Stoq no Mageia!

Espaço reservado para desenvolvimento de empacotamento de softwares Mageia no Brasil.

Re: Stoq no Mageia!

Mensagempor Elfon » Qua Mar 25, 2015 2:18 pm

Boa tarde a todos!

Alguém tem alguma informação a respeito da possibilidade de rodar o stoq no mageia?

Li em http://www.async.com.br/pipermail/stoq- ... 05490.html a respeito de um usuário que fez o stoq rodar no arch. Infelizmente sou um usuário comum e não sou da área de TI. Mas se puder ajudar em algo, estou às ordens.

Espero que possamos ter este pacote nos repositórios :)

Abraaço a todos.
Elfon
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia
 
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Mar 25, 2015 10:37 am

Re: Stoq no Mageia!

Mensagempor padula » Sex Mar 27, 2015 10:19 pm

seja bem vindo elfon...

o pedido foi feito 18/12/2012 fizemos varias votações, mas, sem sucesso esse aplicativo requer uma atenção
em várias dependências muito importante, e requer uma certa atenção, eu acredito que é muito complicado
ter certas pessoas empenhada em certos aplicativos e empacotamento de um aplicativo grande como esse,
o pedido encontra-se aqui https://bugs.mageia.org/show_bug.cgi?id=8419 no bugzilla, se quiser refazer
o pedido por lá fize a vontande "expressar em inglês por lá ok"...

uma outra dica que acredito que o suporte esteja ativo é o ubuntu, sobre esse aplicativo, mas, não é certeza...
http://www.linuxcounter.net/ Usuario Linux #520434
Lema é dar de graça o que de graça receber com amor, humildade, caridade e
Avatar do usuário
padula
Membro da Alquimia Mageia
Membro da Alquimia Mageia
 
Mensagens: 1143
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 8:27 pm
Localização: Sao paulo - Brasil

Re: Stoq no Mageia!

Mensagempor filipesaraiva » Seg Mar 30, 2015 6:27 am

Acho bom comentar que esse pacote necessita de uma boa atenção e cuidado para ser mantido, pois ele mexe com dados importantes dos usuários (no caso o gerenciamento de estoque e fluxo de caixa de empresas).

Não é como uma aplicação multimídia, por exemplo, em que se der algum problema no máximo o usuário ficará sem assistir um filme. O mantenedor de um pacote do estoque deveria cuidar para verificar o que aconteceria com uma instalação já existente no caso da mudança de versão do Python, do GTK, do Mageia, do postgres... verificar se tudo corre bem, se não há qualquer problema com banco de dados legados, as vezes até escrever scripts de conversão para base de dados entre versões diferentes do próprio stoq... enfim, um trabalho mais cuidadoso.

O meu conselho, como já dei em posts anteriores, é que as empresas interessadas paguem alguém para manter esse pacote no Mageia. Seria massa e a pessoa poderia se dedicar mais a esse trabalho. De repente até mesmo um consórcio, umas 2 ou 3 empresas pagando um mesmo desenvolvedor, daria certo. O pessoal da empresa que desenvolve o stoq com certeza estariam abertos para auxiliar, mas não para eles mesmo fazerem o trabalho.

Bem, é a ideia que deixo aos amigos interessados. =)
Avatar do usuário
filipesaraiva
Super Mago Mageia
Super Mago Mageia
 
Mensagens: 191
Registrado em: Sáb Nov 30, 2013 3:45 pm

Re: Stoq no Mageia!

Mensagempor Elfon » Qua Abr 01, 2015 2:11 pm

Boa tarde a todos.

Penso que uma vez que tenham implicações como as mencionadas pelo felipesaraiva, acredito que tenhamos que pensar um pouco mais. Em caso de necessidade de uma atenção devido a possibilidades de problemas com o banco de dados, seria importante ser prestado por uma entidade (ONG, instituição filantrópica, fundação, empresa, etc), pois se for um suporte pago, a(s) empresa(s) deveriam possuir a quem recorrer, ao invés de um profissional avulso. Afinal, concordando ou não, um serviço contratado deve oferecer suporte nesse sentido.

Devido a esta dificuldade, creio que muitas optem em migrar pra outra distro suportada oficialmente ou para sistemas proprietários.
Claro que se não for necessário este tipo de suporte, fica muito mais fácil a resolução :) (como não sou da área de TI, não posso afirmar com exatidão).

Se tivéssemos como trazer para os repositórios da distro, ficaria beeem mais fácil, até mesmo para pessoas utilizarem este pacote no mageia e/ou oferecerem a distro com suporte.

Espero que tenha sido compreendido.

Abraço a todos.
Elfon
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia
 
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Mar 25, 2015 10:37 am

Re: Stoq no Mageia!

Mensagempor macxi » Ter Mai 19, 2015 11:56 am

Pessoal,
Acho muito boa essa mobilização para colocar o Stoq no repositório oficial da Mageia.
É a primeira vez que eu vejo uma mobilização tão grande da comunidade brasileira para adicionar um software no repositório da Mageia.

Vejam o que já foi feito:
    Já foi aberto um bug 8419 em 2012.
    O Creto abriu um tópico no Forum Mageia do Brasil em março de 2014: Minha sugestão e outro tópico no Forum Mageia Oficial: Stoq on Mageia Linux, também em 2014.(editado)
    O Xgrind abriu este tópico em junho de 2014, e entrou em contato com o Jean, um representante técnico do suporte do Stoq: ver aqui, que disse ele que não tem como portar o Stoq para RPM, que dá suporte para o Ubuntu e que estaria a disposição para discutir.
    O Will e várias outras pessoas já se disponibilizaram a ajudar (desculpa se não mencionei todos).
    O Padula fez comentários no Bug e o Florian Hubold (Doktor5000) já tentou ajudar em 2014: (ver no comentário 2 e 6). "Did you read my comment? It fails to start, why should it be imported then?", mas ninguém respondeu.

Um dos comentários do Florian Hubold (Doktor5000) em 2014, no tópico aberto pelo Creto:

De fato, a documentação está toda em português: Manual do Stoq e FAQ
Mas o Stoq tem sido atualizado e o site oficial do Stoq informa que a versão mais atual é o Stoq 1.9.

Mas procurando o Stoq no site pkgs.org, só aparece pacote da versão antiga do Stoq 1.0 para a OpenMandriva e Rosa. E procurando o Stoq no site rpm-pbone, aparece pacote antigo do Stoq para o Fedora, Mandriva e a versão mais atual do Stoq 1.7 para o OpenSuSE 13. Provavelmente só o Ubuntu tem a versão Stoq 1.9.

Ou seja, o Stoq rodou em várias distros rpm: Mandriva, e a atual OpenMandriva, Rosa, Fedora e OpenSuse, por isso, não deve ser problema para o Stoq rodar na Mageia. O desafio parece ser encontrar desenvolvedores que aceitem portar e manter na Mageia um software tão complicado, como explicou o Filipe Saraiva. Mas acredito que se a comunidade ajudar, isso vai facilitar o trabalho dos desenvolvedores.

Olhando no site oficial, a última versão estável (lançada em 18/03/2015) é a do Stoq 1.9. Mas só achei os fontes do Stoq 1.7 ou das versões mais antigos. Alguém sabe como encontrar os fontes da versão mais atual, do Stoq 1.9?

Listo aq aguns links úteis do Stoq:
Há também algumas informações sobre as características do Stoq, indicando as dependências para o Stoq funcionar. Verifiquei e parece que a Mageia 4 e 5 tem quase todas:

Dependências para o Stoq funcionar
    Dateutil – 1.4.1
    Mako – 0.2.5
    PostgreSQL – 8.4 ou maior
    Psycopg – 2.0.5
    PyGTK – 2.16 ou maior
    PySerial – 2.2 ou maior
    Python Imaging Library – 1.1.5 ou maior
    Report Lab – 2.4
    TwistedMatrix – 10.0
    Zope.Interface – 3.0 ou maior


Tentei instalar na Magia 3, 4 e 5, os pacotes do Stoq que baixei do site Rpmpbone. Nenhum deles funcionou:

- stoq-0.6.0-2.2.fc4.1.src.rpm
- stoq-0.9.15-1mdv2010.2.noarch.rpm
- stoq-0.9.15-2mdv2010.2.src.rpm
- stoq-1.7.0-1.11.noarch.rpm
- stoq-1.7.0-1.3.noarch.rpm
- stoq-1.7.0-2.5.noarch.rpm
- stoq-1.7.0-2.8.noarch.rpm
- stoq-1.7.0-2.9.noarch.rpm

O Stoq não funcionou, mas aparecerem avisos de falta de pacotes. Na Mageia 3 e 4 algumas da dependências requeridas foram:

    - stoqdrivers
    - stoqlib
    - gazpacho

Na Mageia 5, algumas das dependências requeridas foram:

    python-weasyprint
    python-xlwt
    python-mako
    python-gtk
    python-kiwi

Não sou desenvolvedor, por isso não sei qual o melhor caminho, mas a minha sugestão é:
    1 - achar os fontes mais atual, do Stoq 1.9.
    2 - verificar se a Mageia tem todas as dependências necessárias para rodar o Stoq 1.9.
    3 - Tirar algumas dúvidas com o pessoal que mantem os pacotes do Stoq para o Ubuntu
    4 - Tirar as dividas nas documentações e nos fóruns de discussão de usuários e desenvolveores do Stoq
    5 - Repassar isso para os desenvolvedores da Mageia que estão se dispondo a ajudar, como o Florian Hubold (Doktor5000) ou outros que possam se interessar.

São só sugestões para tentar dar uma animada na discussão :)

Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

Re: Stoq no Mageia!

Mensagempor Visitante 953 » Ter Mai 19, 2015 5:02 pm

Macxi,

Vamos por partes e citar também aqui um usuário e participante deste debate que as vezes me pediu suporte onde não sei dar no Stoq que é o companheiro >>Elfon que fiquei até acanhado de não poder auxiliar mais.

Ele uma vez no canal da própria Mageia em #mageia-br me disse naquela ocasião que um amigo dele empacotou o Stoq para o RPM e inclusive ele esta usando.

Porém nas minhas tentativas de instalação do pacote na OpenMandriva notei justamente a falta do driver/plugin que você menciona acima Macxi o:

python-kiwi

Eu sou atento pois uso o Stoq em meus PC por conta de ser MEI e apesar o Stoq não ter objetividade em "Serviços", mas sim em comércio.

Essa discussão é sim muito importante, pois como podemos ver eles lá da Async são abertos a discussão via email, mas deixam claro que o suporte deles é somente para Ubuntu, sem problema, já que disponibilizam o código fonte e são abertos ao diálogo via lista de email.

A grande gama de usuários desse tipo de software também é de programas proprietários como os: Clipp Store; Shop Control entre outros, mas esses dois são os de mais peso no mercado. Isso pode ser mudado com o Stoq, já que é um software acessível para quem começa um pequeno negócio.

E mais ainda, o Stoq estando presente em mais distros eu creio que também aumenta o percentual de suporte de uso dele também, porque não, não é mesmo?

T+
Visitante 953
 

Re: Stoq no Mageia!

Mensagempor macxi » Ter Mai 19, 2015 5:25 pm

creto escreveu:Ele uma vez no canal da própria Mageia em #mageia-br me disse naquela ocasião que um amigo dele empacotou o Stoq para o RPM e inclusive ele esta usando.


Creto,
Será que tem como saber para qual distro esse amigo do Elfon empacotou o Stoq e qual a versão do Stoq ele usou?
Quem sabe ele de alguma dicas para empacotar a versão Stoq 1.8.0 para a Mageia 5

Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

Re: Stoq no Mageia!

Mensagempor will » Qua Mai 20, 2015 12:58 am

Não sei como o Macxi faz pra ser tão organizado :shock: Vou guardar este tópico porque vai ser muito útil.
nosXw
Imagem
Avatar do usuário
will
Super Mago Mageia
Super Mago Mageia
 
Mensagens: 740
Registrado em: Qui Mai 02, 2013 10:39 pm

Re: Stoq no Mageia!

Mensagempor macxi » Qua Mai 20, 2015 1:41 am

Will,
Achei numa mensagem dos usuários do Stoq ( [Stoq-users] Instalação do Stoq a partir dos fontes), uma dica do Thiago Bellini Ribeiro, para portar o Stoq para o Arch Linux, e que pode servir para a Mageia. Colo abaixo a dica:

        Mauro Matos pergunta:
        >> > Existe alguma documentação para instalar o Stoq a partir dos fontes?
        >> > Gostaria de testá-lo no Arch Linux.

        Thiago Bellini Ribeiro Responde:
        >>É o mesmo jeito de instalar qualquer programa python a partir do
        >> fonte. Basta baixar o fonte e rodar de dentro do diretório:
        >>
        >> python setup.py install
        >>
        >> No caso, você faria isso para o kiwi [1], stoqdrivers [2] e stoq [3].
        >>
        >> O jeito mais fácil seria utilizando o pip [4], que já vai cuidar de
        >> baixar as dependências necessárias para você:
        >>
        >> pip install stoq
        >>
        >> [1] https://github.com/stoq/kiwi
        >> [2] https://github.com/stoq/stoqdrivers
        >> [3] https://github.com/stoq/stoq
        >> [4] https://pypi.python.org/pypi/stoq

Obs: Pip é um instalador de pacotes do python. Não sei como esse pip funciona, mas na Mageia 5 tem o pacote python-pip-6.1.1-2.mga5.noarch.rpm.
Mas tb dá para instalar as dependências por urpmi ou pelo CCM, pois alguns pacotes tem nome diferente ou não estão no repositório.
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

Re: Stoq no Mageia!

Mensagempor Visitante 953 » Qua Mai 20, 2015 8:57 am

====== Tópico Fixo ======

Olá a todos,

Eu também gostaria de saber caro Will?

will escreveu:Não sei como o Macxi faz pra ser tão organizado :shock: Vou guardar este tópico porque vai ser muito útil.


Macxi vou tentar entrar em contato com o Elfon...

Como mantenho suporte em algumas empresas aqui aproveito e mostro como é completo o software em pauta:

Image Image

T+
Visitante 953
 

AnteriorPróximo

Voltar para Empacotamento de software

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron