Stoq no Mageia!

Espaço reservado para desenvolvimento de empacotamento de softwares Mageia no Brasil.

Re: Stoq no Mageia!

Mensagempor Visitante 953 » Qui Mai 21, 2015 12:27 pm

Bem, mas parece que escreve bem em português Macxi. E creio que poderá nos mostrar o caminho a percorrer, agora não estou podendo usar o IRC, mas vou ver se mais a tarde venho a uma NET (do vizinho heheh) e converso um pouco com ele.

T+
Visitante 953
 

Re: Stoq no Mageia!

Mensagempor Elfon » Qui Mai 21, 2015 1:56 pm

Olá Pessoal,

macxi, em relação ao postgresql, não esquecer de instalar o pstgresql e postgre-contrib. Para iniciar o postgresql no boot no ROSA, digitei no terminal como root:

# systemctl start postgresql9.3

e depois,

# chkconfig postgresql9.3 on

Isto fez com que iniciasse o postgresql no boot (dica do gmoro). Talvez resolva a questão do postgresql.
Elfon
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia
 
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Mar 25, 2015 10:37 am

Re: Stoq no Mageia!

Mensagempor macxi » Qui Mai 21, 2015 3:41 pm

Elfon escreveu:Olá Pessoal,
macxi, em relação ao postgresql, não esquecer de instalar o pstgresql e postgre-contrib. Para iniciar o postgresql no boot no ROSA, digitei no terminal como root:
# systemctl start postgresql9.3
e depois,
# chkconfig postgresql9.3 on
Isto fez com que iniciasse o postgresql no boot (dica do gmoro). Talvez resolva a questão do postgresql.


Elfon,
Obrigado pela dica:
      Código: Selecionar todos
      [root@localhost ~]# systemctl start postgresql
      [root@localhost ~]# chkconfig postgresql on
      Nota: Encaminhando requisição para 'systemctl enable postgresql.service'.
      Created symlink from /etc/systemd/system/multi-user.target.wants/postgresql.service to /usr/lib/systemd/system/postgresql.service.
      [root@localhost ~]#

Pessoal,
Seguindo a sugestão do Elfon e do Creto, acessei o Freenote e pude conversar com o Gmoro, que estava no canal #mageia-br. Depois, conversei com a Marja também, que também estava nesse mesmo canal.

    O Gmoro me atendeu muito bem. Eu disse pra ele que o Elfon tinha sugerido falar com ele. Eu indiquei para ele os links daqui do forum com esses resumos sobre o STOQ (aqui, aqui, aqui e aqui) e depois ele comentou, não exatamente com estas palavras, mas em resumo, ele disse que:
      - empacotou o Stoq para a ROSA, mais ainda não para a OpenMandriva.
      - será necessário alguem que tenha acesso pra importar os pacotes no repositório do mageia (tanto os que estão faltando, quanto atualização pros que precisarem)
      - tem que ser um (empacotador) maintainers por lá, que possa importar e publicar o RPM
      - tem que basicamente adaptar os RPM spec do Stoq que ele fez pro Rosa
      - ele vai perguntar se alguem do openmandriva tambem tem permissao pra fazer o push no mageia
      - deixou instalando o mageia pra já construir o pacote do Stoq, mas pode levar uns dias até ele ter tempo de fazer isso.

    Falei com a Marja e ela foi muito gentil, como sempre. Eu comentei sobre a mobilização da comunidadde Mageia do Brasil para empacotar o Stoq para o repositório oficial da Mageia. Ela lembrou que o canal adequado é continuar discutindo através do bug 8419 já aberto. Expliquei este não é um pacote simples e indiquei para ela os links daqui do forum com esses resumos sobre o STOQ e ela cometou, não exatamente com estas palavras, mas em resumo, ela disse que:
      - agora não dá pra importar pacotes da Mageia 5 RC, porque está congelada (Freeze até o lançamento da Mageia 5 oficial)
      - o Johnny Solbu faz parte de Open Mandriva e também de Mageia.
      - ia ajudar no que fosse possível, e enviou, nequele momento, um email para o Gmoro sobre esse assunto.

Todos sabemos que esse é um pacote difícil de manter, por exigir muito tempo de dedicação. Ou seja, não é um pacote simples, como já bem alertou o Filipe Saraiva, por isso, eu disse para Marja que não estava pedindo para ela ser mantenedora, mas dar dicar e sugestões. Ela disse que ia ajudar no que fosse possível. E ela já enviou um email para o Gmoro. Por isso, agradeço muito a Marja, que tem sido muito esforçada e dedicada por tudo que está relacionado à nossa comunidade Mageia do Brasil. Ela também disse gosta muito da comunidade brasileira da Mageia.

Pessoal, penso que não tem problema se o pacote do Stoq só ficar disponível e estável para a Mageia 6, mas estamos num bom caminho. E na prática, esta pode ser uma forma de aproximação das comunidades da Mageia do Brasil com a Mageia Oficial e com a comunidade da OpenMandriva (ver tb sobre união das distro RPMs aqui, aaqui e aqui) :)

Este ainda é só o começo, mas já agradeço ao Gmoro, à Marja, ao Elfon, ao Creto e a todos os demais que já contribiram ou vão contribuir em relação ao assunto.
Como já comentei aqui, vou ajudar no que for possível nas discussões sobre o assunto, mas não vou ter tempo para fazer testes demorado nas próximas duas ou três semanas.
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

Re: Stoq no Mageia!

