Lançamento da versão Mageia 6

Para aqueles que estão iniciando no mundo gnu Línux do Mageia.

Re: Lançamento da versão Mageia 6

Mensagempor Bequimão » Dom Jun 19, 2016 7:30 am

Olá,

o pessoal ainda está lutando para lançar as mídias de instalação do nível sta 1 (Stabilisation snapshot 1) para o público. O calendário de lançamento ainda não foi revisto, mas tudo mundo sabe que vai demorar mais 2 ou 3 meses.

Eu tenho o Caldeirão instalado e está funcionando muito bem para uma versão de desenvolvimento. Acompanhei o Mageia desde o início. Na altura usava o Caixa Mágica, que estava baseado no Mandriva. E agora no Mageia 6 os problemas que impediram o uso de dia a dia parecem estar resolvidos.

O meu wifi Qualcomm Atheros AR9485 funciona pela primeira vez no Mageia com o networkmanager.
As versões anteriores tentaram instalar o driver proprietário fglrx para a minha placa AMD/ATI. Funcionou bem com o usuário logado, mas na hora do boot o plymouth parecia testando a minha gráfica. Agora foi instalado o driver aberto radeon.
Troquei o urpmi pelo dnf (do Fedora), o que acho um avanço enorme. Nunca gostava do urpmi e nunca confiei nele especialmente em transações grandes.

Instalei o Mageia 6 no novo sistema de arquivos btrfs, o com o dnf o snapper se pode facilmente retornar uma atualização do sistema malograda. Bem, pelo menos eu consigo, pois já tenho a experiência do openSUSE. O meu aconselho para os usuários no Caldeirão: façam um backup com uma imagem completa num disco externo para poder voltar ao estado funcional no caso de quebras.

Abraços
Bequimão
Se o Windows fosse a solução, eu queria o problema de volta.
Avatar do usuário
Bequimão
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia
 
Mensagens: 132
Registrado em: Sáb Mai 18, 2013 3:01 pm
Localização: Mannheim, Alemanha

Re: Lançamento da versão Mageia 6

Mensagempor asghan » Qui Jan 26, 2017 10:15 pm

Senhores ,desculpem levantar esse tópico, mas tem previsão para o lançamento da versão 6 ?
asghan
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia
 
Mensagens: 92
Registrado em: Qui Jul 18, 2013 1:44 pm

Re: Lançamento da versão Mageia 6

Mensagempor caffilhobr » Dom Jan 29, 2017 1:11 pm

Asghan a previsão do RC e janeiro/2017 temos ate dia 31 para esperar, e duas semanas após a FR (final release).

Fonte: https://wiki.mageia.org/en/Mageia_6_Development
Carlos Filho
Avatar do usuário
caffilhobr
Colaborador Especial Mageia
Colaborador Especial Mageia
 
Mensagens: 658
Registrado em: Sáb Out 12, 2013 7:32 pm
Localização: Uberlândia

Re: Lançamento da versão Mageia 6

Mensagempor asghan » Qui Fev 02, 2017 9:51 pm

Ok, se interpretei certo, começou o desenvolvimento em março, tá indo pra 1ano.
Obrigado pela resposta
asghan
Colaborador Intermediario Mageia
Colaborador Intermediario Mageia
 
Mensagens: 92
Registrado em: Qui Jul 18, 2013 1:44 pm

Anterior

Voltar para Iniciantes no Mageia

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron