Mageia - dicas de configuração após instalação (2013)

Espaço reservado à comunidade para discutir versões de teste Alpha, Beta e Release Candidate - RC da Mageia...

Mageia - dicas de configuração após instalação (2013)

Mensagempor macxi » Qui Abr 25, 2013 10:32 pm

Pessoal,

Disponibilizo abaixo algumas dicas básicas de configuração, para depois de feita a instalação da Mageia 2 -KDE, LiveCD KDE (se a instalação for feita com o Mageia DVD, há umas pequenas diferenças que não consegui listar ainda).

      Obs: Este texto é uma atualização do texto do tópico "Dicas de configuração (pós-instalação) da Mageia 1 - KDE" que tinha aberto no antigo forum Mageiabr que não existe mais.



      --- Dicas de configuração de pós-instalação da MAGEIA 2 --- 2013 ---


1 - instalando o Mageia LiveCD KDE

2 - Configurando as Mídias
      - Ver Dicas de instalação das mídias
      - Instalar as mídias padrão (1, 3, 11, 13, 21 e 23), e depois passei a fazer a configuração pós-instalação e a instalação dos software/aplicativos para uso geral.

3 - Instalação de Aplicativos
      - ver Dicas de Instalação software.
      - Uma dica é instalar softwares úteis (ver lista de aplicativos abaixo) pelo modo-gráfico ou modo texto.
      - Para instalar pelo modo-gráfico, ir no CCM (ver passo-a-passo na wiki Mageia ), na aba "Gerenciar Programas", em "Instalar e Remover Programas".
      - No modo-texto, ir num terminal como root e digitar urpmi nome do pacote, exemplo urpmi inkscape.
      - ver tb na wiki lista de aplicativos para Mageia.
      - lista com 27 aplicativos uteis para instalar no modo-texto. É só copiar e colar num terminal como root:
        urpmi firestarter rsyslog clamtk rkhunter chkrootkit gkrellm gkrellm-plugins gkrellm-themes gsmartcontrol hardinfo memtest86+ kdf unrar filelight kfilebox flash-player-plugin plasma-applet-socketsentry plasma-applet-systemloadviewer plasma-applet-yawp basket blender get-skype inkscape kompozer scribus stellarium freeplane qgis quassel thunderbird thunderbird-lightning thunderbird-pt_BR

4 - Configuração inicial da área de trabalho
      - Na área de trabalho, trocar o papel de parede e dar uma primeira organizada nos ícones e painel inferior ajustando o tamanho, centralizando e incluindo os icones kwrite, libreoffice e dolphin e retirando os ícones "CCM" e "configurações do sistema" e adicionando este mesmo 2 ícones na área de trabalho.
      - Quanto ao "protetor de tela" (screen saver), eu não mudo, estão muito boas as imagens, mas se alguém quiser, basta ir em "Configurações do Sistema", "Tela e Monitor", "Protetor de Tela". "Apresentação de Slides". No canto inferior direito desta tela central, onde tem "testar" e "configurar", cliquar em "configurar" e definir a nova pasta com outras imagens.

5- Configurando placa de video (ver ajuda Configuração da placa de vídeo e monitor)
      - Na configuração da placa de vídeo são instalados vários pacotes e depois reiniciar o computador
      - Depois alterar a resolulçao para 1024x 768 para 1280 x1026

6 - Configurar e instalar o scanner
      - na configuração padrão, será solicitado automaticamente a instalação dos pacotes "sane" para o scanner.

7 - Configurar a impressora
      - na configuração padrão, será solicitado automaticamente a instalação de aproximadamente 84 pacotes da para funcionamento de várias impressora.
      - depois, adicionar e configurar pelo CCM a impressora que está ligada e conectada no computador.

8 - Configurar o firewall nativo do Mageia no CCM
      - Ir no CCM, na aba "Segurança" e acessar "Configurar Firewall", e dar ok, ok, ok (se for necessário, há a possibilidade de fazer uma configuração específica).

9 - Configurar o Firefox
      - Configurar a aparência do Firefox 4. É possível alterar a barra de ferramentas e ícones do Firefox 4, para ficar com a aparência antiga.
      - Importar os favoritos
      - configurar a página inicial
      - addons - instalar o tradutor - Google Translate for Firefox 106
      - addons - instalar DownloadHelper
        Configurar Preferência (ir na barra de ferramentas, em "Editar" e em "Preferências":
          Aba "Geral": definir janela inicial e onde baixar downloads (sugestão: sempre perguntar onde baixar)
          Aba "Abas": sem sugestões.
          Aba "Conteudo": selecionar "Bloquear janelas de popup" e vericar se há exceções.
          Aba "Aplicativos: : sem sugestões.
          Aba "Privacidade": em "memorizar dados pessoais", escolher entre "memorizar tudo" ou "nunca memoriar".
          Aba "Segurança": selecionar as 3 primeiras opções: "Alertar se sites tentarem instalar extensões ou temas" (verificar se há exceções); "Bloquear sites avaliados como foco de ataques"; "Bloquear sites avaliados como falsos"
          Aba "Sync": sem sugestões.
          Aba "Avançado", na subaba "Escolha de Dados", em "Relatório de Integridade do Firefox", escolher se quer ou não compartilhar com a Mozilla os dados de integridade do Firefox.

10 - Configurar o Libreoffice

11 - Configurar a aparência do Dolphin
      - ver tópico Dicas: configurando o Dolphin na Mageia - KDE
      - mostrar "só os icones", tamanho "enorme".
      - adicionar os ícones "exibir arquivos ocultos", "criar pastas", "exibir barra de filtros", "recarregar" e abrir terminal. Uma sugestão de ícone p/ o exibir arquivos ocultos é o "code-context".
      - configurar o modo padrão de exibição de pastas indo na barra de ferramentas, em "exibir" e "ajustar exibição de pastas".
      - e adicionar também o painel "Pastas", indo na barra de "ferramentas", em "exibir" e ir em "Paineis" e selecionar "pastas". Ajustar com o mouse a posição que mais agradar.
      - Nas pastas "Locais" é possível deixar ocultas as entradas das várias partições, deixando só aparentes as pastas que se usa mais. Para isso, basta selecionar a "entrada", clicar com o botão direito do mouse e selecionar "ocultar a entrada". Depois, se quiser voltar a mostras, basta clicar com o mouse direito na área próxima e selecionar "mostrar todas as entradas".
      - Outra pequenas configurações do Dolphin são possíveis em "barra de ferramentas", Configurações, Configurar Dolphin, onde na aba "inicialização", dá para selecionar: "exibir caminho completo na barra de localização" e "exibir barra de filtro".Na aba "Modos de Exibição", em "Detalhes", dá para selecionar a opção "pastas expansíveis" que mostra uma seta antes das pasta, para abrir e fechar subpastas.

    Obs: Configurar a barra de ferramentas do OKULAR e do Kwrite é semelhante a do Dolphin.
        - ver tópico: Dicas: Configurando a aparência do Kwrite no KDE Mageia
        - No OKULAR, além configurar os ícones, dá p/ acrescentar os ícones de "REVISÃO" (p/ abrir as ferramentas de revisão, esse ícone é importante ter, ele é excelente, mas atenção, as marcas de revisão não são gravadas nem salvas no arquivo, ficam só salvas no Okular, daquela máquina), de "localizar" "recarregar" e "Salvar como".
        - No OKULAR, p/ ele ficar mais rápido, dá para selecionar o "uso agressivo da memória", indo na "barra de ferramentas", em configurações", em "configurar Okular", na aba "desempenho", em "Memória", optar por "Agressivo" (mas isso é se houver memória disponível, é claro).

12 - Organizando o Menu lançador de aplicativos (menu iniciar)
      - Na organização, a sugestão não excluir nenhum ícone e nem removê-lo de sua pasta original, mas organizar os que se usa mais me categorias nas pasta principal, e os que não são usados, colocar nas pasta "mais", que tem em cada uma das pastas principais.
      - um primeiro bug (já registrado no bugzilla - bug 1577) que depois de organizar os menus, ao tentar salvar não tive permissão. Fui verificar e a pasta ".config/menus" estava como de propriedade de "root". Alterei achei a propriedade do usuário e as alterações foram salvas ok.

13 - Configurar o gerenciador de email
      - instalar o Thunderbird (gerenciador de email) e thunderbird-lightning (calendário)
      - Como gerenciador de email no Mageia 2 há o Kmail, , o Thunderbird, o Evolution" e o Claws Mail.
      O Kmail é padrão do KDE e vem com alterações (Kmail2), e o Thunderbird, é da Mozilla, é multiplataforma, e pode ser instalado no windows também.
    Obs - A configuração do Kmail.
        - O Kmail no Mageia 2 se chama Kmail2 vem com uma alteração importante. Antes, no Kmail (Mageia 1) as pastas das mensagens estavam na pasta .kde4/share/apps/kmail/, mas agora, no Kmail2 estão na pasta .local/share/local-mail/. Isso resultou em algumas mudanças importantes: para manter emails antigos, é necessário exportar e depois importar todos (antes bastava copiava para a pasta) .

14 - Sugestão de estilo - aparência da Mageia
      Achei o tema padrão (oxygen) da Mageia 2 um pouco escuro, preferi voltar para o tema do Mageia 1, (na instalação com o LivCD KDE o IaOra não vem pré-instalado, por isso baixei o tema IaOra: kde4-style-iaora pelo CCM e configurei:
        Aparência dos Aplicativos (mesmo que fiz no Mageia 1) :
        aba: Estilo IaOra-KDE
        Aba: cores: Ia Ora Orange
        Aparência da área de trabalho:
        aba "Tema da Área de Trabalho"
        Tema: "Ar para notebook",
        Detalhes:"Ar para notebook"
        Aba Tema de Cursores: redglass

15 - O GIMP 2.8 agora tem duas novidades:
        a) a opção de deixar como antes, com várias janelas ou optar por usar "janela única" (ir na barra de ferramentas, em "Janela" e selecionar "Modo de janela única".
        b) ele por padrão, só salva arquivos no formato XCF. Para salvar em outros formatos de imagem (PNG, JPG etc), tem que "EXPORTAR".

16 - Kwallet - Senhas
      - Como no Mageia 1 Kde, as senhas no Mageia 2 KDE são administradas pelo Kwallet por isso, lembro que se não quiser usar o Kwallet, quando ele solicitar, aceitar, mas ao configurar senha, deixar em branco e dar ok. Isso faz com que ele não peça senha o tempo todo, apesar de tornar o sistema mais fágil.

17 - Para deixar a Mageia 2 mais leve:
        1 - desabilitar o nepomuk (mesmo que fiz no Mageia 1)
        2 - deixar habilitado o Akonadi (mesmo que fiz no Mageia 1)
        3 - desabilidar os efeitos da área de trabalho.

18 - Mostrador de temperatura ambiente de várias cidades
      - widget Yawp não vem pré-instalado no Mageia 2 KDE LiveCD, por isso tive que baixar o Yawp no CCM.



----------------- LISTA DE APLICATIVOS -----------------


1 - Pacotes para Escritório (Office)
    1.1 - Instalar os pacotes uteis para o uso do LibreOffice
      ---> ok - 1 - libreoffice-help-pt_BR - Textos de Ajuda em português.
      ---> ok - 2 - clipart-openclipart (mas não está integrado ao LibreOffice) Obs: após o LibreOffice 4.2.4.2, que está no Mageia 5, há um conjunto de imagens disponíveis na barra de ferramentas em "exibir" e em "barra latera"
      ---> ok - 00 - libreoffice-java-common - necessário para rodar algumas extensões, normalmente já é pré-instalado com o LibreOffice
      Não tem. - libreoffice-openclipart (coletâneas de imagens integradas ao Libreoffice) (já tem Bug 462 solicitando o pacote)

    1.2 - Dicas de fonts
      ---> ok - 3 - fonts-ttf-bitstream-vera

    1.3 - Outros pacotes de escritório - office
      ---> ok - 4 - kompozer (editor de html)
      ---> ok - 5 - scribus (diagramação de texto)
      ---> ok - 6 - Freemind (mapa mental)
      ---> ok - 7 - FreePlane (mapa mental - a partir da Mageia 5)
      ---> ok - 8 - Dia (editor de diagramas)
      ---> ok - 9 - stellarium (planetário profissional)
      ---> ok - 10 - tellico (banco de dados - ver outros banco de dados no linux)
      ---> ok - 00 - Geogebra - software de matemática, geometria, álgebra e cálculo em um único sistema. (ver tópico Dica: GEOGEBRA - software p/ geometria, gráficos, mapas).
      ---> ok - 11 - Quantum Gis - Qgis - QGIS é um Sistema de Informação Geográfica de Código Aberto. software para edição de mapas .

    1.4 - Gerenciador de Notas
      ---> ok - 12 - KNotes - Notas para o KDE
      ---> ok - 13 - Keepnote - KeepNote permite manter notas
      ---> ok - 14 - Basket - Cesta de Notas para o KDE - Basket Note Pads para o KDE
      ---> ok - 15 - Zim - Um wiki desktop e delineador
        ---> ok - 00 - Tomboy - aplicativo de anotações do Google Desktop para Linux e Unix
        ---> ok - 00 - GTG - Getting Things GNOME! é um organizador para o ambiente desktop GNOME
        ---> ok - 00 - Gnote - aplicação anotações


2 - Firefox (plugins)
      ---> ok - 16 - Flash-player-plugin - para (browsers) internet​

3 - Aplicativos Úteis
    3.1 - Diversos
      ---> ok - 17 - kfilebox - dá acesso ao Dropbox (HD virtual, 2 GB gratuitos, sincroniza pastas e arquivos na internet e no computador)
      ---> ok - 18 - Unrar (programas para descomprimir arquivos rar)
      Não tem. google-apps-installer (cria link no menu para instalador do GoogleEarth) (já tem bug 1208 solicitando o pacote)
      ---> ok - 19 - Wine. O que é wine?Ver wine na wikipédiae e no Guia do Hardware.
      ---> ok - 20 - Virtualbox (máquina virtual)
      ---> ok - 21 - Widget: Yawp - Mostrador de temperatura ambiente de várias cidades - widget Yawp não vem pré-instalado no Mageia 2 KDE LiveCD
      ---> ok - 00 - Dokuwiki - software para criar wiki. Usado pelo Wiki Mageia do Brasil.

    3.2 - Sistema e Monitor de hardware
      ---> ok - 23 - Gkrellm (Monitor de temperatura etc, do computador. (ver Wikipédia: gkrellm)
      ---> ok - 24 - gkrellm-plugins (gkrellm-themes)
      ---> ok - 25 - memtest86+ (teste p/ memória do computador no menu GRUB)
      ---> ok - 26 - kdf (instala o KDiskFree, p/ ver uso do HD)
      ---> ok - 27 - filelight (permite ver graficamente o uso de uma pasta, um diretório)
      ---> ok - 28 - HardInfo (informações completas sobre o computador).
      ---> ok - 29 - GSmartControl frontend do Smartmontools - S.M.A.R.T. é um sistema de monitoramento de discos rígidos.
      ---> ok - 30 - Gparted - Utilitário de disco
      ---> ok - 00 - Widget: plasma-applet-systemloadviewer - Monitor de carga do sistema (ver aqui)
      ---> ok - 00 - Widget: plasma-applet-socketsentry - (monitor de trafico de rede (ver aqui)

    3.4 - Programas de Backup, cópia de segurança, sincronização
      ---> ok - 31 - Luckybackup - ver dicas de uso do Luckybackup
      ---> ok - 32 - ktorrent (baixar arquivos torrent da internet)
      ---> ok - 33 - FileZilla - Cliente FTP - download de arquivos da internet

4 - Multimídia - Audio e Vídeo
    4.1 - Multimídias - Vídeos
      ---> ok - 34 - VLC (player de vídeo)
      ---> ok - 35 - Mplayer (player de vídeo) pacote do tainted instala o codec libdvdcss( não tem mais o win32)
      ---> ok - 36 - Recordmydesktop (grava imagens em vídeo, da tela do computador) gtk e qt e cli
      ---> ok - 00 - Avidemux (editor de vídeo) (avidemux-qt e gtk
      ---> ok - 37 - Kdenlive (editor de vídeo)
      ---> ok - 38 - kino (editor de vídeo)
      ---> ok - 39 - Dvdauthor (autoração de vídeo)
      Não tem. Qdvdauthor (front-end do dvdauthor - autoração de vídeo) (já tem bug 1207 solicitando o pacote) Qdvdauthor-templates (modelos)
      ---> ok - 40 - 2Mandvd (autoração de vídeo) - substitui o Qdvdautor, que ainda não tem no repositório oficial.

    4.2 - Vídeo Internet
      ---> ok - - 41 - FreetuxTV - aplicativo p/ assistir TV no Mageia 1. São milhares de canais.
      ---> ok - - 42 - Minitube- aplicativo para assistir e fazer download de vídeo do Youtube
      ---> ok - - 43 - Skype (comunicação imagem, voz e teclado)

    4.3 - Multimídia - Audio
      ---> ok - 44 - Audacity (editor de som/audio)

    4.4 - Multimídia - Imagem
      ---> ok - 45 - Inkscape (edita imagens vetoriais)
      ---> ok - 46 - digikam (baixa e organiza imagens de câmara digital)
      ---> ok - 47 - Gimp (editor de imagem, já vem pré-instalado)
      ---> ok - 48 - Blender (edita imagem e animação em 3D

    4.5 - Multimídia - Gravação de CD/DVD
      ---> ok - 49 - K3b - grava cd e DVD


6 - Segurança
      ---> ok - 50 - chkrootkit (verifica arquivos maliciosos no HD, rootkits, etc) - (verifica com o comando “chktootkit”)
      ---> ok - 51 - clamtk (modo gráfico, front-end que já instala o "clamav", antivirus modo-texto))
      ---> ok - 52 - kgpg (software de criptografia)
      ---> ok - 53 - firestarter (é um firewall opicional, pois a Mageia já instala, por padrão, o firewall “shorewall” que pode ser configurado no Centro de Controle Mageia -CCM- na aba "Segurança" - Obs: após Mageia 3, tem que instalar o pacote rsyslog, pois se não o Firestarter fica dando aviso de erro "Failed to open system log" e "Error reading system log (null), file does not exist". Ver também o bug 16421
      ---> ok - 54 - rkhunter (verifica arquivos maliciosos no HD, rootkits, backdoor, etc) - (verifica com o comando “rkhunter -c” e atualiza “rkhunter –update”)




7 - Pacotes extras, que não estão nos repositórios oficiais
      - Ao final da instalação dos pacotes do repositório oficial, há a possibilidade de instalar outros software úteis, mas que são para outras distro, não foram configurados especificamente para rodar no Mageia, por isso sempre é bom estar atento e consultar no fórum para ter certeza que a sua instalação não irá comprometer estabilidade do sistema da distro Mageia:

      7.1 - GoogleEarth (imagens da terra, mar, céu, marte, lua)
          - não tem pacote específico ainda para a Mageia,mas no site do GoogleEarth há um pacote para o Fedora, que testei e funcionou, até agora sem problema.
          - (já tem bug 1208 solicitando o pacote)

      7.2 - Xmind (edição de mapa mental):
          1 - O Xmind é outro software para mapa mental (ver xmind na wikipedia)
          2 - O Xmind não está no repositório oficial da Mageia 3, mas está no respositório da Comunidade Mageia da Rússia. É software livre, mas com restrições (ver aqui a licença dupla do xmind, o que deve ser um dos motivos não estar no respositório de quase nenhuma distro)
          3 - Se desejar usar, é só baixar o pacote XMIND-PORTABLE (ZIP) do xmind para linux 32 ou 64, mac e win. Basta baixar, descompactar, acessar a pasta descompactada e cliar no arquivo xmind, do diretório XMind_Linux ou XMind_Linux_64bit, dependendo se o seu processador for 32 ou 64bit. Tem que clicar duas vezes no arquivo xmind.
          4 - Para fazer um link na área de trabalho para abrir o Xmind, clicar com o botão direito na área de trabalho, selecionar "Criar Novo", e clicar em "Link para localização (URL)". Em "nome do arquivo", digitar xmind, e em "Indique o link para localização (URL)", clique no ícone para navegar e acessar o arquivo xmind que estiver no diretório XMind_Linux ou XMind_Linux_64bit