Mensagempor Visitante 953 » Qui Mai 21, 2015 6:29 pm

Bem pessoal o contato foi feito o Gmoro esta sim disposto a nos auxiliar nessa empreitada e até no canal #mageia-br logou portanto, convido ao Will a conversar lá quando puder, eu posso pegar alguma coisa dele, mas vou ficar a ver navios já não entenderei muito do que ele disser.

Mas se ele me indicar algo em texto posto aqui.

T+
Visitante 953
 

Re: Stoq no Mageia!

Mensagempor Elfon » Sex Mai 29, 2015 12:30 pm

Olá a todos.

É com grande prazer que anuncio que o Stoq na sua versão 1.9.1 está disponível nos repositórios do ROSA Desktop 2014.1. Em breve deverá estar disponível para o mageia tb.

Os créditos do empacotamento são do gmoro. Quem quiser fazer o teste com o ROSA, até o momento está bem redondo.

Abraço a todos!!!
Elfon
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia
 
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Mar 25, 2015 10:37 am

Re: Stoq no Mageia!

Mensagempor macxi » Sex Mai 29, 2015 12:56 pm

Elfon escreveu:Olá a todos.
É com grande prazer que anuncio que o Stoq na sua versão 1.9.1 está disponível nos repositórios do ROSA Desktop 2014.1. Em breve deverá estar disponível para o mageia tb.
Os créditos do empacotamento são do gmoro. Quem quiser fazer o teste com o ROSA, até o momento está bem redondo.
Abraço a todos!!!

Elfon,
Que boa notícia. Onde posso encontrar o link?
Procurei no link do rosa2014.1 e não achei a versão nova, só a antiga. Será que é isso mesmo?
    http://mirror.rosalab.ru/rosa/rosa2014.1/repository/x86_64/contrib/release/
    stoq-1.0.0-5-rosa2014.1.noarch.rpm 10-Sep-2014 00:26 1246273
    stoqdrivers-0.9.14-3-rosa2014.1.noarch.rpm 10-Sep-2014 02:22 94989
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

Re: Stoq no Mageia!

Mensagempor Elfon » Sex Mai 29, 2015 2:13 pm

Elfon
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia
 
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Mar 25, 2015 10:37 am

Re: Stoq no Mageia!

Mensagempor macxi » Sáb Mai 30, 2015 12:10 am


@Elfon,
Eu baixe esta pacote atualizado do Stoq e tentei instalar na Mageia 3, 4 e 5. Cada um acusou a falta de uma dependência diferente, mas todos, depois de instalados, não rodaram e deram o mesmo erro: ErrorImport. Esse erro esta persistente.
Mas é muito bom saber q o Gmoro está atualizando o pacote.
Valeu pela notícia e pela dica da localização do pacote. :)
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

Re: Stoq no Mageia!

Mensagempor Visitante 953 » Dom Mai 31, 2015 6:55 pm

Oi Macxi, obrigado Elfon pelas informações!

Macxi, como eu disse bem lá na frente já que uso esse software a quase 2 anos, como usuário, sem muito conhecimento técnico da coisa, mas uso como uso qualquer outro aplicativo, enfim, como você disse:
macxi escreveu:(...)
Ou seja, não é um pacote simples
(...)


Sempre soube bem disso, li muito sobre o assunto e conversei também com alguns dos desenvolvedores do Stoq em #stoq, que me explicaram a complexidade e a obrigatoriedade de ter pessoas da propria distro que fizessem o pacote.
Com isso, creio que mesmo alguns como eu temos a "ansiedade" de ver um software tão bom quanto rodando na Mageia, também tenho certeza de que todos entendem bem a complexidade do trabalho do Gmoro e aguardaremos sim.
Uma das facilidades a mais do Stoq na Mageia é a extrema estabilidade que a Mageia nos oferece e é o que é de mais primordial para quem usa esse tipo de software.

E, justamente por isso o pessoal do Stoq sempre recomenda o uso das versões LTS do Ubuntu que como todos sabem as demais são as plataformas de teste do Ubuntu e não muito recomendada para produção.

Valeu mais uma vez Macxi, Elfom, Gmoro, Marja e demais companheiros envolvidos nesse pedido!

T+
Visitante 953
 

Re: Stoq no Mageia!

Mensagempor macxi » Sáb Jun 06, 2015 8:46 am

Creto,
A tua campanha pelo Stoq é muito boa, porque tem um objetivo prático de trabalhar com ele. O Estado do Pará é um dos que tem essse software homologado para se usado por empresas, e isso pode permitir disponbilizar suporte para as pequenas e micro empresas ai do Pará. É bom prá todos: as empresas ganham um software muito bom, quem presta suporte pode ter isso como uma fonte de renda, e o uso do software Stoq e da distro onde ele estiver rodando se fortalecem.

    Obs: comecei a editar uma página no Wiki Mageia do Brasil, com dicas e ajuda sobre o Stoq na Mageia. O wiki é um texto colaborativo, escrito a muitas mãos, então, que quiser acrescentar alguma dica ou sugestão, é só se cadastrar e escrever lá.
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Empacotamento de software

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron