero que agora no final de fevereiro ou início de março deve ser divulgada alguma notícias sobre o Mageia 6.
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil

Mensagempor kiko » Sáb Mar 05, 2016 10:07 am

Não sei se o Ubuntu, no caso o Kubuntu já está com o KDE 5, parece que sim.
Mas em relação a Mageia 6, não vejo pressa, o importante é que sendo daqui a 1 ou 3 meses, o sistema fique bom e estável.
Mageia
kiko
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia

Mensagempor kavaco » Qua Mar 23, 2016 1:07 am

kiko escreveu:Não sei se o Ubuntu, no caso o Kubuntu já está com o KDE 5, parece que sim.
Mas em relação a Mageia 6, não vejo pressa, o importante é que sendo daqui a 1 ou 3 meses, o sistema fique bom e estável.

Eu tenho o Kubuntu 15.10 aqui e o plasma é o 5, e está show de bola!!! Assim como o Kubuntu tem suas vantagens em relação ao Mageia, o Mageia também tem as suas, como a estabilidade e leveza que o Kubuntu/Ubuntu não tem. A temperatura do processador com Mageia com Firefox aberto é de 45º, já no Kubuntu é de 52-62(dependendo do que tô fazendo no navegador, vídeo e tal...)...

Tive pensando nessa demora das versões do Mageia, e cheguei à conclusão de que é bom esperar mesmo, para termos algo mais sólido, como acontece com o Windows, não sai versão nas pressas todo ano... Que venha o Mageia 6(quando der)!!!

Valeu galera!
kavaco
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia

Mensagempor kiko » Sáb Mar 26, 2016 8:03 pm

Vlw Kavaco pela confirmação do Kubuntu com o Plasma 5.
Só nos resta é aguardar.
Mageia
kiko
colaborador Jr. Mageia
colaborador Jr. Mageia

Mensagempor xGrind » Dom Mar 27, 2016 2:10 am

Eu prefiro uma versão estável com atraso no lançamento, do que uma versão bugada lançada na data prevista. Um exemplo é o Ubuntu, que é lançado na data prevista no calendário, mas sempre tem alguma coisa pra ser corrigida e fica realmente "usável" depois de uns 2 meses, isso com as versões LTS.
:::goo
xGrind
Moderador
Moderador

Mensagempor mhgabreu » Dom Mar 27, 2016 9:07 am

Ai moçada, suas expectativas acabaram. Lançaram a versão dev1 do Mageia 6. Neste site tem: http://mageia.c3sl.ufpr.br/iso/cauldron/.

Divirtam-se e um abraço a todos.
mhgabreu
Recém colaborador mageia
Recém colaborador mageia

Mensagempor filipesaraiva » Dom Mar 27, 2016 7:07 pm

Opa pessoal, saiu hoje o release Mageia 6 dev-1 (um release anterior às versões Alpha). Estamos muito atrasados mas já contamos com muitas novidades: Plasma 5.6, suporte a gerenciamento de pacotes via dnf, suporte à arquitetura arm5 (agora poderemos instalar o Mageia num Raspberry Pi por exemplo!), um tratamento gráfico bem melhor nas ferramentas drak, e muito mais.

Nem precisa dizer, essa versão é apenas para testes, use por sua conta e risco. Ela também não é uma imagem Live.

O post sobre o lançamento está aqui em inglês, acredito que logo mais nosso time de tradução disponibilizará a tradução para o português.
filipesaraiva
Super Mago Mageia
Super Mago Mageia

Próximo

Voltar para Iniciantes no Mageia