      7.4 - java-1.6.0-sun - não está mais no repositório do Mageia 2 em diante
          - ver em notas de lançamento do Mageia 2 - Obsoleted packages).
          - Caso seja necessário o seu uso para o Programa de Imposto de Renda-IRPF, da Receita Federal do Brasil ou de alguns bancos, pode ser instalado o pacote disponível no site oficial.
          - Ver dicas daqui no Fórum Mageia do Brasil (ver aqui e aqui).

      7.5 - Teigha - abre arquivos no formato DWG, DNG e DXF.
          - O software Teigha, da Open Design Aliance é um software para mapas e plantas. Ele abre arquivos no formato DWG, DNG e DXF. Ele abre o DNG mas não edita nem converte esse formato.
          - Ele abre DWG e converte para DXF e vice-versa. (Ver mais sobre DXF aqui e aqui).
          - É importante ter opções para converter o formato DWG para DXF, porque os software LibreCAD só edita no formato DXF e o LibreCad2 é software livre e está disponível no repositório do Mageia 3. O software Teigha tem pacotes para o linux (acho que é software proprietário, mas é freeware, está disponível para baixar).
          - O TEIGHA tem dois pacotes, Teigha-Converter e o Teiga-Veiwer. O primeiro é só para converter os formatos e o segundo é para abrir e editar. O bom é que tem pacote RPM para o OpenSuse que já testei e funciona no Mageia 3 e coloca inclusive link no menu lançador de aplicativos.
          - São pacotes autônomos (standalone), não tem dependência nenhuma. Baixei o Teigha-Converter e o Teiga-Veiwer e instalei no Mageia 3, e criou um ícone no menu lançador de aplicativos, em "Gráficos", em "Mais", e rodou estável. (ver também o tópico: Dica: TEIGHA vê DNG e converte DWG p/ DXF p/ LibreCAD D2.
          - Observação: Abri o bug 10399 solicitando o Teigha®viewer e Teigha-Converter para serem adicionados no repositório oficial do Mageia.


8 - Solicitação de pacotes no Bugzilla-Mageia
      - Vários pacotes ainda não estão nos repositórios oficiais do Mageia.
      - Eu já registrei no bugzilla pedido para adicionar vários novos pacotes, inclusive o Freemind e o Mozplugger, que não tinham também e já foram adicionados ao repositório oficial do Mageia 2 e vários outros já estão sendo adicionados também ao Mageia 3.
      - ver aqui no Fórum: "Bug Reports" e soluções ao Bugzilla Mageia e acesse também o bugzila Mageia
      - Se você tem algum pacote que gostaria que fosse adicionado, abra um tópico aqui no Fórum sobre isso ou abra um registro de bug no bugzilla Mageia, solicitando este novo pacote
      Observação: estou tentando atualizar algumas dessas dicas acima numa página no wiki Mageia oficial: Dicas de configuração para a MAGEIA 2 - Logo que der, vou tentar atualizar as dicas para a Mageia 3 e 4.
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

Re: Mageia - dicas de configuração após instalar a Mageia

Mensagempor hugoleal85 » Qui Abr 25, 2013 10:54 pm

Ótimas dicas, como sempre macxi.

Abraço.
Meu blog
Novato aqui no Fórum? Leia as Regras Gerais do Fórum Mageia do Brasil.

Imagem
Avatar do usuário
hugoleal85
Colaborador Senior Mageia
Colaborador Senior Mageia
 
Mensagens: 287
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 8:59 pm
Localização: Recife - PE - Brasil

Re: Mageia - dicas de configuração após instalar a Mageia

Mensagempor Visitante 55 » Sex Abr 26, 2013 1:32 am

Aprendo mais uma Yawp

T+
Visitante 55
 

Re: Mageia - dicas de configuração após instalar a Mageia

Mensagempor otto » Sáb Abr 27, 2013 9:54 pm

:D
Pessoal,
Parabéns Macxi! Excelentes as dicas!Podemos já estreiar a wiki do Mageia do Brasil com essas dicas.
Abs.
:idea:
Avatar do usuário
otto
Fundador e Administrador Mageia do Brasil
Fundador e Administrador Mageia do Brasil
 
Mensagens: 1034
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 8:38 pm

Re: Mageia - dicas de configuração após instalar a Mageia

Mensagempor mcsfilho » Sex Mai 03, 2013 12:59 am

Primeiramente parabens por essas excelentes dicas, tudo muito bem explicado!

Uma dúvida, sou usuário novo do Mageia, e como ex-usuário Ubuntu, como funciona a predoução de multimídias? Ele já reconhece normal ou precis instalar algo, como acontece com o ubuntu-restricted-extras?
mcsfilho
Recém colaborador mageia
Recém colaborador mageia
 
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Mai 02, 2013 10:05 pm

Re: Mageia 2 - dicas de configuração após instalar a Mageia

Mensagempor Visitante 953 » Sex Mai 03, 2013 12:51 pm

Olá mcsfilho,

Seja muito bem vindo ao Mageia do Brasil!!!

Depois nem responderei sua pergunta ;) sim meu caro, reconhecerá todo seu hardware e penso que fale sobre multimedia, refira-se a vídeos e músicas certo? Pois é, depois de:

Código: Selecionar todos
# urpmi.update -a


e

Código: Selecionar todos
# urpmi --auto-select


Tudo vai funcionar a mil maravilhas na sua Mageia, se porventura faltar algo é só abrir um tópico e os Magos que temos por ai (não eu que sou aprendiz) irão lhe auxiliar com o maior prazer.

Atenciosamente,
Creto

T+
Visitante 953
 

Re: Mageia - dicas de configuração após instalar a Mageia

Mensagempor Alevian » Sáb Mai 25, 2013 8:40 pm

Pessoal,

Posso seguir o que tá lá no comecinho, sobre as mídias e software, ainda na parte do Mageia 1? Ou temos detalhes especiais do Macxi para o Mageia 3?
(Refiro me aos codecs e outros badulaques, que o Tunningdrake costumava instalar...)

É que no Debian e no Ubuntu, por exemplo, o pessoal sempre faz roteirinho de pós-instalação.

Aqui no Mageia, acho que o tópico é este mesmo, não?
Grato!
Alevian
Colaborador Mageia
Colaborador Mageia
 
Mensagens: 18
Registrado em: Sex Mai 17, 2013 12:16 am

Re: Mageia - dicas de configuração após instalar a Mageia

Mensagempor macxi » Ter Set 10, 2013 10:52 am

Pessoal,

Estou tentando atualizar algumas dessas dicas acima numa página no wiki Mageia oficial: Dicas de configuração para a MAGEIA 2 - Logo que der, vou tentar atualizar as dicas para a Mageia 3 e 4.
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

Re: Mageia - dicas de configuração após instalar a Mageia

Mensagempor otto » Sáb Set 14, 2013 4:11 pm

:D
Boa iniciativa Macxi!
:lol:
Avatar do usuário
otto
Fundador e Administrador Mageia do Brasil
Fundador e Administrador Mageia do Brasil
 
Mensagens: 1034
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 8:38 pm

Re: Mageia - dicas de configuração após instalar a Mageia

Mensagempor macxi » Dom Ago 10, 2014 1:23 pm

Pessoal,
Vou tentar atualizar a tabela e as dicas desse tópico para a Mageia 5.

Quem tiver dicas de correção, atualização ou sugestão, posta aqui que eu depois adiciono.

A meta é tentar atualizar o que for possível até o final desse ano ou o início do ano que vem, junto com a tabela de software úteis.

Se for possível, fazer um texto só e colocar nas wiki Mageia do Brasil e no wiki Mageia oficial, onde já fiz um rascunho na página de conversa do meu usuário.
Avatar do usuário
macxi
Suporte Wiki Mageia Brasil
Suporte Wiki Mageia Brasil
 
Mensagens: 1565
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 10:09 pm

Próximo

Voltar para Mageia em Desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron